Hikoy 0 Denunciar post Postado Junho 8, 2012 Bom dia a todos, Seguinte, eu estou começando a aprender a programar em Java, e me recomendaram o Netbeans para programar. Ele vem com uma facilidade, para criar os JFrame, JPanel e diversos. Entretando, me disseram que não é bom eu criar minhas aplicações usando esse artifício do NetBeans. O ideal seria eu criar tudo na unha. O que vocês me dizem? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
santik 1 Denunciar post Postado Junho 8, 2012 Quando eu estava aprendendo Java me disseram a mesma coisa, que é melhor fazer tudo na unha, assim você aprende muito mais. Realmente esta afirmação é válida, se você fizer uma tela no Eclipse (por exemplo), e começar tudo do zero, sem ajuda da IDE e etc... Vai aprender muito sobre a API Java Swing. Vai aprender o que cada método faz, vai aprender detalhes da API que muitos programadores não sabem pelo fato de utilizar o clique e arrasta de componentes do NetBeans, acredito que do ponto de vista DIDÁTICO e de ESTUDO é muito válido você fazer tudo na unha. Entretanto, no mercado de trabalho, no desenvolvimento de sistemas comerciais, isso é loucura e ninguém quer um programador que constrói tudo na unha, as empresas procuram otimizar o tempo de desenvolvimento para entregar o sistema em menor tempo e faturar mais. Lógico que há necessidades de se construir, por exemplo, uma tela na unha, pois pode ser uma tela muito específica para o sistema em questão e o NetBeans talvez ao invés de ajudar, pode atrapalhar, ou não atende a necessidade e etc... neste caso, a equipe de desenvolvimento decide por fazer a tela na unha, mas são raras exceções, a regra geral é utilizar todo potencial da IDE, e entregar o software no menor tempo possível, uma vez que temos o cliente impaciente esperando um sistema para gerenciar seu negócio. Então, minha dica é a seguinte: Aprenda a fazer na unha, saiba como é desenvolver na unha, assim você entenderá melhor os códigos que o NetBeans gera no momento em que você clica e arrasta os componentes, mas nunca, em hipótese alguma, descarte o potencial da IDE de reduzir seu tempo de desenvolvimento. Se fosse melhor desenvolver tudo na unha, não haveria razão para o NetBeans existir, Visual Studio da plataforma .NET existir e etc. A tendência do futuro em diante é o drag-and-drop, traduzindo, clique-e-arraste. Tempo é dinheiro e as empresas não estão preocupadas em fazer tudo na unha, certinho, bonitinho e lindinho..... tão preocupado em receber a grana logo e entregar o sistema para o cliente. Abs Rodrigo Santik Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raphael Melo_136691 3 Denunciar post Postado Junho 9, 2012 Não programo em java mas o cara falou simplismente tudo!Hoje em dia as empresas querem menor custo e maior lucro,como o rodrigo disse saiba fazer do jeito certo e do jeito rapido Sem mais Raphael Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Brucy Bertholi 0 Denunciar post Postado Junho 20, 2012 Tava pensando em abrir um tópico só pra isso, mas acabei encontrando esse com minha mesma dúvida. Também to estudando agora a parte de interfaces, através de trabalhos que a professora passou.Ensinou a fazer muita coisa na mão, sei criar botões, paineis, TextField e etc... tudo no código, mas quando fui pesquisar na internet, uma forma prática de fazer uma GUI bacana, chegava na parte da interface e todo mundo ia pro drag and drop do NetBeans. Ainda to meio por fora de como funcionam as coisas dentro do mercado de trabalho para um programador JAVA.Existe muita lógica ao usar esse recurso de interface, mas ainda tinha duvidas sobre isso ser bem visto/requisitado/usado ou não. =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites