AMDark 0 Denunciar post Postado Julho 29, 2012 ola pessoal, tenho um campo de pesquisa em meu site, limitei o minimo de caracteres para 3 entao se digitar apenas 1 ou 2 caracteres ele nao pesquisa, mais se deixar em branco e mandar pesquisar ele retorna todos os resultados, me falaram que tem que ter um cod. para verificação se esta em branco ou nao, so que nao sei fazer isto algem poderia ajudar? COD. DO FORM DA PESQUISA <form id="pesquisa" action="enviarpesquisa.php?funcao=gravar" method="post" target="conteudo_centro"> <div class="ajustetopotexto"><span id="sprytextfield1"> <input type="text" name="pesquisar" id="pesquisar" style="width:202px; height:32px; margin-bottom:10px; minlenght="3"" /><span class="textfieldMinCharsMsg">Você deve digitar pelo menos 3 digitos para a pesquisa.</span></span></div> <div class="ajustetopolabel"> <label> <select name="pcidades" id="pcidades" style="width:100px; height:20px; margin-bottom:10px;"> <option value="agendajuina">Juína</option> <option value="agendaaripuana">Aripuanã</option> <option value="agendabrasnorte">Brasnorte</option> <option value="agendacastanheira">Castanheira</option> <option value="agendacolniza">Colniza</option> <option value="agendacotriguacu">Cotriguaçu</option> <option value="agendajuruena">Juruena</option> </select> </label> </div> <div class="ajustetoporadio"> <label> <input type="radio" name="pqual" id="nome" value="nome" checked="checked" /> Nome</label> <label> <input type="radio" name="pqual" id="telefone" value="telefone" /> Telefone</label> </div> <div class="ajustetopook"> <input type="image" src="imagens/busca-botao.gif" name="bpesquisa" width="32" height="20" /> </div> </form> abraços e agradeço a todos pela força pessoal ningem sabe para poder me ajudar, nao posso ficar com essa pesquisa assim e nao encontrei nada em forum algum que resolvese meu problema, fico no agardo abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Julho 29, 2012 o problema é no PHP Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayron Ceccon 5 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 Faz uma função em php que retorne o tamanho da string com srtlen() e uma que verefica se é null(is_null()). Se a string for maior que 3 e não for null entra nas condições para fazer a pesquisa! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 não é necessário basta colocar if(empty($_POST['pesquisa'])){ echo 'Pesquisa vazia, por favor preencha o campo'; } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayron Ceccon 5 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 não é necessário basta colocar if(empty($_POST['pesquisa'])){ echo 'Pesquisa vazia, por favor preencha o campo'; } Mais se o campo não estiver vazio com 1 ou 2 caracteres ele não entrara e terá que fazer outra condição para o tamanho! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 Mais se o campo não estiver vazio com 1 ou 2 caracteres ele não entrara e terá que fazer outra condição para o tamanho! desculpa eu não te entendi, mais é bem simples se for vazio não pesquisa nada caso contrário ele vai pesquisar e ele pode achar ou não achar resultado, o número de carácter ele já validou no próprio html. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayron Ceccon 5 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 desculpa eu não te entendi, mais é bem simples se for vazio não pesquisa nada caso contrário ele vai pesquisar e ele pode achar ou não achar resultado, o número de carácter ele já validou no próprio html. Agora vendo melhor o html vi a validação do tamanho de caracteres, essa validação era para o tamanho no php! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 pode ser usado como algo a mais ai sua sugestão estaria perfeita, apenas passei para evitar campos vazios. