Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quissama

Meu Framework ou Um Pronto

Recommended Posts

Boa tarde Galera.

Por favor preciso de ajuda dos mais experientes por favor.

Estou Desenvolvendo um portal do tamanho da Viajanet. Estou desenvolvendo o Portal e o BeckEnd da area administrativa onde os funcionários, vão ver as viagens reservadas e pagas. a principio comecei a usar o codeigniter, percebí que o codeigniter não tem suporte PDO para questões de segurança.

Minha duvida e: Devo criar meu próprio framework que vai crescendo conforme a empresa, ou ainda assim continuar usando um pronto. não estou preocupado com o tempo, mas sim com algo bem feito.

Agradeço pelas respostas sinceras.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

já que você tem tempo pra fazer isso você pode programar na unha, o framework esta ai justamente para facilitar as tarefas tornando o dev mais rápido, acho que criar um framework é um pouco complicado principalmente no seu caso que acho que você vai construir e aplicando já, eu sei disso pois todos meus projetos tentei fazer flexíveis porém mesmo sem perceber você acaba deixando seu Framework com cara do projeto.

minha dica final é para criar na unha do 0 sem o uso de nenhum framework para ganhar na flexibilidade deixando seu programa mais fácil para adaptações e mudanças futuras.

Não sou o cara experiente que você procura mais acho que minha opinião é válida.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se você assistir o Hangout sobre Frameworks creio que irá abrir muito sua mente se deve ou não utilizar um framework.

e

Como você mesmo disse, não está preocupado com tempo, então seria muito interessante montar seu próprio framework, mas tendo em mente, claro, que não será nada pouco trabalhoso.

Eu, particularmente, curto fazer na unha meus projetos... Acabo aprendendo diversas coisas novas. :yay:

Acredito que o uso do Framework vai muito da sua necessidade mesmo. :huh:

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Obrigado pela resposta Vinicius, quando disse de gente experiente é no sentido de que aquelas pessoas que gostam de tripudiar de quem pergunta, não façam isso. mas todas as respostas, sinceras são bem vindas.

Compartilhar este post

Link para o post

O seu, por todas essas vantagens que o Vinicius e o Cacilds disseram e porque será mais fácil de trabalhar, porque assim você faz do seu jeito, da maneria que ficar mais fácil de trabalhar, não precisará ler manual nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se você assistir o Hangout sobre Frameworks creio que irá abrir muito sua mente se deve ou não utilizar um framework.

e

Como você mesmo disse, não está preocupado com tempo, então seria muito interessante montar seu próprio framework, mas tendo em mente, claro, que não será nada pouco trabalhoso.

Eu, particularmente, curto fazer na unha meus projetos... Acabo aprendendo diversas coisas novas. :yay:

Acredito que o uso do Framework vai muito da sua necessidade mesmo. :huh:

[]'s

Cacilds Vlw pela sua Respostis.

Vou dar uma olhada nos videos.

O seu, por todas essas vantagens que o Vinicius e o Cacilds disseram e porque será mais fácil de trabalhar, porque assim você faz do seu jeito, da maneria que ficar mais fácil de trabalhar, não precisará ler manual nenhum.

Pois é Gabriel. porque eu estou pensando nele ir crescendo conforme a empresa vai crescendo.

porque assim, meus projetos de sites pequenos, sempre fiz com o codeigniter. só que surgiu esse projeto que é meu. e que tem viabilidade. passei um ano só planejando e documentando. e percebi que a parada vai ser grande, com relatórios e etc. e já me falaram do zendFramework. tentei ler a parada mas não foi é complexo demais.

Compartilhar este post

Link para o post

É, não vejo porque não criar o seu! Hehe

Eu vejo isto até como um aprendizado. Eu não sei qual o seu conhecimento com PHP, mas fazer um projetos destes é um desafio e tanto e consegui terminá-lo é uma satisfação e tanto.

E outra... Todos estes Framework aí nasceram da mesma forma(acredito eu): Fulado de Tal tinha uma necessidade X e criou seu Framework.. Daqui alguns dias podemos todos está utilizando o SEU!

