Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CleitonGarcia

Estruturado vs OO

Recommended Posts

Pessoal,

Eu programo desde meus 8~9 anos com PHP estruturado, no entanto eu sempre leio artigos sobre os dois modos de programação, do OO e do estruturado.

Dizem que estruturado é para pequenas aplicações. E isso é mito. Pois eu já realizei a construção de grandes sistemas e aplicações somente com estruturado. Eu já estudei muitos códigos em OO, e tudo que é feito é em OO pode ser feito em estruturado!

No entanto, vejo centenas de artigos que mais critícam estruturado que os comparam. Fica algo como se fosse para leigos, é fato que você exibir um conteúdo qualquer com estruturado é mais fácil que OO, no entanto, contruir um sistema completo, e até complexo, é a mesma dificuldade de lógica, teoria, conhecimento e tempo!

Eu programo somente estruturado, aliás eu construo sistemas versáteis, razoavelmente rápidos, flexiveís e complexos, mas como eu estudo OO, eu também aplico OO em alguns códigos, funções, etc. Ou seja, de certa forma, aplico ambos modelos de programação em meus projetos, mas faço mais em estruturado.

É fato que nos dias atuais normalmente para projetos e empresas de desenvolvimento, eles solicitam conhecimento em OO.

Mas minha critíca quanto ao assunto é esta. Gostaria das suas colegas happy.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dizem que estruturado é para pequenas aplicações. E isso é mito.

de certo modo não é.

Pois eu já realizei a construção de grandes sistemas e aplicações somente com estruturado.

depende muito do que você chama de grande sistema/aplicação, certamente se o cliente pedir uma alteração no fluxo do sistema você perderá um mês para mais até conseguir fazer a mudança.

No entanto, vejo centenas de artigos que mais critícam estruturado que os comparam.

não é atoa, pense nisso.

Fica algo como se fosse para leigos

por que é.

contruir um sistema completo, e até complexo, é a mesma dificuldade de lógica, teoria, conhecimento e tempo!

JAMAIS.

eu também aplico OO em alguns códigos, funções, etc.

por essa pequena declaração eu afirmo, você não programa OO.

no máximo sabe criar classes só que não tenha dúvida que você deve violar no minimo uns 5 princípios básicos.

É fato que nos dias atuais normalmente para projetos e empresas de desenvolvimento, eles solicitam conhecimento em OO.

não é atoa, pense nisso².

Compartilhar este post

Link para o post
Dizem que estruturado é para pequenas aplicações. E isso é mito. Pois eu já realizei a construção de grandes sistemas e aplicações somente com estruturado. Eu já estudei muitos códigos em OO, e tudo que é feito é em OO pode ser feito em estruturado!

Na verdade cara, OO e estruturado não tem muitas diferenças não...

Orientação à Objetos é mais uma teoria, vários conceitos, ou seja, OO é na verdade o uso de classes heranças, polimorfismos e etc, já a estruturação não utiliza classes nem nada, é apenas a linguagem corrida, C é uma linguagem estruturada, Portugol é estruturado, já por exemplo, C#, VB, Java utilizam o sentido de orientação a objetos, porém são também linguagens estruturadas, não há grandes diferenças entre criar um sistema estruturado totalmente (sem usar classes nem nada) ou OO (com classes) o ideal seria mesmo misturar os dois, mas tenha em mente que são dois conceitos que não são muito diferentes.

Orientação a objetos é então estruturado de certa forma, todo php é estruturado, todas as linguagens são estruturadas.

no entanto, construir um sistema completo, e até complexo, é a mesma dificuldade de lógica, teoria, conhecimento e tempo!

Cara, isto está muito errado... Um sistema de calculadora por exemplo não exige nem a mesma lógica, teoria nem conhecimento e nem tempo de um sistema de banco por exemplo, que é um dos sistemas mais complexos existente empregando diversas linguagens.

Se eles solicitassem conhecimento estruturado eles também estariam solicitando conhecimento OO

Galera não vamos brigar neste tópico ok?