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AMDark 0 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 ola, obrigado pela atençao pessoal, eu tinha achado um cod. semelhante a este, so nao sei aonde devo coloca-lo...poderia dar um pokinho mais de detalhe nesta parte? abraços e obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Periscuelo 20 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 AMDark, o ideal ao desenvolver alguma coisa é "saber o que está fazendo" e pela sua pergunta está parecendo que você não entendeu direito o que lhe pediram para fazer. Está apenas "repassando uma solicitação" no fórum. A idéia aqui é que você aprenda a programar e não que entreguemos o código pronto a você. Então eu recomendo que você entenda melhor o que quer fazer, estude lógica de programação e faça testes. Para saber se vai funcionar a contento ou não é só testando. Você pode começar tentando entender quando o PHP é executado. Onde ele deve interagir, para depois começar a desenvolver. Do contrário se te pedirem mais uma vírgula você não vai saber fazer porque não entendeu nada do que fez para resolver. Só pegou o código pronto. Isso é ruim não é mesmo? De uma pesquisada no google :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AMDark 0 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 bem sou iniciante no php, o meu site foi todo feito por mim, mais tem muitas coisas que nao sei fazer, pesquisando no google encontrei esse forum que ja utilizo a um bom tempo para sanar algumas duvidas, entendi o que o cod. faz if(empty($_POST['pesquisa'])){ echo 'Pesquisa vazia, por favor preencha o campo'; } //se o conteudo do POST for vaziu sera exibido a frase pré-determinada. bem o que acontece é que coloquei o codigo mudando o 'pesquisa' para 'pesquisar' que é a id do textfield, coloquei o cod. abaixo do textfiel, no final do form, na mesma div fora do form, e na pagina que exibe os resultados da pesquisa, bem na index em todos os text ele exibe o conteudo do echo acima do textfield, so que se mandar pesquiar em branco pesquisa do mesmo jeito, quando coloquei na pagina que exibe os resultados ele exibe o conteudo do echo na primeira linha e logo a segir o resultado da pesquisa em branco, ou seja nao funcionou para bloquear o conteudo so apenas para exibir que o campo ficou em branco. como disse sou iniciante gostaria de uma força, se puderem comendar o cod. agradeço pois assim eu vou aprendendo, abraços e obrigado pela atenção Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Periscuelo 20 Denunciar post Postado Julho 30, 2012 É justamente por ser iniciante que recomendei que você estude mais, (principalmente lógica de programação) pois o código que evita a pesquisa por campos em branco tem de estar no arquivo onde a pesquisa é efetuada. Lógica de programação é isso. É saber que: Se você construir uma porta para fechar uma casa, há um lugar sem porta por onde as pessoas passam. E é lógico que a porta tem de ser instalada ali. Acredite, quando comecei com programação eu também achava que ia aprender se as pessoas fossem me mostrando soluções. Hoje eu vejo que só aprendo se raciocinar sobre o problema. Pois um "grande problema" jamais será esquecido. Uma "simples solução apresentada" dificilmente será lembrada. E no seu caso é simples. Eu voto para que você se esforce um pouco mais e faça seus próprios testes para começar a entender melhor como a coisa funciona. Mas se alguém quiser postar a solução pronta também não tem problema. Mas eu já passei por esta fase. Eu já aprendi. Se eu fosse você eu tentaria um pouco mais :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AMDark 0 Denunciar post Postado Julho 31, 2012 sim eu sei que preciso estudar mais, mais isso leva tempo, e nesse tempo meu site fica la com toda a lista livre pra qem qiser dar um enter em branco e copiar todo o trabalho que levei 6 meses com a ajuda de minha esposa para formar, sendo que você levaria bem menos tempo me esplicando aonde como eu poderia resolver o problema do que digitando todo o texto que voce digitou, sei que sua intençao é ajudar me ensinando qual o caminho correto a se tomar mais no momento n disponho desse luxo, parei de trabalhar as 18 horas e estava ate agora procurando algo e sei que nao vai ser rapido que vou resolver isso por conta propria, continua meu pedido de ajuda, abraços e agradeço a boa intensao de todos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
AMDark 0 Denunciar post Postado Julho 31, 2012 consegi, mais de outro meio que estava bem abaixo do meu nariz, o spy validate textfield presente no DW, bem resolvou meu problema, agora vou poder voltar a estudar, abraços a todos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Jacinto 74 Denunciar post Postado Julho 31, 2012 No campo, da pra por, tipo: <input type="text" required="required"> e com PHP: if(strlen($_GET['pesquisa'])==null){ echo "Campo vazio, por favor, preencha-o"; } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites