Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cleiton Pereira

Interfaces

Recommended Posts

Olá, estava lendo um artigo sobre java e me deparei com o uso de interfaces, mas ao decorrer de meus estudos por essa estrutura não consegui captar qual sua real funcionalidade.

Gostaria de saber qual a necessidade de se usar uma interface já que todas as minhas classes concretas funcionariam sem elas, isso por que os métodos das interfaces são abstratos, logo, devo repeti-los em uma subclasse da interface.

Eu posso não estar alcançando sua real utilidade pois ainda estou em faze de aprendizado, por isso, peço ajuda de quem já tem uma experiencia a mais em java para poder me ajudar a abrir a mente.

Obrigado.

Obs.: Me desculpem pelo título, o "T" falhou :blush: .

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, estava lendo um artigo sobre java e me deparei com o uso de interfaces, mas ao decorrer de meus estudos por essa estrutura não consegui captar qual sua real funcionalidade.

Gostaria de saber qual a necessidade de se usar uma interface já que todas as minhas classes concretas funcionariam sem elas, isso por que os métodos das interfaces são abstratos, logo, devo repeti-los em uma subclasse da interface.

Eu posso não estar alcançando sua real utilidade pois ainda estou em faze de aprendizado, por isso, peço ajuda de quem já tem uma experiencia a mais em java para poder me ajudar a abrir a mente.

Obrigado.

Obs.: Me desculpem pelo título, o "T" falhou :blush: .

Cleiton,

Você deveria ler um pouco sobre polimorfismo, que seria mais de uma forma de se referenciar ao mesmo objeto. O uso de interfaces á para conseguir polimorfismo e estimula o fraco acoplamento entre classes no sistema.

Baixe essa apostila da Caelum e leia a parte de interfaces. É muito boa essa apostila e vai te ajudar muito se você está começando com Orientção a Objetos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.