Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jefrey

Seriam os webapps uma ameaça às linguagens atuais de dev. mobile?

Recommended Posts

Boas!

Creio que muitos já devem ter visto como o HTML/CSS tem ganhado espaço em áreas que nunca se imaginara anteriormente. Uma dessas áreas é o desenvolvimento de aplicativos móveis.

Tomando como exemplo o jQuery Mobile, jQTouch e Metro JS, é possível, com eles, de forma simples, rápida e fácil, criar aplicativos web (webapps), que além de rodar em tela cheia, ainda podem ter um ícone especial no menu principal do aparelho. As novas funcionalidades do HTML5 auxiliam bastante nesse processo, que torna capaz criar verdadeiros aplicativos, que por pouco não se passariam por nativos.

Como se não bastasse, o uso de Cordova e PhoneGap torna o processo ainda mais real, possibilitando a criação de verdadeiros aplicativos nativos, com pacotes de instaladores como qualquer outro aplicativo nativo, e ainda podendo enviar a aplicação para lojas de aplicativos, oficiais ou não. Além disso, inúmeras novas funcionalidades são adicionadas ao poder do bom e velho HTML + JS, trazendo à essa dupla, basicamente, o mesmo poder que uma linguagem como Java, por exemplo, teria.

 

Sim, os tempos mudam. Nada é estático. Há 5 meses, dizia-se que Java seria o futuro, também em plataformas móveis. E hoje, as expectativas continuam as mesmas? Você acha que webapps seriam uma ameaça (por assim dizer) para as linguagens mais "parrudas" comumente usadas no ambiente web?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, sinceramente, é difícil prever o futuro quando o assunto é tecnologia... Mas eu acho que não.

 

Tem espaço sim, mas substituir, JAMAIS. HTML5 (+ JS) está longe de se comparar com o JAVA(por exemplo), sem falar que é uma linguagem em "amadurecimento" ainda.

 

Outa questão é quanto ao desempenho. Você já deve ter visto alguém comentar, ou até mesmo deve ter tido a experiência de que o HTML5 ainda não é recomendado para aplicativos móveis que necessitem de um bom desempenho.

 

Logo, se o propósito for desenvolver um game ou um aplicativo mais sofisticado que necessite de transições de páginas(dentre outros efeitos), certamente, HTML5 deve ser descartado no momento(vide declaração de mark zuckerberg).

 

 

Tomando como exemplo o jQuery Mobile, jQTouch e Metro JS, é possível, com eles, de forma simples, rápida e fácil, criar aplicativos web (webapps),...


Quanto a simplicidade e rapidez é bem relativo, pois dependerá exclusivamente do profissional. Mas eu posso te falar(como programador Java Script, JAVA e Action Script) que ainda não tive o privilégio de conhecer uma IDE para desenvolvimento, seja web, desktop ou mobile, tão ágil como o Flash. :upset:

 

*Amigo, numa boa e sem fanatismo, eu desafio QUALQUER programador em outra linguagem a me provar o contrário.

 

Mas é isso aí, essa foi minha opinião. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim tudo depende da estratégia e do tipo de app.

 

Por exemplo jogo, como já falaram, é sempre melhor nativo.

 

Apps que necessitam de segurança, também é melhor nativo.

 

Apps mais simples ou que já exista como web app, por exemplo, as vezes é melhor apenas ajustar ou fazer nova versão para funcionar nos dispositivos. Ou as vezes você vai fazer um nativo para a plataforma alvo e manter web app para as plataformas não alvo.

 

Tudo depende do tipo de app, do dinheiro que você tem para investir/traduzir, etc etc etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.