Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cabral Desenvolvedor

Atualização de dados via Excel

Recommended Posts

Boa tarde galera do Fórum,

Tenho iniciado o estudo de um projeto para um cliente que tem uma distribuidora de produtos e distribui para várias lojas do Brasil todo.

A ideia que o cliente tem é de ter um sistema na qual as lojas possam visualizar os dados dos produtos como código, nome, preço de compra, preço sugerido e outras informações pertinentes direto pela web.

Como ele mantêm tudo sobre os produtos e sobre sua distribuidora em planilhas do excel, o mesmo me pediu para se possível ele poder importar a planilha e então o sistema atualizar as alterações dos dados dos produtos e cadastrar produtos ainda não cadastrados, sem a necessidade dele ter que fazer a inserção da planilha e depois no sistema também.

Estive pensando sobre a performance, já que para cada linha do excel (que são muitas) será necessário uma consulta no banco para ver se o produto já está cadastrado ou se houve alterações, além de que, se o produto não foi cadastrado, cadastrá-lo e continuar o processamento de cada linha do excel da mesma forma acima.

Seria este a melhor maneira para o cliente manter os dados atualizados?

Estive pensando no cliente subir o arquivo e então o servidor realizar o cadastro/atualizações de forma paralela e sem a necessidade do navegador do cliente estar aberto após o upload do arquivo, ou seja, em forma de thread ou algo do tipo. Isto também seria possível com PHP?

Atenciosamente, Douglas Cabral.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se transformar a planilha em CSV, é possível processá-la depois com PHP.

Com excel também é possível manipulá-lo depois, o que quero saber é se esta é a melhor forma para este cliente que possui todos os seus dados organizados dessa maneira. Acredito que seja interessante mesmo para o cliente manipular somente o excel e este depois ser processado pelo sistema web mantendo então a comunicação dos dados entre web e excel.

Compartilhar este post

Link para o post

Cabral, realmente para cada produto você terá que analisar se o mesmo já existe. Caso negativo, insere no banco e caso afirmativo realiza o update.

Tenho um sistema em que faço este tipo de processo e você acaba não perdendo muito não (performance).

A diferença no meu caso é que a importação da planilha é por fornecedor, cada fornecedor atualiza seus produtos. Dá uma média de 300 produtos por fornecedor.

Abraços,

xiris.

Compartilhar este post

Link para o post

Cabral, realmente para cada produto você terá que analisar se o mesmo já existe. Caso negativo, insere no banco e caso afirmativo realiza o update.

Tenho um sistema em que faço este tipo de processo e você acaba não perdendo muito não (performance).

A diferença no meu caso é que a importação da planilha é por fornecedor, cada fornecedor atualiza seus produtos. Dá uma média de 300 produtos por fornecedor.

Abraços,

xiris.

Olá xiris, e você usa a própria planilha do excel com php? ou exporta os dados das planilhas para algum outro formato como XML, CSV, etc?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá xiris, e você usa a própria planilha do excel com php? ou exporta os dados das planilhas para algum outro formato como XML, CSV, etc?

Os distribuidores importam a planilha em CSV. Precisa utilizar em xls mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, neste caso, lembro-me de ter visto algo sobre excelreader, uma biblioteca ou algo do gênero que lê o arquivo xls e converte para você em CSV para poder trabalhá-lo.

Já lhe ajuda?

Qualquer coisa pesquisamos algo! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, neste caso, lembro-me de ter visto algo sobre excelreader, uma biblioteca ou algo do gênero que lê o arquivo xls e converte para você em CSV para poder trabalhá-lo.

Já lhe ajuda?

Qualquer coisa pesquisamos algo! :P

Em vários script que dei uma olhada também vi algo d ExcelReader... Acho que esta vai ser a solução mesmo. Eu queria mesmo era fazer o contrário, a pessoa usar o sistema web e depois ele exportar para excel, mas aqui o chef não permitiu.

Compartilhar este post

Link para o post

muito interessante o assunto de php ler excel, estou tentando elaborar uma intranet na qual o engenheiro loga, em uma lista seleciona a id da obra a qual retorna o resultado do fornecimento, to tentando fazer o processo direto PHP > EXCEL, mas fui indicado a lincas a planilha com o sql e ler com php, assim nao da pau enquanto editam a planilha.

Compartilhar este post

Link para o post

muito interessante o assunto de php ler excel, estou tentando elaborar uma intranet na qual o engenheiro loga, em uma lista seleciona a id da obra a qual retorna o resultado do fornecimento, to tentando fazer o processo direto PHP > EXCEL, mas fui indicado a lincas a planilha com o sql e ler com php, assim nao da pau enquanto editam a planilha.

É melhor mesmo, a planilha serviria pra você alimentar sua base de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.