Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Hacker britânico poupado de extradição para os EUA

Recommended Posts

Hacker britânico poupado de extradição para os EUA

Gary McKinnon, preso em 2005, é portador da Síndrome de Asperger

 

Britain-US-Hacker.jpg

Foto de arquivo de 2006, mostrando McKinnon em Londres respondendo perguntas da imprensa

Lefteris Pitarakis/AP

 

LONDRES - Um hacker britânico acusado pelos Estados Unidos de invadir sistemas militares do Pentágono será poupado da extradição por estar em risco de cometer suicídio, disse a ministra do interior do Reino Unido, Theresa May, na terça-feira.

 

Gary McKinnon, que vem lutando contra a extradição há sete anos, foi sentenciado a até 60 anos de prisão se for considerado culpado do que um promotor americano chamou de “ a maior invasão de computadores militares de todos os tempos”.

 

“Cheguei à conclusão de que a extradição do Sr. McKinnon daria origem a um risco tão elevado de ele acabar com sua própria vida, que a decisão de extraditá-lo seria incompatível com os direitos humanos do réu”, disse May ao Parlamento. “Assim sendo, retiro a ordem de extradição contra o Sr. McKinnon”.

 

McKinnon, 46, admite ter invadido computadores da NASA e do Pentágono sob o pseudônimo “Solo”, mas disse que estava apenas procurando por evidências suprimidas da existência de OVNIs.

 

Autoridades dos EUA dizem que o ex-administrador de sistemas de computador acessou 97 computadores militares e da NASA entre 2001 e 2002, desativando importantes sistemas navais e causando mais de US$ 700.000 em danos.

 

Ele sofre de Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, e tem lutado contra a extradição desde que a polícia britânica o prendeu em 2005.

 

May disse que ela tinha tomado a decisão de não extraditá-lo depois de estudar os relatórios médicos e receber aconselhamento legal.

 

“McKinnon é acusado de crimes graves, mas também não há dúvida de que ele está gravemente doente”, disse ela.

 

Agora ficará a cargo dos promotores britânicos decidir se McKinnon tem que responder à corte penal da Grã-Bretanha, acrescentou May

 

Fonte : O Globo

 

____________________________________________________________________________

 

Que história !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.