Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GiovanniWeb

Verificar se usuário já é cadastrado no banco de dados

Recommended Posts

Queria perguntar se tem alguma forma de fazer aquela verificação se o e-mail ou nome e o sobrenome já existem no banco de dados, só que no próprio arquivo onde se encontra o formulário de envio. Para que se já estiver cadastrado, ele dá um aviso e não redireciona para a action.

Já tentei fazeê-lo na propria action, mas além de não funcionar, não é o que quero...quero que avise antes da pessoa conseguir "enviar" o form para action.

Alguem pode me ajudar???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no banco de dados defina o campo email como unique key.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um select normal buscando o login. Ai use o onblur para que na saída do input ele chame o seu arquivo php que verifica se o login está disponivel ou não. Ai é só usar o .html do jquery para imprimir o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um select normal buscando o login. Ai use o onblur para que na saída do input ele chame o seu arquivo php que verifica se o login está disponivel ou não. Ai é só usar o .html do jquery para imprimir o resultado.

Você falou ai em jquery, você sabe algum tutorial, apostila, video-aula boa, para me passar?

faz algum tempo que estou querendo aprender só que não acho muito sobre o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, muito obrigado por todas as respostas! Fui atrás de tudo que voces me disseram, mas não cheguei a testar todos códigos recomendados por completo, me desculpem, mas é que criei meu sistema de uma forma meio 'minha'...e daria muito trabalho para se adequar ao correto e fazer a verificação nesses modos.

Mas...cheguei num resultado satisfatório pra mim no momento, pois não se trata de nada sério.

No MySql atribui aos campos apelido e email o UNIQUE, explicando:

ALTER TABLE `nome_tabela` ADD UNIQUE (`nome_campo`)

Lembrando que o campo deve ter tamanho definido no MySql!

Esse código faz não repetir dados numa mesma coluna, dando um erro que não salva os dados no BD.

Depois, no arquivo da action do form, adicionei:

if($resultado = mysql_query($inserir)){ //Se a consulta der certo
	 	echo "Dados adicionado com sucesso.<br>
		<a href='cadastro.php'><b><h4>Retornar ao cadastro</h4></b></a>";

}
echo mysql_errno();
if(mysql_errno()) {//NO MEU CASO, o único erro que eu sei que pode dar por enquanto é o 1602 (Duplicate do UNIQUE)
               echo "<br>Já existente<script language='javascript'> history.go(-1); alert('Email ja cadastrado no sistema!');</script>";//Alerta que já existe e retorna para o form sem enviar os dados
               exit;
       } else {        
               echo "Sem erro unique";

} 

É bem gambiarra mesmo, mas pra mim funciona...só estou brincando de fazer uma estrutura de rede social, quando tudo funcionar, posto ela aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.