dementtor 0 Denunciar post Postado Maio 15, 2012 Esse tópico é para quem tem "probleminhas" com muitas sintaxes diferentes e esta iniciando no mundo da programação. Como eu sou umas dessas pessoas (fazendo faculdade de Ciência da Comp) tenho que conviver com várias sintaxes diferentes: Pascal, C, C++, JAVA e agora tentando aprender PHP. Enfim, achei uma boa tentar gravar pelo menos alguns programas fáceis para lembrar das sintaxes de JAVA. Obrigado por lerem esse post. Aguardo contribuições para melhora-lo. Forte Abraço a todos!!! //Programa Simples de Entrada e Saída de Dados. //Autor: Moisés Tedeschi package sintaxe.doc.geral; // Pacote para guardar todas as classes tudo que tiver dentro do mesmo pode ser usado por outras classes. import java.util.Scanner; //Biblioteca para ler os dados do teclado. public class Principal //Classe de programa principal. { public static void main(String[] args) //Uma caracteristica da classe principal. { String nome; double nota1, nota2, media; //Declaração de variaveis. Scanner entradaDados = new Scanner(System.in); //Comando que ativa a leitura dos dados do teclado. System.out.print("Entre com o Nome do Aluno: "); nome = entradaDados.nextLine(); System.out.print("Informe a 1º nota: "); nota1 = entradaDados.nextDouble(); System.out.print("Informe a 2º nota: "); nota2 = entradaDados.nextDouble(); media = (nota1+nota2)/2; if (media >=6) { System.out.println("Aluno: "+nome+" ,foi Aprovado!!!"); System.out.printf("Média Final: %.2f",media); } else { System.out.println("O Aluno: "+nome+" ,foi Reprovado!!!"); System.out.printf("Média Final: %.2f",media); } } } Esse tópico é para quem tem "probleminhas" com muitas sintaxes diferentes e esta iniciando no mundo da programação. Como eu sou umas dessas pessoas (fazendo faculdade de Ciência da Comp) tenho que conviver com várias sintaxes diferentes: Pascal, C, C++, JAVA e agora tentando aprender PHP. Enfim, achei uma boa tentar gravar pelo menos alguns programas fáceis para lembrar das sintaxes de JAVA. Obrigado por lerem esse post. Aguardo contribuições para melhora-lo. Forte Abraço a todos!!! //Programa Simples de Entrada e Saída de Dados. //Autor: Moisés Tedeschi package sintaxe.doc.geral; // Pacote para guardar todas as classes tudo que tiver dentro do mesmo pode ser usado por outras classes. import java.util.Scanner; //Biblioteca para ler os dados do teclado. public class Principal //Classe de programa principal. { public static void main(String[] args) //Uma caracteristica da classe principal. { String nome; double nota1, nota2, media; //Declaração de variaveis. Scanner entradaDados = new Scanner(System.in); //Comando que ativa a leitura dos dados do teclado. System.out.print("Entre com o Nome do Aluno: "); nome = entradaDados.nextLine(); System.out.print("Informe a 1º nota: "); nota1 = entradaDados.nextDouble(); System.out.print("Informe a 2º nota: "); nota2 = entradaDados.nextDouble(); media = (nota1+nota2)/2; if (media >=6) { System.out.println("Aluno: "+nome+" ,foi Aprovado!!!"); System.out.printf("Média Final: %.2f",media); } else { System.out.println("O Aluno: "+nome+" ,foi Reprovado!!!"); System.out.printf("Média Final: %.2f",media); } } } Um detalhe bacana é o: System.out.println("Nome do aluno: "+ variável que você indicou, no meu caso ela se chama: nomeAluno); 1º System.out.print("Nome do aluno: "+ variável que você indicou, no meu caso ela se chama: nomeAluno); - Faz exibir na tela do usuário, sem que o usuário escreva na linha de baixo. Exemplo de Visualização: Nome do aluno: Moisés Tedesci (A informação é escrita na mesma linha). 2º System.out.println("Nome do aluno: "+ variável que você indicou, no meu caso ela se chama: nomeAluno); - Faz exibir na tela do usuário e o mesmo escreve na linha de baixo seus dados. Exemplo de Visualização: Nome do aluno: Moisés Tedeschi (A informação e escrita na linha de baixo). OBS: O sinal de (+) é usado para concatenar os valores. Em outras palavras juntar valores do tipo: Texto de exibição e o resultado das variáveis. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
dementtor 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2012 Boa tarde. Um observação importante é o Print. Já falei sobre o pint e o printLN, agora vou dar uma pincelada no printF. O printF tem seu uso recomendado quando o resultado de uma variável é do tipo numérico (Inteiro ou Real - Int/Double). No caso de um resultado do tipo Média do aluno, Salario liquido e afins. OBS: você tbm pode usar normalmente o Print ou PrintLN, mas a diferença e que o printF serve para deixar o resultado (valor) com sua característica inicial (Valor Numérico). Se você usar o Print/PrintLN você acaba transformando o Valor numérico em um texto. Com isso, se houver necessidade de usar o valor dnovo isso não será possível. Resumindo: Print/PrintLN serve para exibir variáveis do tipo: Literal - Texto - String; PrintF serve para exibir variáveis do tipo: Numérico - Inteiros/Real - int/double. Exemplo: System.out.printf("Média Final: %.2f",media); OBS: %.2f - E uma herança da linguagem C, sem ele o resultado da variável "media", acaba não sendo exibido; .2 - Número de casas decimais depois da virgula/ponto; f - Para quem estudou a linguagem C sabe que o (f) faz referencia ao tipo da variável que é do tipo (Double/Float). Existem rumores que talvez esse formato de exibição com o (%.2f) seja eliminado nas próximas versões da linguagem Java. Abraços!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites