Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Augusto

20 e 7 dicas pa escrever bom

Recommended Posts

20 e 7 dicas pa escrever bom

1. você. deve evitar abrev., etc.
  2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos opidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
  3. Anule aliterações altamente abusivas.
  4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.
  5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.
  6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
  7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
  8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?
  9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merd@.
  10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
  11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
  12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
  13. Frases incompletas podem causar
  14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
  15. Seja mais ou menos específico.
  16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
  17. A voz passiva deve ser evitada.
  18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
  19. Quem precisa de perguntas retóricas?
  20. Conforme recomenda a A.G.O.P., nunca use siglas desconhecidas.
  21. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.
  22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
  23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
  24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!
  25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
  26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
  27. Seja incisivo e coerente, ou não.

Quem sabe o povo do fórum aprende a escrever direito... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

Copiar UMA idéia, é plágio.

Copiar VÁRIAS idéias, é monografia.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eu conheço assim:

Roubar de uma pessoa é CRIME. Roubar de várias é PESQUISA

Compartilhar este post

Link para o post

23. Chifres num galináceo pode servir pra palitar os dentes, na falta do fio dental (que meu periodonto não leia isso). Corno é o galo, a galinha geralmente era ingênua e foi enganada.

Vá explicar para um leigo alguns recursos de uma linguagem de programação sem uso de analogias:

variável e valor >> caixa de sapatos X sapato (claríssimo).

Listener (ouvinte de evento) >> provedor de internet enviando um sinal X computador/receptor (pior foi uma que pegaram a tia da copa X aviso da hora do lanche - o Fruki nosso de todo dia, bisnaguinhas Seven Boys e outras iguarias de luxo - curso 'expensive').

arquivos internos e arquivos externos >> joga todo o elenco da novela + cenários dentro da TV da sala e tenta levantar, precisa dizer mais?

re-load (recarregar) >> é um erro no código, se está em exibição não deve carregar novamente ao clicar = pisca. Qualquer leigo entende.

Sem neura! Há locais onde é aceitável o uso de gírias, abreviaturas, analogias e tal, desde que compreensível entre os afins. Ninguém vive sem elas.

Pra levar tão a sério a 'tara linguística', só na sessão de Entretenimento. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra ...

[joke]

[/joke]

Rindo muito ...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tanto Motta!

Quanto aos chifres como palito, foi gozação. Consultei meu periodonto hoje à tarde, custa os tubos da cara, de graça nem a água que eu bebo (impossível não lembrar).

Os exemplos restantes são todos verdadeiros, DVD com vídeo-aulas, curso presencial e tentativa - bem sucedida - de explicar as maravilhas do AS3 pros parentes. Eu me esforço.

:grin: (se fiz você sorrir já ganhei o meu dia hoje)

Compartilhar este post

Link para o post

"parentes" é um problema pois eles acham que "você trabalha com computador" é obrigado a saber consertá-los, conhecer todos os softwares de mercado e solucionar qualquer problema por telefone ...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem vamos falar de caciques estrelados querendo emplacar 'lengas' em índios que convivem com situações bem comuns, rsrssssss.

Nenhum 'português impecável' dá conta.

Depois dessa, encarar a parentada leiga é só alegria.

Compartilhar este post

Link para o post

o pior de tudo que nos livros de literatura e historia são 100% assim os textos ._.

fora os erros de concordância e ortografia, claro

da um tédio ler essas coisas <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.