Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NathaN_XLR

Delphi

Recommended Posts

Olá Pessoal !

 

Vou começar a trabalhar com Pascal, tenho um conhecimento básico de vb.

Onde vou trabalhar, vão me ensinar a como mecher no Delphi, onde vou mostrar muita dedicação para aprender !

 

estava estudando e fazendo pequenos programas em Pascal..pelo que eu percebi, é quase a mesma coisa do vb !

 

Pelo que tenho visto, falam que esta é uma linguagem morta, que ninguem usa mais...

Essa linguagem é de fácil aprendizagem? posso ter um domínio razuavel em pouco tempo?

 

Obrigado !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nathan, Pascal é uma linguagem muito fácil de aprender, tanto é que hoje em dia é mais utilizada para cursos de lógica de programação para quem está começando na área, no entanto, até mesmo para isso ela está perdendo seu espaço, pois hoje é mais fácil você encontrar um curso diretamente em Java, C#, PHP, entre outras linguagens. Ela é fácil porque sua sintaxe é bastante parecida com pseudocódigo (palavras-chave como: begin, end, if, else, etc.).

 

A evolução dessa linguagem denominada Pascal é o Object Pascal, mais por algumas razões, a linguagem vem sendo chamada como Delphi Language, mas Object Pascal também é válido. Embora a IDE para essa linguagem seja chamada Delphi (da Embarcadero), a linguagem também tem o nome de Delphi, ou mais especificamente, Delphi Language.

 

Infelizmente, a linguagem está muito pouco procurada no mercado. Além disso, são poucas pessoas que tem forte domínio na linguagem, inclusive POO. Muitos, mas muitos mesmo não sabem que o Object Pascal tem suporte a classes, polimorfismo, abstração, etc. Eu sei bastante coisa da linguagem, mas tem muita coisa ainda que não sei, e também não tenho muito interesse em procurar saber, porque prefiro o desenvolvimento para web e não gosto muito de programar nessa linguagem, já que é difícil você encontrar pela internet pessoas que usam essa linguagem e sabem da existência da POO, pois a maioria usam essa linguagem de programação orientada a objetos de forma procedural. A maioria que usa essa linguagem, usa como iniciante, e nunca procuram se atualizar tanto na linguagem, quanto nos novos conceitos que vem sendo aplicados na maioria das linguagens. É por esse motivo, que atualmente apenas programo na linguagem, mas estudo outras e futuramente pretendo usar essas outras.

 

Enfim, ela é fácil de aprender, mas caso você tenha oportunidade de aprender outra, como Java; C#; PHP; e algumas outras como Python; Ruby; C++; etc; sugiro que procure essas, já que são as mais procuradas no mercado (isso se você quiser trabalhar programando). É claro que existem muitas empresas que usam o Object Pascal e outras linguagens, mas ultimamente percebi muitas empresas que utilizavam o Object Pascal, começaram a migrar para o Java ou C#, inclusive na que trabalho, numa época pensou em migrar para o C#, e passei um tempo estudando essa linguagem, mas com a nova IDE criada pela Embarcadero, resolveram voltar para o Object Pascal (triste, pois como disse, não gosto de programar nela).

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Intao cara...

 

Na empresa onde estou trabalhando, meu supervisor esta me ensinando o Pascal.

La eles fazem as aplicações em Delphi. Mas a tendencia eh a Web.

 

Futuramente eles vão migrar tudo para internet.

Eu faço sites simples, algumas vezes arrisco um banco de dados e programação em PHP kkkkkk

Sao coisas bem simples mesmo, mas que apresente bem a empresa do cliente...la também vou fazer sites, com o pouco q eu sei vou ajudar...

 

mais eh isso ai cara, brigado pelo esclarecimento e pelas sujestoes !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.