Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Petrozzani

tabela com dados de outra tabela

Recommended Posts

ola pessoal,tudo bem? eu estou fazendo meu tcc em delphi aqui, é um software para genrenciar uma serralheria que trabalha tanto com venda de produtos, quanto com prestação de serviços, entao criei uma tabela de registro para anotar os serviços que o cliente irá fazer. o problema é que nessa tabela eu separei um campo para o material que será necessário para realizar o serviço, e no caso nesse campo eu puxaria dados de uma outra tabela, que chamei de estoque, para dar baixa na hora no material que tem la.exemplo: voce vai cadastrar um serviço e, na hora de especificar o material, voce pega o material já cadastrado na tabela de estoque e separa só a quantidade que vai usar, e ja da baixa na hora. mas sinceramente nao sei como ou se tem como fazer isso, faz algumas semanas que to pensando e nao consigo resolver nada, por isso se puderem me ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola pessoal,tudo bem? eu estou fazendo meu tcc em delphi aqui, é um software para genrenciar uma serralheria que trabalha tanto com venda de produtos, quanto com prestação de serviços, entao criei uma tabela de registro para anotar os serviços que o cliente irá fazer. o problema é que nessa tabela eu separei um campo para o material que será necessário para realizar o serviço, e no caso nesse campo eu puxaria dados de uma outra tabela, que chamei de estoque, para dar baixa na hora no material que tem la.exemplo: voce vai cadastrar um serviço e, na hora de especificar o material, voce pega o material já cadastrado na tabela de estoque e separa só a quantidade que vai usar, e ja da baixa na hora. mas sinceramente nao sei como ou se tem como fazer isso, faz algumas semanas que to pensando e nao consigo resolver nada, por isso se puderem me ajudar...

Entendi deve estar ficando legal depois posta uns print, você pode a fazer a nivel de execução , exemplo

dm.tab.quantidadeprodestoque:=dm.tab.quantidadeprodestoque-edit3qtdutilizada, essa quantidade utilizada vira de um edit no formulario colocara este comando ou no botão finalizar ou no botão baixar ,ficaria similar a uma saída de produto em uma venda.

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sugiro criar uma tabela de movimentação, onde você lançaria suas entradas e saídas de estoque... ai é só somar as entradas e diminuir as saídas e terá sempre o estoque atualizado (nada que um comando SQL não resolva).

Uma coisa que será importante lembrar: na hora que for salvar a venda, crie uma rotina que valide se a quantidade da venda está disponível ainda para uso no estoque antes de salvá-la... pois se seu programa rodar em rede, antes de efetuar a venda no PC 1 pode ter sido feita uma no PC 2 e o estoque não ser mais suficiente pra atender a venda do PC 1 saca?

Compartilhar este post

Link para o post

entendi entendi... mas então, no primeiro caso, acho que não daria certo, pois eu teria que especificar o material que eu vou utilizar e quantos materiais e nao teria como apenas fazer a edit retirar o valor de certo material, pois sao varios dependendo dos cadastrados...como se fosse um numero indeterminado de dblookupcombobox, entende? e no segundo caso.. bom pra ser sincero eu nao entendi muito bem o que voce quiz dizer, se puder por favor explicar um pouco mais "suavemente" rrsrsrs seria legal...

Compartilhar este post

Link para o post

Imagine o seguinte.... seu estoque tem entradas e saídas de materiais constantemente certo? Como você sabe o que realmente está no estoque? Somando as entradas e diminuindo as saídas certo?

Partindo dai, imaginemos uma tabela com algo parecido com isso (bem simplificado):

Tabela_Movimentacao ( 
id_controle int autoincremento, -- chave para controle
cod_nota_fiscal int, --para saber a partir de que nota entrou/saiu do estoque
tipo_movimentacao  char(01),  --Imagine aqui por exemplo E = entrada, S = Saída
data_movimentacao datetime,
cod_produto int,
qtde int )

Considerando a tabela acima, pra saber seu estoque atual para o produto X, você teria que somar todas as movimentações de entrada do produto X e diminuir dela todas as suas movimentações de saída, o que lhe daria o estoque real do seu produto sacou? Ai há vários métodos que pode empregar: selects simples pra pegar a soma total de entradas e depois a soma das saídas pra chegar ao estoque atual e comparar ao que está vendendo para ver se há estoque suficiente, triggers que alimentem um campo específico na tabela de produto a cada entrada/saída da tabela de movimentação do produto para manter nela o estoque atualizado... vai do que você achar melhor e mais fácil implementar, de acordo com o seu conhecimento...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.