Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo de Andrade

[Resolvido] Cálculos - Endereçamento IP

Recommended Posts

Boa noite, pessoal.

Gostaria da ajuda de quem entende do assunto. Estou estudando endereçamento IP e tenho algumas dúvidas sobre se estou apredendo corretamente. Por exemplo nessa questão:

1)	Quantos hosts são permitidos por sub-rede, se a máscara de sub-rede usada for 255.255.255.192? Explique.

São permitidos 62 hosts. Calculemos a quantidade de bits no último octeto da máscara de sub-rede: 192 (dec) = 11000000 (bin). Onde os quatro primeiros bits são utilizados pela rede e os quatro últimos, pelo host. (2^n) -2 = (2^6)-2 = (64)-2 = 62.

Estou correto quanto ao meu entendimento sobre cálculo de host? Poderia também, por favor, me indicar um material sobre IP UNICAST? Não encontro algo que me sirva para aprender.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá caro amigo,

Na sua resposta a única coisa incorreta é o número de bits do último octeto que identifica a rede e o número de bits que identifica o host. Os 2 primeiros bits do último octeto são utilizados para identificar a rede e os 6 restantes são utilizados para identificar os hosts. Sendo assim você vai ter 2^6 hosts e subtrai desses 2 hosts que seriam o primeiro e o último endereços 0 e 255 os quais são utilizados respectivamente como endereço da rede e endereço de broadcast.

Espero ter ajudado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.