Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gregor_infotec

Opa ! Será que estou no lugar certo ?!?

Recommended Posts

Boa tarde, Srs.

Já sou cadastrado aqui no fórum à algum tempo mas infelizmente nem sempre tenho tempo de acompanhar as novidades que surgem por aqui, mas recentemente uma dúvida tem atrapalhado um pouco meu raciocínio e gostaria de compartilhar com os colegas de forum e quem sabe se alguém puder ajudar talvez eu consiga chegar a algum lugar.

O caso é o seguinte, eu tenho 33 anos, moro em são paulo/sp e meu primeiro curso efetivo na área de informatica foi em 1992 com dos 6.0 e win 3.11, e de la pra cá não parei mais, já realizei outros cursos (inclusive em manutenção) e já atuei na área, de 1999 até 2007 mais ou menos com suporte técnico em empresas de diversos segmentos, de comércio, a distribuição, passando por hipermercados e call centers, etc..

Mas depois disso acabei ficando desempregado e como já tinha tentato fazer faculdade (sem sucesso) alguns anos atrás, fiquei meio desanimado e mudei de área, porém, aprendi que uma vez que você é mordido pelo mosquito binário, você nunca mais se cura e de fato, mesmo sem atuar na área, efetivamente nunca deixei completamente de lado o gosto pela coisa.

Bom, agora recentemente eu tive a felicidade de ser contemplado com uma bolsa de estudos para (pela segunda vez), realizar um curso técnico em informatica e que me agradou muito, mas muito mesmo as áreas de desenvolvimento web, e desktop, e com isso (chegando a minha dúvida, finalmente !!!), entendi que uma graduação de nível adequado faz-se necessária, até mesmo pela minha idade que já não sou assim mais tão novo, etc...., mas ai a questão é ?: qual o curso mais adequado pra quem esta concluindo um curso técnico em informatica, mas gostaria de se especializar na área de desenvolvimento ??

Quero dizer, deveria fazer ciencias da computação ou analise de sistemas ? ou devo mudar o meu foco de pensamento e partir (ate mesmo por causa da idade), para certificações logo de testa ?!?! realmente não sei ao certo o que fazer, principalmente pela má qualidade da maioria dos ensinos superiores (particulares) aqui em são paulo e as exigências cadas vez mais ferozes das empresas quanto as contratações.

Bom, pra finalizar eu quero agradeçer desde já aqueles que puderem opinar e (caso eu esteja no lugar errado, peço desculpas ao moderador e por gentileza, me mande pro lugar certo, obrigado ), boa semana a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para te responder isso precisamos ramificar o seu gosto por desenvolvimento, sendo assim: Web, Desktop ou Ambos?

Respondendo Web, sou suspeito pra falar do PHP ( :love: ), mas Ruby e ACHO que Python andam bem na fita também.

Respondendo Desktop não posso te precisar, mas acredito que Delphi ou C++ sejam mais bem cotados.

Respondendo Ambos, só pode ser Java, a qual gosto de dizer que é uma linguagem criadas por ET's, já que estão em tudo quanto é lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente as exigências são cada vez maiores e fica complicado conforme o tempo vai passando.

Já viu a grade curricular dos cursos ?

Veja qual mais se aproxima do seu gosto, e faça.

Faculdade sempre conta no currículo além de aprender muitas coisas que lhe darão uma visão mais ampla do negócio, algo que a certificação por ser extremamente focada, não dá.

Certificação é bom, mas a considere como um diferencial no seu currículo.

As vezes ter a certificação bastará para conseguir o emprego, mas a grande maioria das empresas ainda preferem o profissional que possui a faculdade, se tiver certificação em algo relacionado a atividade da empresa, melhor ainda.

Recomendo pesar bem os prós e contras de cada opção, reparando inclusive nas vagas de emprego que existem na sua região e quais as exigências, com isso já saberá qual o melhor caminho a tomar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Agradeço mais uma vez as opiniões e realmente me agradou muito ambas as possibilidades (web e desktop), mas a nível de desktop o melhor caminho não seriam linguagens do tipo visual basic ? sei que é uma linguegem antiga, mas tenho alguns amigos que começaram a alguns anos luz atrás por esse caminho, isso quando nem exiitia java, e essas linguagens modernas de hoje. Eu me interessei muito por php, e com certeza é uma linguagem que gostaria de aprender, além dela (não sei se seria válido a nível de mercado), gostaria de aprender linguagens como: javascript, asp e java. Como mencionei antes, à alguns anos atrás cheguei a cursar um ano em análise de sistemas e tive algum contato mínimo com java, e foi muito bom, mas o que eu achei engraçado na época é que ao contrario de iniciar por lógica de programação, o professor (que é um monstro em java), conseguiu passar alguns conceitos muito importantes sobre linguagem ensinando apenas com o uso de um robozinho num plano cartesiano chamado Karel, acho que isso nem existe mais, mas na época foi muito bom, pena que eu não consegui dar continuidade no curso, paciência.

Outro aspecto que considero é quanto a faculdade, porque no meu curso técnico a opinião entre os professores é meio que unânime ao afirmar que a faculdade gera uma formação muito generalista, e ai é que é o problema, porque se formos levar em consideração que um curso técnico também te leva a uma formação muito generalista, eu me pergunto, então como atingir um nível adequado e compatível com o mercado de trabalho ao ponto de um curso técnico/ graduação ajudá-o à atingir esse nível de compatibilidade entre o que é oferecido ( e ministrado nos cursos), e o que é exigido por empresas, hoje mesmo eu estava olhando o site ceviu e me chamou a atençao uma vaga para estagiário a programador php junior com inglês e espanhol avançado, complicada essa né !

As vezes a impressão que tenho é que essa é uma balança que nunca irá se equilibrar porque, a maioria das pessoas (como eu), vêm de um ensino fundamental/médio de péssima qualidade, nem sempre um curso técnico/ graduação te oferece a qualificação adequada, o ensino no país como um todo é extremamente deficiente e pra piorar com a crise estrangeira agora, os bons profissionais estão vindo de fora e ocupando os melhores cargos aqui no Brasil e a maioria do povo (com alguma qualificação/experiência), esta a mercê de empregos e empresas de baixo nível se sujeitando a salários cada vez mais baixos, e a situações cada vez mais difíceis na profissão.

Bom por hora é isso, agradeço mais uma vez a cooperação de todos, desculpem o excesso de palavras e bom fim de semana a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.