Compartilhar este post

Link para o post

bom ele está falando em está falando em Orientação a Objetos ??

bom eu começei a programar dessa forma mais bem eu estava na realidade mesmo só usando class e function até que um amigo meu me disse que isso não é bem o POO , não realidade acho na minha opnião que não tem muita diferença no resultado em si, mais a vantage é o seguinte o code fica mais organizado e você programa 10 vezes mais rapido e deixa de repetir codigos.

POO não é o bicho de 7 cabeça como todos pensam mais é logica pura, deve ter bastate atenção e claro deve ter bastate força de vontade de aprender.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico triste por eu ter aprendido somente estruturado. Vou estudar classes, eu terei de me acostumar com elas assim como me acostumei com estruturado, é essencial um OO hoje em dia. ermm.gif

@Edit:

Estou com 17 anos. Escolhi alguns cursos, que cito abaixo para estudar e aprofundar ainda mais meu conhecimento dessa linguagem na qual sou amante.

São eles em ordem de conhecimento:

http://www.treinaweb.com.br/curso/logica-oo

http://www.treinaweb.com.br/curso/mysql

http://www.treinaweb.com.br/curso/php-orientado-objetos

http://www.treinaweb.com.br/curso/php-seguranca

http://www.treinaweb.com.br/curso/mvc-com-php-orientado-a-objetos

O que acham? laugh.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Fico triste por eu ter aprendido somente estruturado.

o tem de livros, apostilas e videos ensinando php estruturado e mysql não é atoa q tem tanta gente q so sabe estruturado.

não há grandes diferenças entre criar um sistema estruturado totalmente (sem usar classes nem nada) ou OO (com classes) o ideal seria mesmo misturar os dois, mas tenha em mente que são dois conceitos que não são muito diferentes.

não tem muita diferença? tem como dar um exemplo de codigo?

veja os sistemas estruturados em php, é quase certeza q misturam o codigo da logico com o html sem contar as variaveis globais.

mistura sempre termina em bagunaça.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês tem que ter em mente é que OO não é somente utilizar classes para se programar, a OO é um paradigma de programação, ou seja, uma outra lógica e fluxo para se programar... Existe muito mais coisa na OO que classes, existem polimorfismos, heranças e muito mais, além de padrões de projetos (design patterns) que auxiliam e muito para o entendimento do código.

É possível fazer sistemas grandes de forma estruturada, mas imagine que você tenha que mudar alguma coisa no fluxo da aplicação, você vai perder meses para uma pequena alteração.

Eu acredito que quem defende a estruturada na verdade nunca trabalhou com mais pessoas no mesmo projeto, no estruturado não há uma formalidade, é tudo feito meio que na gambiarra, a lógico está junto com a apresentação, com a OO e a utilização de padrões como o MVC é possível ter designers, programadores, engenheiros, testers trabalhando simultaneamente em um mesmo projeto sem que estes tenham conflitos ou dificuldades para entendimento do código.

Acreditem crianças, quando forem aprender a utilizar o OO comecem com a mente aberta, esqueçam aquilo que vocês sabem de estruturado, posso até me arriscar a dizer que aprender PHP de forma OO é quase como aprender uma nova linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Estude POO por favor, você ainda nem imagina o que pode ser feito em PHP, ainda mais agora com os traits, se informe em como desenvolver com POO utilizando metodos mágicos, e você verá o quanto é diferente os 2 modos de desenvolvimento

Compartilhar este post

Link para o post

não tem muita diferença? tem como dar um exemplo de codigo?

veja os sistemas estruturados em php, é quase certeza q misturam o codigo da logico com o html sem contar as variaveis globais.

mistura sempre termina em bagunaça.

Nem sempre, o uso dos dois métodos de programação pode levar um programa simples para uma aplicação complexa, por exemplo, podemos criar uma classe usando o paradigma POO, criamos classes, objetos, usamos heranças, isso diminui o uso da CPU e aumenta o desempenho, porém se precisarmos de pequenas funções simples podemos estruturar poucas linhas de código fora da aplicação e interligá-la com a aplicação em si, temos um sistema que une o melhor de tudo, a facilidade da estruturação com a rapidez do método orientado.

