Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giuseppe G.M.

Problema com Caracteres - JSP Netbeans

Recommended Posts

Olá pessoal, eu comecei a estudar JSP e Servlet no meu curso, e como eu comecei agora, sou bem novato nisso, por isso peço desculpa por qualquer mancada que disser ou qualquer falta de atenção.

Eu consegui configurar o Tomcat com o Netbeans para poder criar as páginas nele, e deu certo! Criei um novo Projeto de Aplicação Web e todas as páginas JSP que fiz até agora funcionaram! Mas chegou aqui e deu um pequeno problema... O código da apostila é mais ou menos assim:

<html>
   <head>
       <title>JSP - Diretiva "include"</title>
   </head>
   <body>
       <h1>Página de Teste!</h1>
       <%@include file="copyright.txt" %>
   </body>
</html>

E no arquivo copyright.txt tenho isso:

<br>
<p>
   <strong>Blog do Blogueiro - Direitos Autorais</strong><br>
   Esta página foi desenvolvida por Fulano de Tal.<br>
   Fica proibida a reprodução total ou parcial dos textos publicados.
</P>

Olha como a página sai:

capturarrv.png

Uploaded with ImageShack.us

Se vocês perceberem o meu grifo, quando um texto aparece na página, o acento funciona corretamente, agora quando eu uso essa diretiva "include" num arquivo txt ele fica dando esse problema no acento.

Alguém tem alguma ideia do porque isso? Se é culpa do NetBeans e se há algo que eu possa fazer para resolver o problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu acho que consegui a solução, mas sinceramente não estou entendo nada! Eu abri o arquivo copyright.txt com o Bloco de notas e redigitei o texto, agora ele aparece certo! Porque na verdade, esse arquivo txt eu criei pelo NetBeans, mandei criar um novo arquivo vazio no projeto e dei o nome para ele de copyright.txt e digitei esse texto da apostila pelo editor do NetBeans mesmo.

Agora eu fui fazer outro teste, criei outro arquivo pelo NetBeans do mesmo modo que criei o anterior com acento, e deu o problema novamente! Mas se crio o arquivo pelo Bloco de Notas e não pelo NetBeans parece que funciona! Alguém aí sabe como criar arquivos txt no NetBeans sem ficar dando esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode tentar duas coisas:

1º colocar a tag <META http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> entre as tags head da sua página.

2º colocar a tag <%@ page language="java" contentType="text/html; charset=UTF-8" pageEncoding="UTF-8" %> entre as tag head da sua página.

Você também pode tentar colocar as duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode tentar duas coisas:

1º colocar a tag <META http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> entre as tags head da sua página.

2º colocar a tag <%@ page language="java" contentType="text/html; charset=UTF-8" pageEncoding="UTF-8" %> entre as tag head da sua página.

Você também pode tentar colocar as duas coisas.

Obrigado pela ajuda, mas infelizmente ainda não funcionou. Ele continua aparecendo um monte de caracteres confusos quando tento colocar algum acento. O mais engraçado é que isso só acontece quando eu crio o arquivo txt pelo NetBeans e escrevo pelo editor dele. Mas seu eu criar o arquivo pelo Bloco de Notas, por exemplo, e botar no projeto dele, aí o acento aparece certinho, deve ser por eu estar usando a opção de criar "Arquivo vazio", acho que vou me contentar em usar o Bloco de Notas para isso quando for necessário, e salvo o arquivo txt diretamente na pasta do projeto.

Atualização:

Olá pessoal! Parece que consegui achar a solução! Foi até bem mais simples do que esperava, mas antes de achar a solução eu achei outro problema... eu fui fazer outro exercício da apostila que ensina o comando request.getParameter para pegar o nome numa caixa de texto de um formulário comum em HTML. E por minha infelicidade, quando eu digitava um nome com acento na caixa de texto, ele pegava do mesmo jeito que acontecia no include que postei antes, os caracteres com acento ficavam todos confusos! A solução foi mudar tudo para ISO-8859-1, mudei isso nas propriedades do Projeto (estava UTF-8), e deu certo! Deixei as tags do jeito que o Vergil sugeriu, só que com ISO-8859-1 em vez de UTF-8.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do arquivo criado pelo NetBeans é que o NetBeans provavelmente está configurado para escrever arquivos com encoding diferente do que você exibe na página. Creio que você possa definir o tipo de encoding que o NetBeans usará nas propriedades do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.