zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 25, 2012 Galera, alguém ai pode me dar umas dicas de como usar por exemplo: http://forum.imasters.com.br/forum/3-php-parceiro-hostnet/ o hífen ( - ) nos títulos das notícias? to pensando em pegar o ID depois o título. To procurando mais não encontrei nada ainda se alguém puder dar uma ajuda ai agradeço muito por qualquer dica OBrigado desde já! Fábio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Natanael.php 0 Denunciar post Postado Setembro 25, 2012 http://www.videoaulasbrasil.com.br/php/modos-de-trabalhar-com-url-amigavel-com-php/ Essa video aula sobre URLs amigáveis é mt boa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Natanael.php Vlw pela dica kra. Pessoal mais minha duvida ainda ficou, por exemplo na url ...topic/475888-url-amigaveis-com-hifen como faço para pegar o ID da minha noticia mais o titulo e deixar tudo separado por hífen? alguem pode me dar uma ajuda ai, meu cod ta assim até o momento: ... RewriteRule ^quem-somos/?$ quemsomos.php [NC,L] RewriteRule ^fale-conosco/?$ contato.php [NC,L] ... mais no caso de noticias como nao sei o titulo, que vai mudar a cada inserção, como posso fazer de forma automatica°? qual a melhor forma de ser feito isso°? obrigado desde já Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Delmir Oliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 n entendi ? você quer pegar o que ta na url e depois buscar na db ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Não, não Delmir Oliveira, quero transformar a url em algo do tipo topic/475888-url-amigaveis-com-hifen igual aqui no site, ao invez de pegar .../noticias/1 (o 1 seria o ID da minha noticia) gostaria de pegar .../noticias/1-aqui-vai-o-titulo-da-noticia isso que nao to conseguinde explicar e nem entender como se faz, alguma ideia? obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Delmir Oliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 A sei, como esta o seu link atualmente ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 link - .../lernoticia.php?id=25 sem a url amigáveis... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Delmir Oliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 da um explode tipo: $get = $_GET['id']; $url = explode("-",$get); $url[0] //id $url[1] //nome da materia Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 kra to tentando aqui mais sem sucesso até o momento, pelo que entendi, vou ter que dar um explode na pagina de noticias, para depois pegar na url amigáveis, mais nao to conseguindo nao... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Não testei ainda, mais deixa eu ver se entendi como funciona, primeiro de tudo eu pego o titulo e do um explode separando tudo por hífen (sem acentos e limitar o tamanho, certo?) depois que fiz isso eu jogo ele pra url, mais no caso no meu arquivo .htaccess como ficaria? e qual a melhor forma de se fazer o explode tirando os acentos, etc e limitar o titulo pra nao ficar muito grande? ou to pensando da forma errada? obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Galera to conseguindo transformar o link em algo do tipo ...teste.php?id=68-Suporte-Ganso-com-Lanterna (id=68 (id da noticia) Suporte-Ganso-com-Lanterna (titulo) seria isso mesmo? eu to pegando os dados e alterando e criei o link, assim que funciona? agora como ficaria o .htaccess ? obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rohde 3 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 function geraUrlLimpa($texto){ /* função que gera uma texto limpo pra virar URL: - limpa acentos e transforma em letra normal - limpa cedilha e transforma em c normal, o mesmo com o ñ - transforma espaços em hífen(-) - tira caracteres invalidos */ //desconvertendo do padrão entitie (tipo á para á) $texto = html_entity_decode($texto); //tirando os acentos $texto = eregi_replace('[aáàãâä]','a',$texto); $texto = eregi_replace('[eéèêë]','e',$texto); $texto = eregi_replace('[iíìîï]','i',$texto); $texto = eregi_replace('[oóòõôö]','o',$texto); $texto = eregi_replace('[uúùûü]','u',$texto); //parte que tira o cedilha e o ñ $texto = eregi_replace('[ç]','c',$texto); $texto = eregi_replace('[ñ]','n',$texto); //trocando espaço em branco por underline $texto = eregi_replace('( )','-',$texto); //tirando outros caracteres invalidos $texto = eregi_replace('[^a-z0-9\-]','',$texto); //trocando duplo espaço (underline) por 1 underline só $texto = eregi_replace('--','-',$texto); return strtolower($texto); } exemplo: $texto = "Oi essa função é bacana"; echo geraUrlLimpa($texto); //saida oi-essa-funcao-e-bacana Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Galera consegui chegar no link por exemplo: .../produto.php?id=38&titulourl=globo-decorativo mais nao consigo acessar o mesmo dessa forma: .../produto/38/globo-decorativo RewriteRule ^produto/([0-9]+)/([a-zA-Z0-9]+)/?$ produto.php?id=$1&titulourl=$2 alguma dica°? obrigado PS: Obrigado rohde pela função, tinha feito de outra forma mais essa ai é mais simples e 100%, vlw mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rohde 3 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 tente assim RewriteRule ^produto/([0-9]+)/([a-zA-Z0-9_-]+)/$ produto.php?id=$1&titulourl=$2 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 nada feito kra, e mesmo colocando a tag <base> as imagens nao aparecem, no caso na página produto, preciso puxar o titulo para alguma coisa°? deve estar faltando alguma coisa Minha URL ta assim produto.php?id=32&titulourl=castical-candelabro e minha regra assim RewriteRule ^produto/([0-9]+)/([a-zA-Z0-9]+)/?$ produto.php?id=$1&titulourl=$2 ele acessa normal pela URL produto.php?id=32&titulourl=castical-candelabro mais quando eu tento acessar produto/32/castical-candelabro ele nao acessa, o que poderia ser? obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rohde 3 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 tente assim produto/32/castical-candelabro/ nao manjo muito mas a tua regra termina com uma / no final Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2012 Galera RESOLVIDO, o problema era na regra nessa parte Antes ([a-zA-Z0-9]+) depois ([a-zA-Z0-9_-]+) rohde e Delmir Oliveira, obrigado ai pelas dicas, vlww mesmo!!! Até+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rohde 3 Denunciar post Postado Setembro 27, 2012 hehehe foi o q falei no post #14 :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2012 hehe, vdd rohde eu testei mais acabei voltando ao meu arquivo, pq testei no trampo cheguei em casa voltei pro meu e esqueci da sua regra kkkkkkk. Surgiu uma dúvida agora, por exemplo a url informativo/1-consumidor-que-exige-nota-fiscal-tem-desconto-em-impostos-e-pode-ate-receber-dinheiro O titulo ser grande assim tem algum problema? ou preciso limitar o tamanho? outra duvida, o correto é por o id ( 1-consumidor... ) ou é melhor ( 1/consumidor... ) ou melhor nem passar o id pela url e passar de outra forma. vlwww mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zombie 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2012 uma outra dúvida, na url, coloco www ou é melhor deixar sem ? alguem pode me ajudar com as dúvidas? vlwww Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites