ahsc 1 Denunciar post Postado Agosto 3, 2012 Olá, Estou engatinhando no ZF e, pra começar, eu peguei um projeto meio grande e decidi aprender usando o ZF nesse projeto. Então, as dúvidas vão surgindo. Eu estou usando o Zend_DbTable para criar relacionamentos entre tabelas. Tenho três tabelas que serão utilizadas para retornar dados. Uma tabela users, uma tabela grupos e outra participagrupos. O relacionamento é assim: um usuário pode ter vários grupos (1-N) e uma pessoa participa de vários grupos (1-N), ou seja, users->grupos->participagrupos Os campos são: users (id, nome, sobrenome, status) grupos (id, users(pk users), nome_grupo) participagrupos (id, grupo (pk grupos), participante (id de usuário participante) ) Obter os grupos dos usuários eu consigo, mas os participantes dos grupos do usuário, esse é o problema. Gostaria de saber como eu posso fazer isso. Alguém poderia me dar uma luz? Outra coisa: O Zend é bem desacoplado e você pode utilizar várias formas de pegar dados. A questão é: a) O Zend_DbTable é uma forma legal de trabalhar? B) É seguro utilizar Zend_DbTable já que temos problemas de injection? c) O Zend_DbTable é rápido? Obrigado, Alexandre Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mayron Ceccon 5 Denunciar post Postado Agosto 15, 2012 Obter os grupos dos usuários eu consigo, mas os participantes dos grupos do usuário, esse é o problema. Gostaria de saber como eu posso fazer isso. Alguém poderia me dar uma luz? Usa ReferenceMap no seu Model tipo assim: protected $_referenceMap = array( 'participagrupos' => array( 'columns' => 'id_grupo', 'refTableClass' => 'participagrupos', 'refColumns' => 'pk grupos' )); Isso deve te dar uma ajuda! Ou da uma olhada aqui http://framework.zend.com/manual/en/zend.db.table.relationships.html/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites