Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

KhaosDoctor

Iniciante em Desenvolvimento de games.

Recommended Posts

Olá,

Eu gostaria de saber quais são os Frameworks mais legais para se usar, linguagens de programação e tudo mais para o desenvolvimento de games para PC, no estilo MMORPG porem com graficos mais detalhados puxados para um jogo profissional. Eu desejo aprender sobre essas tecnologias porem eu não sei nem por onde começar... Alguns ja me falaram para usar o Unreal Engine, outros o CryEngine e até o Unity, porem eu sinceramente não sei absolutamente nada de desenvolvimento de games tanto para pc quanto para qualquer outra plataforma.

Então eu tenho tres duvidas:

Partindo do principio que minha meta é desenvolver um jogo neste estilo: Taikodom

1. Qual é o tipo de linguagem que eu preciso usar para desenvolver esses jogos?
  2. Como funciona a mecanica de jogos deste tipo
  3. Qual o ambiente de desenvolvimento necessário
  4. Existe algum IDE?
  5. Qual é o framework?
  6. E por onde eu devo começar?

Se pudessem responder essas perguntas para mim, eu ficaria muito grato... Já tenho um projeto de jogo em mente mais estou adiando, pois não sei nada sobre o assunto e tambem não sei onde encontrar material de referencia..

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é o tipo de linguagem que eu preciso usar para desenvolver esses jogos?

Depende da plataforma para a qual você vai desenvolver, para games que rodam direto do navegador você pode usar ActionScript (Flash), Javascript (HTML5 Canvas e/ou WebGL), ou até C# usando a engine Unity.

Para jogos nativos, em sistemas IOS pode-se usar C++ ou Objective-C, para Android geralmente é Java, já se quiser desenvolver jogos nativos para computadores e consoles, a linguagem mais adotada é C++.

Como funciona a mecanica de jogos deste tipo

Esse é um tópico complexo, ainda mais para jogos online, que inserem outro grau de complexidade, pois muda bastante coisa, como por exemplo detecção de colisões server-side, sistema anti-cheats, controle de latência, etc. Como eu também estou iniciando desenvolvimento de games agora, prefiro nem abordar tal assunto, para evitar falar besteira. :lol:

Qual o ambiente de desenvolvimento necessário. Existe algum IDE?

Se você tiver escolhido uma engine completa, como Unity3D ou CryEngine, ela deve vim com um programa de desenvolvimento próprio, e geralmente você precisará apenas dele, precisará de uma IDE apenas se for necessário fazer algum scripting.

Porém se deseja criar tudo do zero, uma IDE que suporte a linguagem que você escolheu já é suficiente.

Qual é o framework?

Inicialmente nenhuma, recomendo que estude os conceitos básicos e crie os seus primeiros jogos sem uma.

E por onde eu devo começar?

Lendo, lendo bastante, e criando.

Um bom conhecimento de Vetores e em conceitos gerais de física facilita bastante ao aprender sobre desenvolvimento de jogos.

Inicialmente não tente criar nada complexo, e esqueça MMORPGs no momento, são os tipos de jogos mais complexos para se produzir. Foque apenas em jogos simples, para aprender os conceitos fundamentais. Joguinhos como Tetris, Breakout, Snake, e outros da época do Atari são ótimos para isso.

Depois passe para jogos de plataforma e jogos baseados em tile. De acordo como for avançando, passe para jogos mais complexos, como jogos com projeção isométrica, 3D, etc.

Material de estudos você pode encontrar em sites como:

Game Development - Stack Exchange

Game Dev Forums

Gamasutra

Alguns links interessantes:

Lista de blogs sobre gamedev

Lista de Livros sobre a arquitetura de jogos

Lista de livros gratuitos sobre desenvovilmento de jogos

Bons estudos. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos primeiro ao nome: MMORPG

Massively Multiplayer Online Role-Playing Game

Envolve três níveis de complexidade bastante altos, primeiramente por ser Multiplayer, segundo por ser RPG, que no caso tem que desenvolver histórias, distribuir classes e skills, side-quests, loots, dentre outros e o principal e mais complexo: Massively.

Jogos onlines normais, envolvem em média, no máximo, 64 pessoas no mesmo mapa, e muitos usam conexão P2P, agora MMO geralmente é na faixa de 100 pessoas jogando em um mesmo local, fora os bots que podem ter na área controlados pelo servidor, servidor esse que tem que dá conta dessas outras 100 pessoas efetuando ações à cada segundo. Imagine a infra-estrutura para tal.

Leitura relacionada:

What things should an indie game developer never do?

So you want to make your own MMORPG..

Why is it so hard to develop a MMO?

Este link possui uma resposta interessante, veja como exemplo o World of Warcraft:

• World of Warcraft has:
    • 5,500,000 – Lines of code
    • 1,500,000 – Art assets
    • 33,681 – Production tasks
    • 70,167 – Spells
    • 37,537 – NPCs (non-player characters)
    • 27 – Hours of music
    • 2600 – Quests in the original World of Warcraft
    • 2700+ - Additional quests in WoW: The Burning Crusade
    • 2350+ - Additional quests in WoW: Wrath of the Lich King
    • 7650+ - Quests total (how many have you finished?)
    • 4,449,680,399 – Achievements earned by players since their implementation (this figure is already a few days old, and therefore outdated)

[*]Patches:

• 4.7– Petabytes (4700 terabytes) of data delivered to players through patches
    • 126 – Different versions issued of every patch, including those streamed to players and issued as self-extracting executables
    • Half – Of every patch’s size is audio

[*]Servers:

• 13,250 – Server blades running WoW servers, with a total of:
      • 75,000 – CPU cores, and
      • 112.5 – Terabytes of RAM

[*]Support:

• 179,184 – Bugs tracked by Blizzard (most of which have been fixed, according to the presenters)
    • 2,056 – Game masters
    • 340 – Employees in the billing department
    • 2,584 – Total customer service employees

[*]International:

• 10 – Languages into which WoW is translated

[*]Blizzard Online:

• 12,000,000+ – Battle.net accounts
    • 900,000+ - Files on WorldofWarcraft.com

Cost of game development and maintenance of an MMORPG

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a minha ideia seria começar com um jogo single player, e depois estender este jogo a um MMO.

à algum tempo participei de um projeto de mmorpg, o tempo de desenvolvimento foi de 3 anos, no final vimos que não é possivel criar um game bom apenas com uma equipe pequena (10 pessoas) em pouco tempo.

Uma sugestão. Crie games simples. Quando melhorar no assunto, começe a criar games 2d online, por ultimo se interesse em mmorpg, porque além de ter que existir muita infra-estrutura, gasta tempo, dinheiro e paciência.

Alguns às vezes tem sorte, como Titanic lost in the darkness, em que dei uma ajudinha com as texturas para um amigo.

Mas quem sabe tu consiga cara, nao desista!

Compartilhar este post

Link para o post

É eu pensei em começar pelo XMA, mas eu nunca encontrei nenhum tipo de guia nem de tutorial de iniciantes, o que tem do XMA é apenas tutoriais específicos e/ou avançados, nada que abrange um tema geral

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.