Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovanne Afonso

Só um banco de dados ou vários?

Recommended Posts

Oi pessoal,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma coisa que foi discutida na empresa em que trabalho. Eles tem um software na qual usa mais de 300 tabelas em bancos de dados locais, é um software usado em empresas. Agora eles querem trazer o software inteiro pra web e estamos discutindo sobre as melhores formas de se fazer isso, foi aí que entrou uma dúvida na qual eu não soube dizer o que realmente seria melhor. Pode ser uma coisa meio boba, mas não tenho muita experiencia com bancos de dados.

Bom, aí vai.

Cada cliente vai ter seu próprio subdomínio (ex.: http://empresa.dominio.com) e a decisão é: Usar um banco de dados diferente para cada empresa OU usar um banco de dados apenas para armazenar as informações de todas as empresas?

No inicio eu fiquei voltado mais pra opção de ter apenas um banco de dados, mas tendo em vista a quantidade de dados, acho que deve cada empresa deve ter seu próprio banco de dados mesmo. O que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é uma questão a se analisar muito bem...

Acredito que se deva usar apenas um banco para todas.

1° ponto - caso queria adicionar uma nova tabela ao sistema, você teria que crias essa tabela no banco de cada empresa se são 5 empresas 5 tabelas. Fora alterações na estruturas das tabelas, Stored Procedures e Functions

2° ponto - Caso um cliente da empresa A esteja cadastrado também na empresa B se ele atualizar o cadastro em A o cadastro de B continua o mesmo.(o que muitas vezes pode ser o que se deseja).

3º ponto - Você mencionou 300 tabelas locais casso você multiplique isso por apenas 5 clientes teremos 1500 tabelas para se trabalhar e para cada novo cliente mais 300 tabelas teriam que ser criadas.

4° ponto - Com o crescimento da utilização do software provavelmente começariam a gerar versões, que seria muita dor de cabeça.

Em contra partida a segurança com relação a esse banco único deveria ser muito maior e a complexidade dela aumentaria também em função de criação das permissões para empresas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo empresa com natureza de negocios diferentes PODE ser que sejam necessarias versoes diferentes da base e da aplicacao, caso a se pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas. É verdade o que vocês falaram, vai ser ruim de controlar isso mesmo. Agora falando sobre a velocidade das interações, ficaria mais rapido mesmo, não é? Eu vou conversar com eles direito sobre isso.

Sobre o 2° ponto que o Danilo falou: É desejável que cada empresa seja única e separada, ou seja, nenhuma terá vinculo com as outras (É isso que gerou essas dúvidas sobre o banco de dados).

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.