Fico triste por eu ter aprendido somente estruturado. Vou estudar classes, eu terei de me acostumar com elas assim como me acostumei com estruturado, é essencial um OO hoje em dia.

A POO melhora o desempenho da aplicação, ela ensina coisas novas sobre os modos como você pode programar, não é que se você usar estruturados você não tem chance, muitas empresas ainda usam scripts estruturados para suas aplicações, como eu disse no quote de cima, a estruturação é mais simples e mais rápida para se executada, porém peca no desempenho para com a máquina, já o OO pode tanto ser mais rápido quanto ter mais performance com relação a máquina usada, ai vai depender de como você estrutura seus dados dentro do método OO. Mas se você quiser aprender eu sugiro pegar algumas referencias bem básicas de VB.NET e ir no site do macoratti que ele tem uma lição em 5 passos sobre POO.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com um grande projeto em mente, e ele irá esperar alguns meses, ou até ano(s), pois irei sem dúvida enfiar a cara em apostilas compradas e/ou gratuitas. Sem contar que já comprei os cursos no TreinaWeb de Lógica OO, PHP OO e MVC. Pretendo extender ao máximo meu conhecimento! Vou esquecer o que já sei e enfiar a cara em aprender OO.

Estude POO por favor, você ainda nem imagina o que pode ser feito em PHP, ainda mais agora com os traits, se informe em como desenvolver com POO utilizando metodos mágicos, e você verá o quanto é diferente os 2 modos de desenvolvimento

Sem dúvida os metódos de desenvolvimento são completamente diferentes, isso é fato. No entanto, eu gostaria de saber qual aplicação seria cosntruida com OO e não com estruturado? ermm.gif

É fato que ela é organizada, tem padrão de projeto e todo o que engloba melhorias, no entanto, qual exemplo de sistema que o OO faz que o procedural não?

Já estou estudando, é insano querer aprender tanto quanto eu. Haha!

Let's study! clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o PHP ainda não chegou nesse patamar de a OO fazer coisas que a estruturada não consegue (talvez seja necessário algum work around mas será possível) e acredito que não seja nem essa a questão de se utilizar ou não a OO. A principal vantagem é a facilidade de desenvolvimento e manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é OQ é construído em um que não pode ser no outro, e sim a facilidade no código e a forma de manusear

Aqui vai um exemplo simples de fazer um site...

Digamos que você gere o template na classe BASE

class base {
   function __construct() {
       ?>
       <!DOCTYPE html>
       <html>
           <head></head>
           <body>
               <div class="header"><?php $this->header(); ?></div>
               <div class="content"><?php $this->content(); ?></div>
               <div class="footer"><?php $this->footer(); ?></div>
           </head>
       </html>
       <?
   }

function header() {
       echo 'HEADER';
   }

function content() {
       echo 'CONTENT';
   }

function footer() {
       echo 'FOOTER';
   }
}

E agora você quer alterar o conteudo na página contato ai então:

class contato extends base {
   function content() {
       echo 'CONTENT DA CONTATO';
   }
}

E isso é um exemplo MUITO do simples, se informe sobre o uso de NAMESPACES, e como ele pode ser usado para auto incluir as classes, e nunca mais você irá programar estruturado. ISSO EU TE GARANTO.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso é só saber programar em procedural corretamente.

Eu por exemplo, criei a página index.php que recupera o parâmetro e inclui o arquivo de controle (pasta /control/), ele inclui a model que é responsável pelo PHP e a control dessa página também inclui os arquivos do template.

Nesse caso, é muito prático alterar meus códigos. Eu fiz um "MVC" só que estruturado, e claro, menos eficaz, mas ainda sim é um design pattern. Eu utilizei o mesmo modelo no novo projeto da uGupa e da Focalize TV, felizmente estou contente com eles.

Eu irei estudar porque eu gosto muito de PHP, e todo conhecimento é bem vindo. Agora fiz 40% do curso de lógica OO, falta ainda MVC e muitos outros, haha! Gastei uma graninha nesses cursos mas vou me aperfeiçoar.

