Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniciuswebdev

Diferenças entre Factory Method e Abstract Factory

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou estudando Design Patterns utilizando PHP mas travei com pouco com estes dois caras, gostaria de entender a diferença entre os dois. Já li diversos artigos mas a maioria me pareceu um pouco genérico, sem aplicação real.

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem post gigante do João Batista nesse tópico com um caso de uso real, temo apenas não ter conhecimento o bastante para te apontar quem ou onde é ou está o Factory Method.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Bruno, obrigado, realmente muito bom este tópico.

Pelo que eu percebi o FactoryMethod é usado quando uma classe precisa instanciar outras classes que irão participar dentro dela, mas estes objetos a serem obtidos vão depender do parâmetro enviado ao FactoryMethod, que vai decidir qual classe buscar.

E o AbstractFactory é um pouco mais amplo, ele implementa interfaces que ditam o comportamento de uma determinada classe, assim outras classes com comportamento parecido também vão implementar esta interface, isso vai fazer com que classes diferentes tenham as mesmas características e eu consiga acoplar e desacoplar estas classes sem interferir na atuação delas no projeto.

Se alguém pudesse confirmar meu pensamento, ou corrigir...

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.