Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hijack

DER (Diagrama de Entidades e Relacionamento) para um externato

Recommended Posts

Boa noite, estou a criar uma base de dados para um externato e gostaria de saber se o modelo que apresento está bem estruturado.
Na vossa opinião, está mal estruturada? O numero de tabelas é suficiente? Se não, que tabelas aconselhariam a acrescentar?

 

 

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um primeiro passo é com base nos requisitos do sistema "fazer perguntas ao modelo" e ver como ele responde.

 

O Sistema deverá calcular a média do aluno.

O Sistema ter uma relação de quais professores dão aula para quais alunos.

etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Motta, desde já aproveito para lhe agradecer a sugestão, no entanto devido ás horas a que eu fiz o post, grande parte da informação ficou esquecida.

 

Peço desculpa, de facto não facultei a informação adequada para que pudessem perceber o que tenciono fazer.

Pretendo criar um sistema para um externato. O sistema tem uma pagina de login para que os encarregados de educação possam aceder á sua conta, onde poderão consultar os progressos escolares dos seus educandos.
Tendo em conta que cada aluno tem uma matricula.
Após a inscrição ser efectuada o enc. de educação passará a ter acesso aos dados do seu educando tais como saber qual a turma e o professor que o/s seu/s filho/s ou educando/s terão (depende de quem detenha poder sobre o menor), poderá consultar os progressos escolares do/s seu/s filho/s durante os 3 períodos do ano lectivo, ás suas médias assim como outras observações elementares.

Basicamente é isto que pretendo.

Desde já agradeço a vossa atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde poderão consultar os progressos escolares dos seus educandos

 

O Modelo responde a isto, como ?

 

cada aluno tem uma matricula

Tem ? É única ?

 

 

poderá consultar os progressos escolares do/s seu/s filho/s durante os 3 períodos do ano lectivo, ás suas médias assim como outras observações elementares.

 

Pelo Modelo pode ?

 

Ou seja "perguntar ao Modelo" e ver como seu Modelo responde aos requisitos do Sistema.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vendo por alto um problema de seu Modelo parece ser segurança no acesso, isto é, quem pode acessar o que.

Um pai pode acessar dados de outro aluno que não seu filho(a) ?

Só funcionários acessam dados de todos os alunos ?

 

Mas validação de modelo se faz assim.

Qualquer coisa, tamos aí.

 

______________________________________

ac Moderador : Este tópico deveria estar na parte de Modelagem, concorda ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Origado por ter respondido Motta.

 

Motta, eu sou auto-didata, não tenho nenhum curso superior nem estou a frequentar nenhum, apenas aprendo pelos meus meios, fazendo pesquisas e frequentando foruns tais como o Imasters entre outros.

Ainda não entendo muito bem sobre modelagem de bases de dados, é normal que esse modelo tenha muitas falhas. Daí ter procurado ajuda aqui com pessoal experiente e com elevado grau de entendimento na matéria.

 

Agora, se me poderem ajudar a solucionar este problema, ficarei grato.

 

Os pais só devem ter acesso ás informações dos seus filhos e não ás dos outros.

Sim, apenas os funcionários terão acesso a todas as informações de todos os alunos.

 

Pelos vistos terei de adicionar mais tabelas.

 

Como posso transferir este tópico para a parte da modelagem? Peço desculpa pelo incidente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hijack :

 

Transferir só o Moderador ou Adm.

 

Pense as tabelas, aconselho a modelar em rascunho, papel e caneta, risca, rabisca, depois passa para algum software, eu ao menos prefiro assim.

 

Sim faltam Entidades (Tabelas) neste modelo.

 

O Modelo na parte Acadêmica não me parece ruim, mas deixo o trabalho de analise contigo, para um "amador" seu modelo não esta ruim, mas falta coisa ainda.

 

Seguem exemplos

 

 

poderá consultar os progressos escolares do/s seu/s filho/s durante os 3 períodos do ano lectivo

 

Onde no Modelo tem esta informação ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez mais, muito obrigado pelas dicas Motta, vou melhorar o modelo e mais tarde voltarei aqui para mostrar como está.

 

Muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, antes de mais gostaria de pedir ao administrador do forum ou algum moderador que transfira este post para o local correto neste caso para a modelagem.

 

Tal como disse no post, aqui estou eu para mostrar a reestruturação da bd com as tabelas que faltavam assim como outras que achei serem necessário acrescentar.

 

bdexternato.png

 

Amigos, gostaria de saber o que me dizem deste sistema. Não poupem criticas, eu gosto de aprender e aperfeiçoar.

 

Abraço a todos e muito obrigado por toda a ajuda que me têm prestado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tabela de desempenho tem que ter uma ligação com a Turma também.

 

Pois eu posso fazer duas materias de portugues em dois anos diferentes, e a partir de sua modelagem não seria possível identificar se houve uma melhora ou não pois não tem registros de data, ou turma para buscar a data.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tabela de desempenho tem que ter uma ligação com a Turma também.

 

Pois eu posso fazer duas materias de portugues em dois anos diferentes, e a partir de sua modelagem não seria possível identificar se houve uma melhora ou não pois não tem registros de data, ou turma para buscar a data.

 

 

Boa tarde Jorge, obrigado pela dica, vou proceder á alteração da tabela. Pelos vistos apenas a tabela de desempenho era a unica que estava mal. Obrigado srº Jorge.

 

Um bem haja a todos

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.