Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pctecnologia

Login via facebook (não sei como pegar a senha)

Recommended Posts

Não sei se me fiz entender mas o problema é o seguinte...

Tenho um cliente que tem um site onde o usuário pode se cadastrar por um formulário, então ele me pediu para colocar o botão Login com Facebook, o problema é que pelo o que andei lendo e pesquisando não consigo capturar essa informação, mesmo que criptografada, de um usuário do Facebook.

Então como vou fazer para automaticamente, via Facebook, criar o cadastro do usuário e loga-lo ao mesmo tempo?

Qual é a logica deste botão login via facebook?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A autenticação não é feita no seu site, você nunca vai ter a senha do usuário.

Baixe a API do facebook aqui: http://developers.facebook.com/docs/reference/php/

Nas páginas de exmplo, tem um exemplo de login.

Mas é mais ou menos assim, quando o usuário clica em login com facebook, ele é redirecionado para o facebook e ele vai se autenticar em um aplicativo que você criou, depois que ele se autenticar, o facebook vai chamar uma página de seu site com as informações do usuário, dentre elas, o ID do facebook. Este ID que você vai manipular quem é quem nas autenticações.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius,

Até ai eu entendi, mas vamos lá, vou tentar explicar melhor.

No site existe a possibilidade de o usuário realizar um cadastro completo e quando clica em salvar eu gravo no banco de dados, na tabela tb_usuarios, o nome, EMAIL, data_nascimento, sexo, pais, estado, cidade, telefone e SENHA.

Para fazer o login do usuário ele precisa então informar o email e a senha.

Feito isto eu faço uma pesquisa na tabela por estes dados e se encontro gravo uma sessão e dou permissão de acesso para ele.

Mas e se o cara NÃO fez o cadastro e optou por fazer login via Facebook, neste caso, ele autentica no Facebook e o Facebook me retorna alguns dados menos a SENHA.

Desta forma, verifico se o email existe na tb_usuarios e se não existir eu gravo os dados que o Facebook me passou, nome, email, nascimento, sexo, porém não posso gravar uma senha, que ficaria em branco neste caso.

Ta! Até aqui tudo bem, pois se o cara sempre usar o botão entrar com o facebook eu apenas procuro o e-mail dele e se encontro faço o login dele.

Mas se, vamos imaginar, ele encerra a conta do facebook amanha, e vai para o meu site na tela de login, então vou pedir para ele o e-mail dele e a senha dele, porém ele nunca forneceu uma senha, sacou? Aqui está o meu problema, como ele saberá a senha dele de acesso?

Tem alguma solução para isto?

Na minha cabeça fica assim:

Opção 1: Ele clica no campo esqueceu a senha e recebe uma senha nova;

Opção 2: Na hora que ele logar via facebook eu mando um email para o email dele com os dados que cadastrei inclusive com uma senha que gero automaticamente.

São essas as únicas opções para o meu caso?

OBRIGADO DESDE JÁ PELA AJUDA!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, vai depender da sua regra de negócio.

Se o cara se cadastrou com o Facebook você vai ter o email dele, caso ele apague o Facebook ou queira tirar o App, ele deverá fazer uma recuperação de senha através de seu site. Acho que esse é o método mais utilizado, eu por exemplo faço dessa forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.