Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Emerson Rodrigo

Aplicação multi-tenancy PHP

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Preciso criar uma aplicação em PHP que atenda a arquitetura multi-tenancy, ou seja varios usuários acesando a mesma aplicação, porém com banco de dados distintos.

Não sei nem por onde começar a modelagem deste sistema.

Alguém já desenvolveu ou está desenvolvendo uma aplicação deste tipo que possa me dar uma luz?

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado

Alguém?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive pesquisando sobre multi-tenancy no google e encontrei uma forma de "mascarar" a arquitetura.

Seria contratando um servidor de Cloud e criando um container para cada cliente.

Isso seria viável?

Compartilhar este post

Link para o post

Viável é, mas existe a real necessidade de haver um banco de dados pra cada usuário?

Na minha visão sim, pois penso na questão de se por acaso acontecer algum problema com o banco de dados, apenas um cliente seria prejudicado, já com o banco compartilhado, em caso de problemas todos os clientes seriam prejudicados.

Compartilhar este post

Link para o post

Os clientes não terão relação uns com os outros não.

Com um sistema compartilhado consigo enxergar dificuldades também na questão de "isolamento" por cliente de customizações.

O que acha sobre isso Henrique?

A aplicação é relativamente grande, no inicio seriam pelo menos 15 clientes.

Seria melhor compartilhar o banco de dados, ou separar?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

Eu acho que a maioria das aplicações multi-tenant compartilham o banco de dados, mas são implementações mais simples.

Como quer separar tudo, ainda tem duas soluções: um banco com n schemas e bancos distintos. Eu costumo achar a do schema mais viável.

Não sei qual BD está utilizando... Nunca trabalhei com MySQL neste nível, mas se estiver utilizando PostgreSQL por exemplo, é bem simples fazer este tipo de aplicação criando vários schemas.

Caso tenha muitas customizações aí é melhor separar mesmo.

E já para a arquitetura, apesar de não trabalhar com PHP, acho que você decide qual BD acessar é no momento da requisição podendo ter todos os bancos de dados no mesmo lugar (com schemas é desta forma).

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.