Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luisfel

Bloquear CTRL+C no sql*plus

Recommended Posts

Amigos, boa noite!

Tenho um arquivo .BAT que roda o comando para abrir o sql*plus e se conectar ao banco. Depois disso um script é chamado e alguns parametros de update devem ser inseridos.

Ai que esta o problema, se a pessoa que for inserir esses parametros apertar o CTRL+C a execução é interrompida e vai para o prompt do sql*plus com a conexão ativa.. A partir dai o usuário com um mínimo de conhecimento pode fazer o que quiser na base.. Tenderam??

Bem, vcs sabem de algum comando que bloqueie o CTRL+C ou o prompt ou alguma outra idéia ???

Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

luisfel, para fazer alguma coisa no SqlPlus a pessoa precisa de uma senha de acesso ao BD, e só fará o que os roles/grants desta senha permitirem.

Somente pessoas com altorização deveriam rodar SqlPlus (ele nem deve estar na instação do Client de usuários comuns).

Que paramêtros seriam estes ?

Não haveria outra forma de passá-los ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então Motta, processo funciona assim, usamos um software que executará um arquivo .bat no servidor... Esse arquivo .bat possui os dados de login e senha do banco, assim como o comando que abre o sqlplus... Dentro do sqlplus existe um script, um update por exemplo, que receberá parâmetros através de variavéis, exemplo: where empresa = &emp

Ae quando a tela de sqlplus é aberta para o usuário digitar esse parametro, se ele usar o CTRL + C, vai para o prompt do sqlplus com o banco conectado..

Os usuários que vão rodar esses comandos, não tem autorização de enxergar as pastas onde ficarão os arquivos bat´s, mas os dados no sqlplus serão digitados por eles.. O processo precisa ser feito assim, mas essa brecha do CTRL+C é que está causando transtornos..

Tem alguma sugestão??

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem faz esta instalação ?

É um usuário que privilégio de owner das tabelas no mínimo.

A pessoa que instala o software ou roda este script é um usuário especial, não vejo problema.

A senha vai como no bat ? Aberta, não ?basto o cara abrir o bat como edição.

Já pensou em fazer um programa de instalação num programa com o Delphi por exemplo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Motta, exatamente! A senha vai aberta no BAT, porém me disseram que o diretório onde eles ficarão armazenados, será fechado para leitura...

Entendo que controlar a execução atráves de outro programa, seria mais adequado e seguro, porém o processo foi todo desenhado em cima desse software que executa os bats e o mesmo faz abrir o sql*plus... Pra você ter noção, tem mais de 400 scripts que devem ser rodados dessa maneira...

Tudo corria bem até o momento que o cliente resolveu questionar sobre o CTRL+C... Agora preciso achar uma solução envolvendo esse cenário...

Sabe aqueles caso que você entra no meio do projeto e tudo já estava previamente decidido!!?? Então, foi assim... Se pensar em algo por favor me avise...

Agradeço pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma lida nisto, nas linhas finais dá a entender que o ctrl+c pode ser desabilitado, mas não diz como.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Motta, eu vi o link que você passou.. Deixei uma mensagem no tópico pedindo pra me explicarem como desabilito isso, agora só espero que respondam!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.