Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Mailho

Iniciando um novo projeto, como lidar sozinho com tantas tarefas

Recommended Posts

Bom, como muitos eu nao sei se este é o local certo, mas vamos la rs.

 

Aqui na empresa eu faço parte de uma equipe de desenvolvedores de 1 homem só! Traduzindo, só tem eu mesmo :thumbsup: .

Apensar disso, trabalho é oque nao falta.

 

Sou desenvolvolvedor Junior, mas nunca tive tanta responsabilidade sozinho.

 

Oque acontece é o seguinte: Estou desenvolvendo um portal, intranet, ele sera um simples redirecionador para as diversas ferramentas que existem na empresa, mas que estao espalhadas por ai. Algumas ja existem e serao refeitas em linguagem mais atual web, outras ainda serão criadas.

 

 

Até agora eu tenho em meu portal:

 

O portal em si / home, fale conosco, novidades, etc;

Link para download de um client /windows form, nao sera refeito ;

Módulo de relatórios (começei) / coisa simples, apenas redireciona para o diretorio do relatorio;

Módulo controle de arquivos / mais complexo, com banco, rotina para execução diaria, envio de relatorio.

 

As linguagens que utilizo sao Asp.net/C#/SQL server 2000 :)

 

Bom, acredito que ja começei errado, pois como desenvolvedor e nao analista, ja fui logo programando; nao fiz qualquer tipo de modelagem ou nalise documentada (até porque, nao tem muita coisa ainda, a unica tabela que criei foi a da tela fale conosco, e uma procedure para inserção).

 

Quanto a isso, alguem tem algum conselho? Qual tipo de analise inicial seria de ajuda no meu caso?

 

A outra dúvida (por enquanto) é a seguinte, o meu gerente, precisa que sejam desenvolvidas estas novas ferramentas, mas agora, avaliando, eu nao sei até que ponto compensa mais, criar um projeto separado para cada módulo, ou cria-las todas como "outra pagina do meu portal" (ou apenas as menores, enfim).

 

Obrigado pela ajuda, preciso realmente de orientação.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a isso, alguem tem algum conselho? Qual tipo de analise inicial seria de ajuda no meu caso?

 

Bom, pelo que vi, não há tempo de você fazer uma mega engenharia de software, então vamos reduzir a engenharia para o mais simples e ágil possível.

 

1º Defina um padrão de arquitetura pro código: MVC está mais do que bom.

2º Desenhe as interfaces, pode ser no papel mesmo. Se seu gerente não é de TI, é isso que você precisará mostrar em primeiro lugar.

3º Modele os BDs e as classes. Se o seu gerente é de TI, você deve mostrar isso pra ele também.

 

Sobre criar outras aplicações separadas ou juntas. Bom depende do que separado ou junto significa. A intranet deve ser a internet da web interna, então inicialmente a intranet é um ecosistema de várias apps separadas. Mas existe uma parte da intranet, normalmente o ERP, que precisa ter tudo muito bem integrado, essa parte tem que ser um app só. Cabe a você e seu gerente definir em que lado entra as coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu to neste barco amigo, eu faço analise de sistemas, mas tb sou programador, antes de qq coisa eu vejo o q eu posso usar ou nao tipo...as ferramentas prontas terao integracao para o q eu precisarei desenvolver? se sim, otimo, senao, eu desenvolvo, ex...eu desenvolvo em flex antes eu usava o amfphp pra fazer integracao com o banco, e o sql eu fazia na mao, agora eu uso o zend amf, pq o zend me fornece um pacote pra db, ou seja, eu nao faco o sql mais na mao...kero dizer, eu fiz uma analise das ferramentas q posso usar, q pode me facilitar,

 

sobre as modelagens, eu faco assim:

1- documento de visao: como esta o problema atualmente, analise e vejo como vou fazer, como vou resolver

2- documento das regras de negocio: q regras as funcionalidades irao seguir, por exemplo, o codigo do briefing eh formado por : codigo_do_cliente+trabalho_deste_cliente_no_ano+ano_corrente

3- faco os casos de uso: que funcionalidades minha aplicacao tera, seguindo as regras de negocio

4- diagrama de classe tb seguindo as regras de negocio

5- DER seguindo o dia grama de classe

6- valido com o cliente, se foi o chefe que pediu, ele eh seu cliente, claro q você tera q explicar os diagramas, e um questionario, caso você tenha duvida sobre as regras

7- tudo certinho mando bala...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, não pensei que alguém ia responder mais rs!

Obrigado visitante_php e Eudes.

 

Então, como eu estou desenvolvendo em plataforma .net, quando eu disse aplicações separadas ou juntas, quis dizer se faria todas como parte do mesmo projeto (solution), ou cada aplicação com o seu prório.

 

Acabou que eu fiz cada aplicação separadamente. E agora enfrento um dilema para compartilhar a sessão entre elas.

No momento estou passando os parametros por querystring mesmo. Oque é uma solução bem simplória.

 

Desenvolvi todas as aplicações em web.forms (n-camadas). Ainda não tenho muita experiencia com ASP.net MVC, então preferi não arriscar devido aos prazos.

 

Eu não tive muito tempo pra realizar uma análise detalhada (saudades do SCRUM rs); ficou mesmo no esboço. Fiz o modelo de dados e o diagrama de classes, que serviu mais pra mim do que para os codernadores; e uma visão das páginas do sistema, este, e a documentação da lógica de negócios foram mais utilizados por todos.

 

Alguém sabe me indicar algumas ferramentas legais (de preferência gratuitas) para modelagem? Além do nosso bem conhecido Visio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

André,

 

O primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema é o pensamento "Mas como raios eu vou fazer isso funcionar", uma vez que você tem a resposta a essa pergunta você precisa analisar uma simples coisa: Se ele vai se dar bem ou aceitar os outros módulos que podem ser inseridos no programa, você tem que pensar que, por trabalhar em uma empresa, os dados vão estar sempre mudando, então seu sistema tem que possuir um fácil sistema para essas mudanças sejam feitas, ou seja, você precisa criar uma intranet simples e fácil de modificar quando for preciso.

 

Quanto as ferramentas, acredito que tudo deva estar incluido dentro da intranet, porém você deve tomar cuidado e analisar fatores como performance, acessibilidade e manutenção, ele deve ser rápido e fácil, tendo o último quesito para você mesmo poder fazer a manutenção, mas também pense que poderão entrar outros para desenvolver junto com você, então a ferramenta de manutenção não pode ser exclusivamente sua, mas sim de um grupo inteiro.

 

Eu sugiro a criação de um painel de controle, onde você possa adicionar coisas e retirá-las como preferir, você pode criar menus dinâmicos utilizando laços de repetição e um bd para cada item deste, assim você poderia inserir e remover entradas do menu com um simples clique ou comando, depois a criação de uma página para manutenção que só seria acessada com uma senha que apenas o pessoal da manutenção do site poderia saber.

 

O principal no desenvolvimento de um sistema é evitar os problemas antes que eles apareçam, ou seja, você deve fazer ele o mais simples possível de se modificar, pois se algo precisar ser feito você pode fazer sem problemas.

 

Existem ferramentas "grátis" de desenvolvimento de wireframes online como o Mockflow e o Iplotz que são excelentes para o processo de análise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.