Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Job Lopes

Subrotinas e funções

Recommended Posts

Ola pessoal, estou iniciando em visual basic e tenho dúvidas na compreensão de sub rotinas e funções.

eu sei que o código abaixo é bem simples, mas queria ajuda p/ compreendê-lo:

<Function GetTime() As String

Return CStr(Now)

End Function>

POIS BEM,no site onde peguei esse exemplo tras a seguinte explicação: essa função usa o procedimento interno Now p/ receber a hora atual e, em seguida, usa a função CStr p/ converter o valor retornado por now em um String legível. Finalmente, esse valor String é retornado como resultado da função.

Aqui está meu problema inicial. Eu já sei que As subrotinas não retornam valor e as funções sim, mas não consigo entender o conceito em si. primeiro não compreendo a lógica da expressão retornar – retornar para quem? para o procedimento chamador ou para próprio procedimento em si com valores atualizados? Gostaria que os amigos me ajudassem me dando um exemplo prático ou um exercício bem simples p/ eu começar a entender esses conceitos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito simples, vejamos seu exemplo.

Suponhamos que temos uma Label em um formulário, ao abrir o evento Load do formulário, que executa comandos ao carregá-lo, eu quero que ele preencha essa label com a data atual, então faço assim dentro do procedimento:

private sub Form1_Load (Byval sender as object, e as LoadEventArgs) Handles form1.Load

Label1.text = GetTime()

end sub

Quando ele cair na sua função ali ele vai executá-la:

Function GetTime() As String
Return CStr(Now)
End Function

Ou seja, a unica coisa que ele vai fazer é retornar a string da data atual, mas o que significa essa expressão retornar?

Retornar significa que você está mandando um comando para alguma função e ela está dando de volta para você o resultado, neste caso em particular temos um exemplo bem simples, é como se o formulário perguntasse a função: "Qual é a data de hoje" e ela respondesse "CStr(Now)" entendeu?

Uma função retorna um resultado, ou seja, ela faz toda a conta e retorna o valor final para o procedimento ou o controle que a chamou.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.