Este meu modelo de "MVC-> Model, view e control" é um tanto quanto bom. Pois todo PHP eu posso mudar na Model, já os temas eu posso mecher na View e o control é somente o tratamento das páginas, não sendo preciso mecher no mesmo!

Esse meu design pattern ainda tem mútiplos templates e linguagens, todos padronizados. É algo que me facilita muito a vida. Terminei em 90 dias (exatos) um projeto, digamos que, "porte médio". Somente com estruturado e esse "design pattern", se posso dizer assim. huh.gif

E é fato também que cada programador tem um modo diferente de trabalhar. Não dá para quem produz PHP OO dizer que PHP de verdade é OO, assim como quem programa estruturado não pode dizer que PHP de verdade é estruturado, ambos são PHP e ambos são capazes de se criar algo construtivo. Se é uma é mais prática, fácil ou não, é questão de opinião, ou estou enganado? huh.gif

Trabalho:

http://forum.imasters.com.br/topic/484098-webtv/

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer um que começou na época do PHP 4 ou até mesmo anterior, começou com estruturado, porém quando você aprende alguns macetes que podem ser feito com OO no php, você nem olha mais pro estruturado e quer sempre se aperfeioar no OO, e claro mesmo com OO eu tenho funções estruturais, o PHP proporciona isso, e é lindo, pra dar o START no projeto, que é OO por exemplo, ou até funções que fazem ajustes. É gosto, mais a metodologia OO, tenta ao máximo deixa o código o mais próximo da vida real, sendo muito mais facil entender algo como $corpo->mover_braco() do que corpo_mover_braco(), estando em ambiente OO, a classe CORPO terá todas as informações necessárias para saber a posição atual do braço, enquanto a estrutural terá que receber todos esses dados, ou utilizando outras funções recuperar esses dados, gerando mais linhas e mais "dores de cabeça"

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ainda não estou no patamar dos colegas aqui, pois não tenho nem 1 ano de ter feito o módulo PHP no curso.. Pelo que pude perceber Orientação a Objetos é algo mais complexo de se aprender, isso é um fato. Tem algumas coisas que ficam muito mais práticas e elaboradas com POO, mas tem coisas que não valem a pena fazer com Orientação a Objetos, como por exemplo um site pessoal com uma ou duas coisinhas dinâmicas...

Quanto ao estruturado, discordo que o código fique "bagunçado" ou mal feito, pode até não ser tão prático, mas é possível sim fazer algo bom e que não fique engessado.

Como gosto de aprender, estou desenvolvendo um grande sistema(o sistema é meu, não estou fazendo experiências com clientes...) com programação estruturada e pretendo, conforme for avançado, ir aplicando alguns conceitos de POO, até encontrar a "medida ideal".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço tudo em OO, mesmo pequenas aplicações... PQ?

Pelo simples fato que amanhã, o pequeno pode se tornar grande... E já me aconteceu algumas vezes

Faz sentido. No entanto, o grande também pode ser procedural. Acredito realmente que estou certo quando digo que as metodologias são meras opiniões!

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido. No entanto, o grande também pode ser procedural. Acredito realmente que estou certo quando digo que as metodologias são meras opiniões!

Não são só meras opiniões, tudo está em como você entende as 2, OO é uma metodologia, e se bem entendida, você verá que ela pode ser muito mais benefica que a procedural, PRINCIPALMENTE quando trabalhando em equipe

Compartilhar este post

Link para o post

Como é fantástico este mundo (novo) de metódos, classes, superclasses, subclasses, heranças, polimorfismo, etc.

É altamente indicado o POO, acredito sem sombra de dúvidas que, se alguém quer realmente se dizer programador verdadeiro em PHP deve ter conhecimentos em OO. Além claro, de se tornar um profissional dobradamente melhor. Há uma infinidade de coisas que OO se torna melhor, é mais ou menos que um "social" do PHP, onde a classe social OO, é mais complexa de aprendizado, no entanto ela facilita a vida no ramo. Mas não que isso seja motivo de notoriedade no final dos trabalhos, ou seja, não é notório as diferenças para os usuários finais em um trabalho OO ou procedural.

Se eu estiver errado em alguma citação, sem dúvida, me corrigam!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.