Cyberoma 5 Denunciar post Postado Abril 30, 2012 Boa tarde amigos, estou com um problema.. Eu insiro um usuario no banco de dados (campos: id, nome, email, matricula,...), nesse banco tem um campo chamado matricula. xD Ai eu gostaria de na matricula inserir digamos a data de criação do usuario concatenado com um numero que iria ser somado + 1; Esse numero eu peguei a qtd de linhas da tabela. Vou explicar melhor: $ano = date('Y'); $ultimo = mysql_query("SELECT * FROM usuarios ORDER BY id DESC"); $linhas = mysql_num_rows($ultimo); $linhas++; "INSERT ... (matricula) VALUES ... ($ano.$linhas)"; POREM, se eu excluir um usuario, vai dar pau, o campo vai ser duplicado e ai já sabe neh.. Acho que essa não é a melhor maneira de fazer isso, alguem pode me ajudar?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Uerlen Santos 15 Denunciar post Postado Abril 30, 2012 Boa tarde amigos, estou com um problema.. Eu insiro um usuario no banco de dados (campos: id, nome, email, matricula,...), nesse banco tem um campo chamado matricula. xD Ai eu gostaria de na matricula inserir digamos a data de criação do usuario concatenado com um numero que iria ser somado + 1; Esse numero eu peguei a qtd de linhas da tabela. Vou explicar melhor: $ano = date('Y'); $ultimo = mysql_query("SELECT * FROM usuarios ORDER BY id DESC"); $linhas = mysql_num_rows($ultimo); $linhas++; "INSERT ... (matricula) VALUES ... ($ano.$linhas)"; POREM, se eu excluir um usuario, vai dar pau, o campo vai ser duplicado e ai já sabe neh.. Acho que essa não é a melhor maneira de fazer isso, alguem pode me ajudar?? Em vez de pegar o numero de linhas, pega o MAX id, e acrescenta 1 nele... se este for numerico né!!! Espero ter ajudado. Att Uerlen Santos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cyberoma 5 Denunciar post Postado Abril 30, 2012 Em vez de pegar o numero de linhas, pega o MAX id, e acrescenta 1 nele... se este for numerico né!!! Espero ter ajudado. Att Uerlen Santos Pow amigão, obrigado pela resposta, o campo id é numerico.. Usei: $max = mysql_query("SELECT MAX(id) FROM usuarios"); $max = mysql_query("SELECT MAX(id) AS maximo FROM usuarios"); Resolvido, fiz assim: $ano = date('Y'); $max = mysql_query("SELECT MAX(id) +1 FROM usuarios") or die (mysql_error());; $teste = mysql_fetch_array($max); $nova_matricula = $ano . $teste[0]; $sql = mysql_query ("INSERT usuarios (matricula) VALUES ($nova_matricula) "); Ficou perfeito e sem risco de duplicidade. Obrigado Uerlen o/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites