Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Danilo C R Azevedo

Manipulando Arquivos de Texto

Recommended Posts

Estou com uma dificuldade numa tarefa que me foi dada. Sou novo em delphi e lazarus e preciso criar uma aplicação que resolva os seguinte problema:

Faço o registro de dados em quatro estações. Estas estações me retornam arquivos de texto separados por virgula.

Recebo estes arquivos compostos por 5 colunas: "coluna1,colunab,colunac,colunad, data"... extensão *.dat.

minha tarefa é criar um arquivo com extensao *.rgo que junta essas quatro estações, num arquivo de 15 colunas.

ou seja, vou precisar mudar a ordem das colunas do primeiro arquivo, nao utilizar algumas colunas, mudar o separador para tab e mudar a extensao do arquivo...

alguem tem uma sugestao?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fácil,

Carregue o conteúdo dos arquivos em uma variável, depois quebre essa variavel em linhas e cada linha em colunas. Depois crie um clientdataset em memória e preencha-o com os dados da variável anterior, depois você organiza o clientdataset alfabeticamente com o seguinte comando:

ClientDataSet.IndexFieldNames:='Campo1;Campo2';

e por ultimo é só percorrer linha a linha e descarregar elas em um arquivo de saida, nesse caso um arquivo texto com a extensão *.rgo

Ps.: sei que não é a melhor solução mas creio que resolva sua situação de emergência

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.