Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NaPraia

Mortes nas estradas

Recommended Posts

Ontem disseram no jornal que o Brasil é o quinto país onde mais morrem pessoas por ano no mundo (com 48.000), mas olhem nesse site, onde mostra o percentual referente a grupos de 100 mil habitantes.

 

 

Notem que o percentual e índia, china e eua que tem uma população bem maior, mas com percentual bem menor. Isso que o trânsito na índia e china é um caos só, nem se compara com o brasil mas lá não tem suicídas.

 

 

E tem locais bem mais suicidas. bom deve ser no japão, pelo índice.

 

 

Site

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dados de 2011

 

mortes no transito:

jp: 4.200 (vem diminuindo as taxas nos últimos 20 anos)

brasil: 40 mil.. (estava diminuindo de 1990 pra 2000, mas vem aumentando de 2000 em diante)

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_traffic-related_death_rate

 

homicídios:

jp: 442

brasil: 40 mil

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_intentional_homicide_rate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mortes no transito:

jp: 4.200 (vem diminuindo as taxas nos últimos 20 anos)

brasil: 40 mil.. (estava diminuindo de 1990 pra 2000, mas vem aumentando de 2000 em diante)

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_traffic-related_death_rate

Achei que fosse menor, mas pela povo todo que tem, todo mundo deve ter condições de ter carro, apesar do excelente transporte ferroviário que existe.

Só no mês de janeiro, o brasil já registra mais mortos em acidentes do que o japão, hehehe.

 

 

Morte no trânsito, japão tem só 10%, e homicídios tem 1%. Será que não tem algo errado?

 

Bom, dos 40 mil homicídios por ano no brasil, uns 38 mil ficam sem solução ou se quer são investigados.

 

Como é a pena para homicidas? E motoristas que provocam acidentes com mortes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas comparar Japão com Brasil da muito certo?

Não fiz as contas, mas o Japão deve ser menor que o estado de São Paulo.

 

quis comparar pela população, brasil 190 mi e japão 130 mi.

Isso que mais de metade da população brasileira não tem condições de comprar um carro.

Já no japão, 80% deve ter condições que faria com que a frota fosse a mesma.

 

 

Tem alguma restrição quanto a compra de armas de fogo no japão? (com certeza deve ter e bem rígida)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas aqui, para todo lugar que vamos viajar andamos 500km ou mais, a distância é longa. lá as viagens devem ser um trajeto bem menor, as estradas lá são melhores com certeza e ainda existe trem bala pra ir pra vários lugares, acho que isso tudo influência.

 

Ter arma de fogo não diz muita coisa. No Canadá praticamente todo mundo tem arma e nem por isso saem se matando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não fiz as contas, mas o Japão deve ser menor que o estado de São Paulo.

:upset:/>/>

338km²

 

Maior que Itália...

O Estado de São Paulo tem 248 mil km²..

 

São 130 milhões de habitantes dentro do jp + 10 milhões no exterior, sendo 2 milhões no Brasil.. 5 milhões nos EUA.. o restante espalhados pelo mundo.

 

Os homicídios, é isso mesmo.. 440...

não é 4 mil e 400 ou 440 mil.. são 440 (quatrocentos e quarenta).

 

Se somatizar todas as mortes (transito, doença, velhice, etc + o tsunami de 2011) ainda fica abaixo das mortes nas estradas no Brasil.. o tsunami levou uns 25 mil numa tacada só.

 

A lei de trânsito é rígida mas outros fatores colaboram com os "bons resultados".. A educação, cidadania, cultura.. A justiça íntegra..

 

O Brasil tem leis rígidas também, mas é um circo... a justiça lenta, corrupta.. povo sem noção de cidadania e respeito ao próximo...

 

 

Vamos pegar um exemplo... coincidência ou não, no destaque da home da globo.com de hoje,

uma situação tão comum que se tornou banal.. nem fiz esforço pra encontrar algo do tipo:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/12/motorista-que-empurrou-pm-apos-acidente-paga-fianca-e-e-solta.html

 

 

Um caso desse no jp,

 

1º a infratora teria que pagar multa de 1 a 3 milhões de ienes (10 a 35 mil dólares), perderia pontos na carteira..

 

2º desacato a autoridade..

multa e prisão com direito a fiança..

 

3º direção perigosa

multa e dependendo da gravidade, o veículo é apreendido e perde a carteira..

 

 

Mas não basta ter leis se a justiça não faz cumprir né..

 

 

Outro exemplo aqui.. se for pego embriagado ao volante, multa de 1 a 3 milhoes ienes..

Se houver passageiros, cada um é multado de 300 mil a 1 milhão de ienes mesmo não estando embriagados pois se tornam cúmplices. Esses valores aumentaram com a nova lei de 2012. O valor era 3 vezes menor.