Se tem tempo de sobra, desce a lenha na programação ae! :thumbsup:

"Ao infinito.. E além" - Buzz Lightyear B)

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

é uma oportunidade.. um dia poderá oferecer um novo framework ao mercado.

embarque no seu sonho e não deixe de estudar os frameworks populares

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal só tenho a gradecer a vocês, grandes profissionais. todos chegamos a uma mesma conclusão, para projetos grandes e como não tó afobado para terminar logo, mas sim ter algo bem feito, melhor criar um framework meu e bem documentado de preferencia.

Obrigado galera. e Vamos por mão na massis.

Compartilhar este post

Link para o post

Frisando o que disseram aí em algum post, um framework é uma ferramenta geral, que serve para qualquer (ou quase) tipo de trabalho. Provavelmente você não vai estar criando um framework se o tentar desenvolver junto com a aplicação (eu já tentei :blush:).

Você pode até ter módulos que possam compor um framework, mas se não tiver uma divisão muito boa do que é a base e do que é a aplicação, não dá muito pra chamar de framework.

Enfim, vou tocar em outro ponto aqui. Não sei o seu nível de conhecimento, mas até para os mais experientes, se não forem traçadas diretivas muito bem planejadas no início do projeto, a chance de você se perder no meio do código é grande (já passei por isso também). Vou dar um exemplo que me ocorreu na última semana:

Em um trabalho da faculdade, precisava desenvolver um gerenciador de tarefas (não o do Windows, aquele famoso "TODO") em Python utilizando GTK como UI. Pra começar, eu não sabia NADA de Python, muito menos de GTK, visto que nunca havia desenvolvido uma aplicação desktop com interface gráfica.

Não parecia ser algo tão complicado e, do alto da minha enorme sabedoria, decidi sair codificando que nem um louco pra ver se terminava logo.

Não deu outra, com o programa quase pronto (uma zona, mas funcionava), entrei em um "deadlock" em uma das funcionalidades. Solução: começar tuuuudo de novo.

Pra minha sorte, não é uma coisa muito complexa, eu pude me dar ao luxo de iniciar do zero mais uma vez. Não quis partir para um Django da vida, então perdi uma meia horinha planejando a estrutura da aplicação.

Com a ideia pronta na cabeça, eu finalmente voltei a codificar, agora utilizando um padrão de arquitetura bem definido (MVC) e um sistema de armazenamento bem definido (arquivo de texto mesmo). A uma certa altura, surgiu um outro problema, mas dessa vez fui capaz de encontrar uma solução rapidamente e implementá-la. Hoje a aplicação está quase pronta, só falta dar suporte à internacionalização e entregar :thumbsup:.

Isso mostra que sem um bom planejamento, até em coisas simples é possível se enrolar. Como você está querendo desenvolver um projeto razoavelmente grande, vai ter que gastar um bom tempo na fase de análise e de planejamento antes de desenvolver. A vantagem do uso de frameworks é que eles, de certa forma, ditam o caminho pelo qual o desenvolvimento deve seguir e, na maioria dos casos, esse caminho imposto será único, ou com 2 ou 3 bem parecidos. Programando do zero, caso você não sabia muito bem o que está fazendo, ou se em algum ponto, perder a visão geral do projeto, a chance de você sair do seu padrão de desenvolvimento por achar um caminho "mais fácil" é enorme e a tentação de seguir por esse "atalho" é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Um programador solitário não tem condições de montar todo o planejamento, documentações e ainda ter que "codar". A coisa não vai pra frente. Acaba até desestimulando.

Se o seu perfil é esse, não se preocupe em comparar com fws maduros.

Simplesmente solte a imaginação e siga em frente.

Por outro lado, se possui recursos e pessoal para ajudar, forme uma equipe e distribua as tarefas.

Opinião pessoal, para ambos os perfis, não se preocupe em querer criar uma caixa de pandora. Você perceberá onde pode melhorar o FW quando utilizá-lo na prática.

Enquanto desenvolve, mentalize modelos de negócios diferentes e colha críticas de terceiros.

