Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nandoluizpm

[Resolvido] ClientDataSet.Open/.Close

Recommended Posts

Pessoal, sou iniciante em Delphi e estou gostando muito da linguagem. Porém eu tenho uma dúvida e resolvi compartilhar com vocês:

Quais são as funcionalidades do Open e do Close em um ClientDataSet? Eu sei que o Close fecha o DataSet e tudo que está dentro dele, se tiver vínculo com alguma base de dados, também é excluído. Um DataSet fechado não tem registro.

Mas se eu fechá-lo, precisarei abri-lo para reutilizar? E o que o Open faz? Por que algumas ações são restritas aos DataSet's fechados?

Tenho uma ideia superficial do assunto e eu gostaria de conteúdo para ler sobre essas propriedades, mas na internet eu não consegui achar links satisfatórios. Me ajudem aí!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você fechar, como você disse, todos os dados e o vínculo com o banco é excluído. Logo, não faz sentido você efetuar ações em um dataset que trabalha em memória que está fechado, sem nenhum registro nele. Talvez você não saiba, mas o ClientDataSet, é um DataSet que trabalha apenas em memória; você pode incluir/alterar/excluir dados sem vínculo com o banco. Depois que você ter efetuado suas operações, você aplica todas as mudanças feitas em memória para o banco executando um método dele chamado ApplyUpdates.

Então se você fechar, mas precisar trabalhar com ele, você terá que abri-lo novamente antes. É por isso que algumas operações são restritas ao ClientDataSet fechado.