 

Se atropelar e matar alguém e for considerado culpado, terá que arcar com todos os custos, velório, assistência a dependentes do falecido e pensão para o "resto da vida" caso a vítima deixar dependentes (filhos pequenos, esposa, etc.. )

 

Se aleijar alguém deve pagar pensão pro resto da vida também..

 

Tem os "loucos" que se atiram na frente dos carros para se machucarem e não precisar mais trabalhar ou conseguir uma "graninha extra". Esses dementes se jogam na frente de qq veículo para ser atropelado na esperança de receber indenizações ou pensão para o resto da vida no caso de invalidez.

A ordem é dar preferência sempre aos pedestres. A lei pende também para os pedestres, mesmo o pedestre sendo culpado. Todavia, toda esquina possui câmeras hoje em dia.. não adianta neguinho se jogar na rua de qualquer jeito. É raro acontecer esses incidentes mas acontece..

 

Outra malandragem dos japas é aumentar um acontecimento. Por exemplo, uma batida de leve que não deu nada, a vítima do outro carro sai do veículo dizendo sentir dores, pra arrancar indenizações... em muitos casos a própria pessoa aproveita a situação e bate a cabeça no volante propositalmente para dizer que foi devido ao acidente..

 

Uma curiosidade daqui é que o povo é tão acostumado com a segurança no trânsito que muitas vezes atravessam uma rua sem olhar.. confiando somente no semáforo.. é aí que ocorrem muitas mortes.... eu cresci no brasil então eu não me acostumo com isso.. independente do sinal estar aberto pra mim eu olho todos os lados, confiro e só depois sigo em frente.. mas os japoneses não costumam fazer isso..

 

Os idosos tb provacam muitos acidentes fatais.. infarto ou sonolência ao volante, confundir os pedais, etc..

 

Uma última coisa que acho interessante é os pedestres.. mesmo se não tiver carro algum, eles não atravessam a rua se o semáforo de pedestres estiver vermelho.. só atravessam se estiverem muito apressados ou em casos extremos.. mas em geral, todos ficam parados.. só os estrangeiros que não sabem e atravessam..

A razão disso é para evitar desatentos.. as pessoas tendem a seguir umas as outras, por exemplo:

 

- O sinal de pedestre está fechado e todos estão esperando abrir.

- Alguns carros passando e tal..

- Aí alguém resolve atravessar antes de abrir o sinal.

- Para esse que atravessou, tudo bem, pra ele deu tempo, mas um desatento pode pensar que o sinal abriu e atravessar em seguida, correndo risco de ser atropelado..

 

Pode parecer bobo os pedestres ficarem parados nos semáforos mas isso eles aprendem desde criança nas escolas e de fato, minimiza os riscos..

 

Eu só não concordo em ficar parado em ruas desertas.. né.. nesse caso é ser bobo mmesmo..

 

Há diversas outras coisas.. mas esses são os pontos mais comuns daqui.

 

Já no japão, 80% deve ter condições que faria com que a frota fosse a mesma.

por aí...

 

Índice per capita (1000 habitantes), os dados do jp é de 2009.. do brasil é 2011

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_vehicles_per_capita

 

Japão, uns 79.6 milhões de veículos.

Documento do governo: http://www.airia.or.jp/number/pdf/01.pdf

 

Brasil, uns 65 milhões

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_frota_de_veículo

 

Sentença para homidicas... depende do julgamento.. em casos muito graves a pena de morte.. a pessoa que escolhe o método.. enforcamento ou injeção letal..

 

 

 

 

#6...

distância não faz diferença também.. olha o tamanho dos EUA.. e não tem trem bala por lá..

 

Trem bala é caro.. Osaka -> tokyo só ida dá 15 mil ienes (180 dólares) na classe econômica.

De carro, pagando combustivel, pedágio, 15 mil ida e volta.

De ônibus de 10 a 15 mil ida e volta..

Pode parecer pouco mas faça 3 viagens dessa por mês..

90 mil ienes de shinkansen (mil dólares.. 2 mil reais)

carro: 45 mil

onibus: 30 mil

 

no jp, em média distâncias de 250 km aichi -> tokyo..

uns 300km se for osaka -> tokyo.. são viagens comuns.. corriqueiras.. tem os que vao mais longe de wakayama até região de touhoku.. deve dar uns 480 / 500..

 

As vias expresso são perigosas. O limite é 100, tolêrancia até 110, mas o que tem de nego voando a 150 / 180.... só reduzem proximos a posto de policia.

É comum acidentes por sonolência nas vias expressas.. e geralmente é grave pois está todo mundo acima de 100 km/h

 

 

Armas de fogo.. influenciam sim em povos com baixo IDH..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Brasil o Estado não funciona e quando funciona nós reclamamos, basta a ver os pardais, sinais, faixas, leis secas, tomamos tudo como estorvo, queremos ordem mas para os outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.