Compartilhar este post

Link para o post

só para dar uma boa destaca nessa parte que o amigo Henrique disse.

Provavelmente você não vai estar criando um framework se o tentar desenvolver junto com a aplicação.

é a total verdade, caso você queria um framework para todos os seus projetos não tente fazer junto com outro projeto eu tenho 90% de certeza que é impossível, também tentei coisas parecidas mas a necessidade do projeto atual acaba te cegando de outras necessidades e você perde flexibilidade o que é um ponto forte em um framework.

Compartilhar este post

Link para o post

é a total verdade, caso você queria um framework para todos os seus projetos não tente fazer junto com outro projeto eu tenho 90% de certeza que é impossível, também tentei coisas parecidas mas a necessidade do projeto atual acaba te cegando de outras necessidades e você perde flexibilidade o que é um ponto forte em um framework.

Está errado!

Os melhores frameworks nascem de uma necessidade específica. Quando você o desenvolve durante um caso de uso real, você consegue se focar no domínio e, assim, desenvolver uma boa ferramenta.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que com as necessidades do projeto você acaba perdendo flexibilidade, pois quer queira ou não você faz o seu projeto de acordo com a necessidade.

Está errado Vinicius, muito errado.

Rails nasceu, quando David Hansson o extraiu do Basecamp.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu posso estar enganado, tudo bem isso acontece(com muita frequência).

então vem uma dúvida, se você esta em um projeto onde você precise fazer do jeito X certamente a sua cabeça não pensará na necessidade do projeto ser Y, talvez você pense nas dificuldades A e B maas ainda assim vai faltar algo, o que posso tirar de conclusão é:

em um único projeto é complicado se desenvolver um frameowrk, talvez você possa ir juntando as peças ao longo de projetos.

Neto, Obrigado mais uma vez por essa correção.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja Vinicius,

Tudo depende da equipe de desenvolvimento. Pessoalmente, eu sempre escrevo código de forma que possa reutilizá-lo em outros projetos.

Não existe isso de precisar fazer do "jeito x", isso é besteira. O que existe é um problema que você precisa resolver. O "jeito" que será resolvido, depende exclusivamente da capacidade da equipe de desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

por essas e outras que vale a pena ficar 24 hrs na Imasters.

agora chegamos ao ponto bacana, só uma última esclarecida é que eu quis dizer que você pensa na flexibilidade do seu código mais é difícil você pensar em tudo e certamente vem a parte depende da Equipe, bom eu nunca trabalhei em Equipe o meu maior projeto que é um site de compras coletivas (que graça a você e outras pessoas estou remodelando o code para melhorar performance e também design) que eu trabalhei com um amigo então não tinha essa coisa de grupo do outro não saber o que você fez e talvez por isso eu peque em tantos aspectos.

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

A "flexibilidade" do fw dependerá de como é a separação entre o controlador e os modelos de negócios. Aliás, por definição lógica, o modelo de negócios tem que ser separado do controlador de qualquer modo. Se chegar ao ponto de misturar, estará violando o princípio mais básico do MVC.

uis dizer que você pensa na flexibilidade do seu código mais é difícil você pensar em tudo e certamente vem a parte depende da Equipe, bom eu nunca trabalhe

:seta:

, não se preocupe em querer criar uma caixa de pandora.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que está a questão, hinom e JBN...

Isso aí depende MUITO do nível de conhecimento do desenvolvedor... Se ele não tem muita experiência com a linguagem, as chances de querer pegar um "atalho" e com isso gerar uma perda de flexibilidade são grandes. Devo admitir que eu nunca consegui chegar em resultados ótimos (apesar de aceitáveis) em minhas tentativas anteriores, mas hoje sei que à época me faltou conhecimento.

Vale lembrar também que o tal 'framework' precisa ser, com dizia Raul, uma metamorfose ambulante. Não adianta nada largar tudo, desenvolver um bom framework e nunca mais alterá-lo, não adicionar funcionalidades, não refatorar seu código. Com o tempo ele vai acabar se tornando inútil.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.