Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carmoso

Pergunta sobre o mercado de webdesign!

Recommended Posts

Olá amigos o iMasters! Faz anos que não apareço aqui!

Desculpem desde já se aqui não é a área certa para postar isto, mas não achei nenhuma outra que melhor se aplicasse: queria saber como anda o mercado de webdesign de hoje em dia. A pergunta é: mais ou menos quanto você cobraria para criar um site com o mesmo grau de simplicidade deste:

http://www.franciscorezek.adv.br/

Ou um um pouco mais denso, como estes:

http://www.btd.com.br/

http://www.lrbarroso.com.br/pt/

http://www.pinheironeto.com.br/

Como vocês podem ver, o primeiro é um site extremamente simples, que tem exatamente o necessário. Os outros três, que são escritórios de advocacia com mais associados, são naturalmente um pouco mais complexos, mas não tanto. Aparentemente, eles não usam grandes tecnologias do webdevelopment; parecem se concentrar em HTML/CSS mais um pouco de JS.

Como é que tá a média do mercado? Thanks in advance! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, depende de onde você mora.

Aqui no RJ, esse primeiro site vale de R$400,00 a R$600,00 (claro que incluindo a criação do design, não apenas a diagramação), porque ele realmente é bem simples. Cobrar mais que isso é praticamente um crime rsrs

Em relação ao outros. Se for considerar apenas o lado HTML, pela quantidade de páginas, o site pode chegar entre R$ 1.200 a R$1.800,00. O que tem que ser visto, é que a diagramação dele é tão simples quanto o primeiro, o que diferencia é a quantidade de páginas. Eu coloquei uma faixa grande, porque nesse caso vale você montar um cálculo para definir um valor por cada página, uma vez que são muitas.

Ex:

- Design e Diagramação Base: R$ 500,00

- Valor por página: R$ 25,00

- Total de páginas: 33

- Valor total pelas páginas: R$ 825,00

- Valor final: R$ 1.325,00

Esse exemplo é apenas ilustrativo, não é para passar isso para o cliente, é mais para você ter uma ideia de quanto pode ser razoável cobrar. Daí você vai vendo qual o valor que você acha que vale cada página.

Agora, se nesses sites mais complexos incluírem um sistema (porque estou vendo campo de login e senha), tem que ver com um programador e o que o cliente quer. Dependendo do que pedirem, o site pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 10.000,00 ou mesmo mais. Isso vai depender do que for requisitado.

Outra coisa que pode aumentar o valor do site, é se o cliente quiser alimentar o site por conta própria, usando um CMS qualquer (joomla, wordpress, magento...) ou mesmo criando um sistema personalizado para alimentar o site.

No caso dos CMS, não aumenta muito o valor do site, mas se você for bom, acho que deve dar pra chegar entre R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00. Mais do que isso por um CMS, só se ele pedir muita coisa inovadora.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra coisa que esqueci de falar, é que o valor pode variar de acordo com a qualidade do seu trabalho. Se você é muito bom na área, consegue fazer as coisas com alta qualidade e em pouco tempo, você pode aumentar valor do seu serviço. É claro que precisa ter bom senso. Não dá pra ficar aumentando o valor do serviço em um site super simples como o que você mostrou, porque nesse caso, o cliente não está atrás da qualidade, ele só quer ter algo para ele.

Três exemplos de qualidade que podem aumentar bastante o valor do site são:

- Os sites adaptados para o IE6 e IE7 (porque realmente dá muito trabalho você fazer os efeitos e layouts modernos funcionarem direito nesses dois), mas que raramente vão te pedir isso (só se o cliente foi muito cabeça dura), mas se pedirem, cobra em cima disso. Meus clientes nunca fizeram questão disso, os que queriam foi só esclarecer que resolveu o problema, então não sei quanto poderia ser cobrado. Eu pensaria em cobrar uns R$ 500,00 a mais, caso eu quisesse aceitar o serviço ou R$ 1.000,00 a mais, caso eu quisesse desmotivar o cliente a ter essa adaptação. Novamente, leve em consideração o tamanho do site.

- Layouts responsivos. Esses estão virando modinha atualmente, até porque são muito úteis. Se você souber fazer um bom layout responsivo, leve, com os efeitos agradáveis e intuitivos, isso pode aumentar bastante o valor do serviço. Dependendo do tamanho e dos tipos de efeitos de transição, vejo que isso pode aumentar de R$ 400,00 a R$ 1.000,00

- Adaptação e pesquisa SEO. Hoje todo mundo quer aparecer no Google. Fazer o SEO básico, é mole, não dá trabalho e nem deve ser cobrado a mais. Mas se o cliente quiser um serviço de qualidade, onde você faça pesquisa de termos mais buscados, adapte o layout e a escrita para o SEO, todas as tags e elementos de modo geral e ainda formas de propagar o site, isso pode render um bom contrato de manutenção. O SEO é algo que precisa ser feito constantemente, então mais vale você oferecer um serviço de manutenção do que um valor para fazer uma vez apenas. A mensalidade pode variar de R$ 200,00 a mais de R$ 1.000,00, novamente vai depender do tamanho de um site. Uma coisa é um site simples, outra é um mini portal.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.