Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

Re-estruturar sistema

Recommended Posts

Boa noite amigos! Seguinte,

Já tenho um sistema que para mim está até bacana, "bem estruturado", fácil manutenção, utilizo alguns padrões como: MVC, Factory, Data Access Object, DataMapper. Só que eu penso em estrutura-lo novamente, para melhorar ainda mais, pois fazendo isso irei melhorar mais os conceitos de OO e aprender mais sobre Design Patterns.

 

Ao mesmo que quero fazer isso, fico com "preguiça", não que esta seja a palavra mais correta, mas em outras palavras, dá muito trabalho e requer bastante tempo.

 

Alguém passou ou passa por essas situações? Aquelas idéias que vem na cabeça de nunca está bom, etc?

O que vocês me aconselham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, acho isso muito comum. Sempre aprendemos algo novo, vemos que uma solução antiga pode ser melhorada, queremos deixar mais fácil ou rápida, enfim sempre acontece isso. Mais no seu caso se for só para estudar acho interessante, mas se for um sistema que já está sendo utilizado e funciona bem e sem problemas, acho que não compensa. Eu prefiro investir em melhorarias complementares, como novos módulos ou funções e melhoraria apenas se fosse necessário e importante para cumprir os requisitos e necessário para alguma funcionalidade do usuário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Okani Yori, em geral a soliitação de novas demandas supera a melhoria de uma Sistema.

 

E, sem entrar no mérito da questão, algumas melhorias são "obra de esgoto", ou seja você melhora a parte interna de um Sistema mas o usuário quer novas funções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Okani Yori

Sim, é para estudos com certeza. E também fazer sem pressa e substituir o atual nos próximos projetos. O sistema atual funciona sem problemas, aliás, até gosto do jeito que fiz, mas como você já sabe, nós gostamos de ser perfeccionistas e sempre queremos melhorar por baixo dos panos.

 

Um dos motivos de fazer isso é me aprofundar mais nos conceitos de OOP e aprender mais sobre Design Patterns, pois acredito que só aprendemos essas coisas "inventando" o que fazer, então já que neste caso não tenho prazos, não custa nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Okani Yori

Sim, é para estudos com certeza. E também fazer sem pressa e substituir o atual nos próximos projetos. O sistema atual funciona sem problemas, aliás, até gosto do jeito que fiz, mas como você já sabe, nós gostamos de ser perfeccionistas e sempre queremos melhorar por baixo dos panos.

 

Um dos motivos de fazer isso é me aprofundar mais nos conceitos de OOP e aprender mais sobre Design Patterns, pois acredito que só aprendemos essas coisas "inventando" o que fazer, então já que neste caso não tenho prazos, não custa nada.

 

Nesse caso pode ser interessante, mas também seria legal e talvez tenha mais incentivo se for fazer algo novo, usando as possíveis melhorias que aprendeu. Poderia fazer um sistema que talvez no futuro tenha fins lucrativos, que está em falta no mercado ou algo que goste por hobby. Digo isso, pois pelo menos comigo, tenho sempre idéias novas e se tiver algo já bom e poder melhorar, prefiro aplicar em um novo projeto e só mexer no antigo se precisar realmente ou se as mudanças realmente trazerem uma grande melhoria não só estética, mas funcional.

 

No momento estou terminando um E-commerce, tem o essencial e umas "frescuras", que achei interessantes para competir com as plataformas existentes e no futuro pretendo estar lançando várias melhorias, como novos sistemas de promoções, pontuação, melhoria nos atributos e etc, mas se não tivesse motivo para mexer mais, eu focaria em um novo projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for como estudo, tente usar tecnologias e padrões diferentes para que possa diversificar, porém pense na real necessidade, e na motivação em fazê-lo, acho que esse é o caminho. Não sei como é o sistema que utiliza mas pense na integração com as tecnologias que estão em alta, isso pode ser uma motivação. Já parou pra pensar se seu sistema ficaria legal em um smartphone ? Mas é claro antes disso existe essa necessidade ?

 

Acho que diversificação no método em que se desenvolve é interessante e pode ser muito abrangente é claro com responsabilidade e consciencia, para que não nos tornemos os sobrinhos que desenvolvem php, java, .net , "photoshop" e "corel draw". Abraço boa sorte! Esse é o caminho. As dicas que os amigos postaram acima são muito interessantes fique atento a elas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que cada linguagem é uma uma linguagem, por exemplo, se eu trabalho com WEB as vezes a reestruturação de um projeto é muito mais difícil do que um desk, em contrapartida o oposto também pode ser verdadeiro. O fato é que seu sistema original já deve ser suficientemente simples e de fácil manutenção posterior, caso contrário as reestruturações serão constantes, coisa que não pode acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.