Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gerciley

pedidos e Itens do pedido

Recommended Posts

Olá amigos, qual seria a maneira mais correta de estruturar as tabelas Pedidos e intensPedidos? sendo que na tabela Pedido encontram-se:

Legenda:

# -> Primary Key

@ -> Foreing Key, com o nome da tabela a que pertence entre parênteses


  1.  
    pedidos
  2. codPedido | # - inteiro
  3. codCliente | @(clientes)
  4. dataPedido | data
  5. valorPedido | inteiro -> monetário
  6. formaPagamentoPedido | @(formasPagamentos)
  7. valorFretePedido | inteiro -> monetário

 


  1.  
    detalhesPedidos
  2. codPedido @ # - inteiro
  3. codProduto @(produtos)
  4. quantidadeDetalhesPedido inteiro

 

Eis minha dúvida, seria correto concatenar o campo CodPedido entre as tabelas pedidos e detalhesPedidos? fazendo desse campo na segunda tabela a chave primária e chave estrangeira ao mesmo tempo ?

Alguma sugestão que melhor atenda esses requisitos? qual seria a mais "correta" modelagem conceitual para essas duas entidades apresentadas ?

 

Uma outra dúvida é como é feito os códigos dos produtos? tipo estou querendo colocar as duas primeiras letras da categoria seguidos de 4 números exemplo:

para uma doceria que vende biscoitos doces bolos etc.... o produto Biscoito de Nata granulado com Coco, que pertence a categoria Biscoitos teria o código - BS0021 - supondo que ele seria o vigésimo primeiro item da tabela, concluindo, teria as duas primeiras consoantes da categoria a qual pertence seguidos do numero de sua ordem de cadastro. e para permanecer com 6 dígitos, acrescentaria zeros antes do número de ordem - BS001 - BS002 etc...

Bom isso é válido? como são gerados esses códigos?,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Note que nos idetalhes pedidos, o codpedido vai se repetir para todos os produtos que existirem no pedido em questão, e acho que chave primária deve ter um valor unico.

 

Sobre o código dos produtos, use o codigo de barras, mais prático, e funcional do que inventar um código para cadastrar um produto que provavelmente já tem código de barra, além disso, pensa em como seria mais prático fazer o pedido dos produtos para repor o estoque: Com um código inventado pelo lojista, ou pelo codigo de barras do produto ?

 

Caso algum produto vendido não tenha codigo de barras, o sistema deverá gerar um dentro dos varios padrões para geração de códigos de barras, e seu banco de dados já estará pronto para receber qualquer tipo de código válido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Vinicius, só outra questão, visto que cada produto tem seu código de barra único, então ele pode ser a chave primaria certo? evitando assim de se criar um campo idProduto como chave e outro CodProduto com o código de barra, seria correto fazer essa substituição? colocando como Primary Kei o código do produto que é igual ao código de barra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possivel sim, mas note que deve permitir ao usuário a possibilidade dele inserir codigos personalizados também, pois alguns produtos terão codigos de barras, mas não fazem distinção quanto a sabor, cor, linha (com personagens de desenho, etc...) e como nesses casos não tem diferenciação por parte do fabricante, o lojista pode querer fazer essa diferenciação e com isso a possiblidade de inserir um código personalizado é muito util.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.