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Davi Brito

Criação de Jogos

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olá, sou novo em programação para jogos mas andei pesquisando e observei que a melhor escolha para tais aplicações seria o c++. Gostaria de saber, caso exista alguém experiente na área, por onde começar (indicação de livros, videos aulas, e outros), pois a proposta do jogo está pronta. Alguém me ajudaria nesse problema ?

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Eu estudei um pouco de C++ na faculdade, e agora estou pensando em investir tempo nesta linguagem também. Acredito que o livro recomendado para iniciar seria o "C++ Como Programar" (ou C++ How to Program) do Deitel.

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Evitem livros do Deitel, sempre confundem os usuários. Se sabem ler inglês, um bom começo é o C++ Primer 4th Edition (NÃO é o C++ Primer Plus, mas esse também é ótimo).

 

Criar jogos é algo muitíssimo avançado, você precisa dominar completamente a linguagem em que programa. Eu programo em C++ há mais de 3 anos (só) e só estou começando a aprender esse tipo de coisa agora. Se você não tem uma boa base, você empaca no caminho.

 

Mas, mesmo assim, algumas dicas:

 

1. O futuro é a portabilidade, então foque no OpenGL e não no DirectX. Além disso, muitas, MUITAS tecnologias de gaming para celular, web, etc, são todas baseadas no OpenGL, e não DirectX. Um exemplo é o WebGL, é a implementação da especificação do OpenGL, mas para web. São muitíssimo parecidos, sabendo OpenGL você vai ter uma facilidade enorme com WebGL.

2. Comece utilizando bibliotecas como a Ogre e a SDL (ou Allegro, eu prefiro a SDL, é mais leve e completa), elas são muito boas.

3. Quando começar a estudar OpenGL de verdade, foque em livros que descrevem o OpenGL 3/4, o OpenGL 1/2 é de +/- 2000, são ultrapassados e são COMPLETAMENTE diferentes das novas versões (3/4). Apenas lembre-se de que talvez um dia tenha que aprender OpenGL 1/2, pois computadores sem VGA's boas não suportam o 3/4 (apenas Radeon HDxxxx/GeForce 8xxx para cima suportam o OpenGL 3, OpenGL4 é só com HD5xxx/GT*3xx ou 4xx não lembro), então vai ter que utilizar para suportar os outros computadores. Mas lembre-se de aprender OpenGL 3/4 primeiro, porque aí você vai ter uma visão dos usos modernos e vai adaptar o OpenGL 2/1 para o 3/4, o que é muitíssimo melhor que o contrário.

 

Lembre-se que vai passar alguns anos aprendendo o básico, não é algo de meses, mas de 10 ou mais anos para realmente ficar bom na coisa e chegar a jogos no nível Eletronic Arts/Bethesda/Ubisoft/BioWare/Rockstar/outros sozinho. Tem universidades focadas nisso, como a DigiPen dos EUA, que foi criada aliás pela Nintendo por falta de profissionais na área, e tem parcerias com empresas como a EA e a Ubisoft. Você já sai de lá empregado, mas prepare-se para viver fora do Brasil. Esse é um mercado muito bom (aliás, um dos únicos para C++) atualmente, pois não há muitos profissionais na área.

 

 

Abraços :D

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Reforço o que o guidjos disse, seus livros são CHEIOS de erros.

 

E outra coisa, ele está falando sobre C++.

 

 

 

Abraços :D

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