Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior Ehlke

Usar variáveis em um Edit

Recommended Posts

Bom dia pessoal, estou precisando de uma ajuda.

tenho as seguintes variáveis:

estmin, pzrepos, pzentrega, diasseg:Currency;

no decorrer do codigo eu tenho que criar uma formula para um cálculo um exemplo é a seguinte:

estmin:=qntvdmedia*(pzrepos+pzentrega+diasseg)

até ai tudo bem, se eu colocar fixo no codigo o valor que retorna está correto, mas eu quero que o usuario do sistema monte a formula como quiser.. estou tentando colocar a formula qntvdmedia*(pzrepos+pzentrega+diasseg) em um edit.text e declarar estmin:=Form2.Edit14.text maaas não está dando certo.

OBS: as variaveis pzrepos, pzentrega, diasseg recebem um valor qualquer durante o codigo.

Onde estou errando?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tu vai ter que procurar sobre interpretaçãoes de equações matemáticas.

Quando você coloca essa equação no teu código, ela é compilada junto com o programa, pois o próprio compilador entente ela. Mas você não tem como "compilar" a equação do TEdit em tempo real (pelo menos não sem muito trabalho... hehe).

Bom, sei que não ajudei muito, mas ali, na primeira linha da minha resposta, acho que consegui te dar um norte.

É bem possível que tu ache algum componente para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Raficcha vai dar trabalho o que pode fazer é deixar umas 3 fórmulas prontas e 3 boto~es por exemplo para a pessoa escolher qual fórmula ela quer ~~

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas, se são formulas padrões, então não tem por que ir muito longe com a interpretação das equações. Basta fazer como o Weltonmarley falou.

Mas se quiser estudar mais sobre, vai ser mais fácil tu ir atrás de como "interpretar" ou "resolver" "equações".

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que componentes edit são por patrão texto, eles são burros e não sabem o que fazer com expressões matemáticas... se escrever nele " 4+5" esperando que dê 9 no seu outro edit não vai rolar, pois para o outro edit ele continua sendo a string 4+5. O que você pode pensar em bolar é montar uma função que pegue essa string e separe os valores armazenando-os numa fila por exemplo, tentando identificar as fórmulas digitadas, e depois tentar fazer as operações. Se fosse só operações básicas (somas e multiplicações simples, sem regras de parênteses ou funções especiais), não seria algo tão complicado de montar, mas como operações matemáticas podem envolver N combinações de conjuntos e regras, seu programa terá que ser muito bem pensado para saber que tipos de fórmulas serão montadas (vai que o cara quer calcular o cosseno de um valor X logarítmo de outro dividido pela hipotenusa de sei lá que outro valor), e ai criar uma estruturação muito complexa pra controlar isso... e pode ser um baita trabalho para nada rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, está complicado e ainda não consegui, pare resolver temporariamente meu problema eu fiz 4 ou 5 formulas fixas, o usuario escolhe entre uma delas, para falar a verdade até resolveu meu problema, não ficou tão completo como eu queria. Vou estudar mais um pouco, caso ache uma solução posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.