Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogerio-SRW

Iniciando com .NET

Recommended Posts

Saudações, colegas de forum.

Estou iniciando com a plataforma .net e surgiram algumas duvidas, tenho alguma experiencia com MsAccess e não consegui de deixar de notar algumas semelhanças e queria confirma-las com vocês:

Primeiro queria saber, qual a diferença de Visual Basic 2010 Express com o Visual Studio 2008 (Os dois usam .net ?)

Segundo, se eu usar o access como Banco de Dados na minha aplicação, o relacionamento, consulta e relatorio tambem são importados ou só as tabelas e tudo é feito dentro do visual studio?

Eu já estou dando uma olhada no bom material e algumas dicas do forum, se houver mais alguma apostila ou video-aula mesmo em inglês já uma mão na roda.

Obrigado, Fico no aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Rogerio, bem vindo ao fórum :)

Bom, quanto a primeira pergunta deixe me explicar:

O VB 2010 EXPRESS compreende APENAS o módulo do VB.NET, ou seja, diferentemente de qualquer versão do Visual Studio, que contem muito mais do que apenas o VB.Net (ele também contem F#, C#, C++, e outras), o VB.Net Express só vai te deixar programar em VB.

Eu particularmente prefiro o Express pelo fato de ele ser MUUUITO mais rápido na abertura do programa e na execução, reduzindo a probabilidade de erros durante o teste, embora a versão 2012 do VS esteja bem mais rápida também. Sem falar das atualizações e alterações de código do 2008 para o 2010.

E sim, ambas são .NET, tudo agora é .NET.

Segunda questão:

Sim será tudo "importado", por que "importado", porque na verdade o VB ele não importa nenhum tipo de banco de dados, a não ser que você queira que ele importe através de um DataSet ou DataTable, ele apenas acessa o banco de dados de onde ele está através de um endereço de conexão que chamamos de ConnectionString. Através disso o VB vai apenas acessar os seus dados com livre acesso entre eles, mas mesmo assim todos os seus relacionamentos e propriedades serão mantidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo retorno, KhaosDoctor.

Ótimo, essa diferença entre os dois programas era o que eu precisa saber, vai me ajudar até mesmo quando eu for busca alguma apostila.

Sobre o Banco de Dados, exatamente sobre esse DataSet, até agora consegui só usa o DataSet(importa) para conseguir linka o campo da tabela com o campo no form, mas, quando eu crio uma nova tabela no access não consigo colocar mais tabelas nesse DataSet criado, tem alguma maneira mais flexivel de atribuir a tabela ao form ?

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, o DataSet pode obter várias tabelas, ele é uma cópia do banco de dados. Para você poder atribuir diferentes tabelas ao mesmo dataSet o que você precisa fazer é limpar este dataset (ou então instanciar um novo a cada método) e chamar, exemplo:

Dim ds as new DataSet
Dim newco as String = "SuaconnectionString"
dim con as new OleDbConnection(newco)
Dim da as new OleDbDataAdapter("SELECT * FROM <sua tabela>", con)

da.fill(ds)

Ai você pode falar assim para preencher uma textbox com um determinado registro:

Textbox1.text = ds.tables(0).Rows(<index da linha>).Item("Nome da Coluna").toString()

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.