Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jonatha Ferreira

Desenvolvendo um sistema web

Recommended Posts

Ola galera do iMasters.

Sempre desenvolvi sistemas web pequenos com cadastro de usuários, noticias, galeras entre outros sistemas bem simples mesmo, o problema e que agora vou desenvolver um sistema de médio porte, mais eu não sei quais são os passos/etapas que devo seguir corretamente para chegar ao objetivo final(o sistema).

Tenho em mente que as etapas que devo seguir para alcáçar o objetivo são essas.

1. Análisar os requisitos do sistema
  2. Modelar o banco de dados (DER)
  3. Diagrama de classes (UML)
  4. Codificar/programar
  5. Testar

Minhas duvidas são: se devo modelar o banco de dados ante dos diagrama de classes ou vice versa, em que etapa devo criar as regras de negocio, qual etapa devo criar os algorítimos.

Se alguém poder me ajudar com as minhas duvidas, também eu gostaria de saber quais são os passos que vocês utilizam para desenvolver um sistema em seu local de trabalho.

Grato a todos :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, aqui em nossa empresa, eu não faço parte disso, sou só um programador, mas no sistemas que estamos lançando no mercado hoje, meu superior fez antes de tudo o modelo ER, trabalhou um bom tempo nele, quando enfim terminou, partiu para os d+ passos.

Em relação as classes, a gente usa o framework symfony(eu recomendo usar) que gera todas as classes necessárias para uma aplicação de grande porte a partir do seu banco de dados, e gera tudo usando o MVC, inclusive classes para forms e validações, muito bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu vou falar como prefiro fazer, eu sou o cara chato da turma que nunca gostei do jeito de todos..

Enfim o primeiro passo é o Layout e depois do layout você vai saber o que canta página contém e parte para estrutura do banco de dados e depois começa e por último o seu PHP.

teve um tempo que na medida que eu fazia o PHP eu ia montando o banco de dados bom no final das contas tive que fazer um monte de mudanças a toa caso eu tivesse a ideia.

e um adendo é tomar muito cuidado com o servidor, tinha bastante experiência em PHP, HTML E CSS que por causa do servidor cheguei a perde dinheiro, como isso? você pode se perguntar.

compramos um servidor para pequeno porte com a ideia conforme vamos crescendo vamos mudando.. o grande problema é que cresce do nada e o servidor não aguentou e toda vez que mudava de serve eram mais de 24 hrs com o site fora do ar para reparos, aconteciam erros tem a propagação.

então acho que antes de TUDO seria pesquisar sobre o servidor, sobre certificados eles são de grande ajuda com o público mais pode te trazer grandes problemas caso não saiba como utilizar desse recurso.

espero ter ajudado, caso contrário desculpe qualquer coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Sim ahuahuahuhuahuahuahuahuahu eu sou desses

mais acho mais simples você ter a ideia pronta já do layout para passar para a programação..

quando comecei desenvolver desse jeito me poupou tempo mais cada um é cada um..

é só uma dica..

boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que devemos desenvolver o layout antes da programação, e também escrever todas informações do projeto antes de fazer o layout, mais eu fico com o pé atras no processo de desenvolvimento na partes da modelagem e diagramas de classe. O nosso amigo @Luiz Paulo Franz Disse algo que eu utilizei para desenvolver um sistema, meu superior fazer um DER e me passou para programar o sistema com base nela.

Mais ai que entra minhas duvidas, sera que eu terei que diagramar as class (UML) ou não sera necessário porque com a DER já da para programar o sistema e sera que eu preciso fazer os algorítimos também e a as regras de negócios já eram pra vim juntos com a DER eu terei que faze-las antes de programa?

Compartilhar este post

Link para o post

Para um projeto o primeiro passo é o trabalho do analista, depois a questão de layout e programação é indiferente já que podem ser feitos por duas pessoas diferentes simultaneamente, então não tem muito sentido falar que isto ou aquilo deve ser feito primeiro.

Eu sou um futuro analista, portanto o modo de desenvolver do Vinicius Rangel é muito estranho para mim, mas vale observar que se ele é um designer deve ficar mais fácil ‘visualizar’ o projeto. Eu costumo terceirizar o desenvolvimento do layout, então não tem influencia sobre os projetos que desenvolvo.

Eu acho extremamente útil desenvolver o algoritmo antes de partir para programação, mas no mundo php esta pratica parece ser ignorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho extremamente útil desenvolver o algoritmo antes de partir para programação, mas no mundo php esta pratica parece ser ignorada.

Não mensure algo a qual você desconhece, uma coisa e você ver artigos ou em posts pelos fóruns de pessoas que vem para pedir auxílio sobre a linguagem, outra coisa é o dia a dia em milhares de empresas de TI, espalhadas pelo mundo, que utilizam a linguagem PHP, estas resolvem os problemas internamente sem jamais recorrer a fóruns.

Pois existe profissionais competentes em cada área.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu citei ‘mundo php’ e não ‘programador php’. Qual a porcentagem de profissionais dentro do ‘mundo php’ (todos que utilizam a linguagem)? Muito pouco, não acha?

Não mensure algo a qual você desconhece

você deveria pensar nesta frase antes de escrever, afinal... você me conhece?

A verdade é que em qualquer linguagem de programação o estudante aprende primeiro a lógica e a desenvolver o algoritmo para depois aprender a linguagem, por este motivo escrevi “no mundo php esta pratica parece ser ignorada.”

estas resolvem os problemas internamente sem jamais recorrer a fóruns.

Se isto foi uma indireta para mim meu caro... Para mim PHP é apenas passa tempo (por enquanto) apesar de já ter me rendido uma boa grana

e é obvio que existe bons profissionais que trabalham com PHP

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz tudo que você estudou eu já estudei e mais um pouco, e hoje faço engenharia e adm, sou dono de uma empresa que emprega dezenas de profissionais, você se expressou mal na colocação.

Mas relaxe!!!

Nem sempre o mundo é o que parece!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu criei este tópico com intuito de saber qual e o processo de desenvolvimento de sistema web, então eu gostaria de pedir a vocês (@Estud@nte e @Célio A.) que discutisse a suas diferenças por mensagem ou do jeito que vocês acharem melhor, porque ninguém aqui esta interessado em saber quem sabe mais ou e melhor, agradeço a ajuda de você mais dispenso discursório que não e relacionado ao tópico e também gostaria de pedir algum moderador que retirasse esses post que não esta relacionado ao tópico como este meu agora. e que o tópico continue...

Compartilhar este post

Link para o post

UP!!!

Minha opinião sobre o topico esta no post #7, tentei retirar a parte do post que poderia ter ofendito ao Sr. Estud@nte, mas a opção Editar não aparece. Solicito aos moderadores que apaguem meus post que forem irrelevantes para o topico

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.