Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

[Resolvido] Recuperando Oracle VM Manager 2.2.1 sem backup

Recommended Posts

Recentemente, eu tive um problema com meu ambiente ORACLE VM 2.2. Tenho um ambiente instalado com dois servidores: um com Oracle VM Manager e outro com o ESX Oracle VM Server.

O que aconteceu foi que uma queda de energia afetou meu servidor com o Oracle VM Manager instalado. Na verdade, eu perdi o SO instalado (Linux) devido a uma corrupção de disco. Enfim, perdi o servidor.

A pergunta que me fiz foi: e agora? Como vou iniciar minhas máquinas virtuais? Mas não é só isso: como vou excluir ou criar novas máquinas virtuais? Sem o Oracle VM Manager fica complicado realizar essas tarefas.

O objetivo deste artigo é mostrar como restaurar o Oracle VM Manager sem nenhum backup e apenas com uma nova instalação.

P.S: Todo o procedimento foi realizado no Oracle VM Manager e VM Server 2.2.1 instalado no Oracle Enterprise Linux 5.

1. Fazer o download do Oracle VM Manager 2.2.1, caso ainda não o tenha em seu computador. O link para download é: https://edelivery.oracle.com/oraclevm

46750.png

2. Descompactar o arquivo de instalação no Oracle Linux:

46751.png

3. Executar o instalador (como root): sh runInstaller.sh:

46752.png

46753.png

46754.png

46755.png

46756.png

4. Acessar o link de acesso ao Oracle VM Manager. No meu caso: https://192.168.1.9:4443/OVS/faces/infrastructure/OVS_Login.jspx

46757.png5. Observe que não existem máquinas virtuais criadas no Oracle VM Manager, apesar de as mesmas existirem no Oracle VM Server.

46758.png6. Clicar em "create virtual machine". Como não existe nenhum Server Pool registrado, será necessário criar um.

46759.png

7. Preencher os dados para o novo Server Pool:

46760.png

8. Realizar um teste de conexão:

46761.png

9. Ao tentar criar o novo Server Pool, observe que uma mensagem de erro aparecerá. Isso acontece porque já existe um Server Pool criado (relacionado ao Oracle VM Manager, que foi perdido anteriormente). Clicar em Cancel.

46762.png

10. Conectar-se ao Oracle VM Server e observar o conteúdo do diretório "/OVS". Observe que é apenas um link simbólico para o diretório "/var/ovs/mount/<código_server_pool>". Neste momento, verifique se o filesystem "/var/ovs/mount/<código_server_pool>" está montado. Caso esteja, desmonte com o comando (com usuário root) "umount -f /var/ovs/mount/<código_server_pool>".

46763.png

11. Após garantir que o filesystem foi desmontado, executar os passos abaixo. O script repos.py irá apenas permitir que este Server Pool seja reutilizado pelo Oracle VM Manager. Ao final, observe que o filesystem NÃO será montado, isso ocorrerá posteriormente e quem irá gerenciar é o Oracle VM Manager. Lembre-se de utilizar o código correto de seu Server Pool.

46764.png

12. Voltando ao Oracle VM Manager, clicar em Server Pools.

46765.png

13. Clicar em "Create Pool".

46766.png

14. Preencher todos os dados do Server Pool - Oracle VM Server. Realizar um teste de conexão.

46767.png

15. Adicionar o novo Server Pool (Clicar em ADD). Observe que neste cenário o meu servidor foi configurado com as três principais opções: Server Pool Master, Utility Server e Virtual Machine Server.

46768.png

16. Abaixo as informações do Administrador do Pool. Clicar em Next.

46769.png

17. Confirmar.

46770.png

18. Observe o status do Server Pool (ele deve ficar como "Active"). Caso não esteja, execute o procedimento novamente a partir do passo 10.

46771.png

19. Observe na aba Virtual Machines que o Pool foi criado e está pronto para receber novas virtual machines, ou ainda importar as máquinas existentes anteriormente.

46772.png

20. Clicar em Resources -> Virtual Machines Images -> Import.

46773.png

21. Selecionar do Server Pool para que as máquinas virtuais sejam encontradas no Oracle VM Server.

46774.png

22. Selecionar os dados da virtual machine desejada.

46775.png

46776.png

46777.png

23. Confirmar importação.

46778.png

24. Observe que a virtual machine foi registrada com sucesso. Basta aprová-la agora para uso.

46779.png

25. Clicar em Approve.

46780.png

26. Verificar se virtual machine está disponível para uso.

46781.png

27. Caso ache interessante, ainda é possível mudar nome, quantidade de memória disponível etc. da Virtual Machine, basta clicar em "Configure".

46782.png

28. Iniciar a virtual machine.

46783.png

29. Pronto! Virtual machine disponível para uso.

46784.png

30. Acessar a virtual machine e realizar testes. Em caso de problemas, retomar do passo 10.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado e que o artigo tenha ajudado vocês.

http://imasters.com.br/artigo/24333/oracle/recuperando-oracle-vm-manager-221-sem-backup

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.