Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lucasapoll

GameSalad vs Construct2 - Qual é o melhor?

Recommended Posts

Olha esses dois são engine que montam o código para você, ou seja, uma hora outra você irá encontrar uma limitação bem chata. Sugiro você começar com uma engine em javascript mesmo, como CraftyJS.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vcs tao falando como se fosse impossivel fazer um jogo bom no construct2 ou gamesalad.

eu nao sei o caso do lucasapoll mas parece que ele quer fazer um jogo sozinho entao vai ter que fazer o papel de programador e designer.

entao como ta começando seria melhor usar um engine e so fazer a arte do jogo pra ir começando ter as noçoes de como e criar um jogo

o importante pra fazer um jogo bom nesses engines e criar uns graficos bons

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conhecia esse GameSalad. Não pesquisei muito a respeito mas pelo pouco que vi deu pra perceber que éle é mais voltado para jogos tipo Arcade, "de passar de faze", horizontalmente enquanto que o Construct2 seria mais pra jogos tipo Tetris, Block Bricker e etc.

Posso estar enganado.

Porém eu sei que o Contruct2 te permite estender as funcionalidades do programa se você manjar (muito) de JavaScript. O RPGCreator, que é um tipo de COnstruct2 específico para RPG e tem a mesma característica, coisa que eu não vi, pelo menos a primeira vista, no GameSalad.

O que mais me chamou a atenção nesses engines, talvez até pelos meus velhos tempos de RPG Maker quando pude brincar um pouquinho com Ruby pela primeira vez, é a automatização de tarefas que, para um programador solo, inviabilizaria qualquer projeto.

No caso do RPGMaker era a questão de criação dos executáveis e do ambiente necessário para rodar o jogo e tal. Nesses citados é a a criação do JavaScript maciço e bem otimizado (são os únicos jogos em HTML5 que não forçavam meu notebook) e a publicação em diferentes ambientes mobile.

Para um projeto de pequeno-médio porte até vale a pena, mas coisas grandes e complexas não pois você vai esbarrar em muitas dificuldades e limitações que não terão solução. Claro, por serem plataformas comerciais você até tem um voto mais pesado em prol de uma melhoria significativa, mas ter o seu ambiente pode muitas vezes ser mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, não posso dizer qual o melhor, mas eu uso o construct2 e ele me supriu bastante, só que não posso te enganar, certa hora você terá que aprender a fazer o jogo em uma engine que te possibilite mais liberdade escrevendo o código em uma linguagem robusta, mas isso só vai acontecer quando você começar a criar algo muito complexo, ou simplesmente algo leve e controlável.

Minha grande preocupação com o construct2 é quando tenho que fazer algo mto implementado e que fique com um desempenho satisfatório na web (vc tem que considerar que seu código no computador é pelo menos 100x mais rápido que no mobile)

Compartilhar este post

Link para o post

A grande desvantagem dessas engines é que, salvo engano, pelo menos por enquanto elas não possuem um meio de fracionar o código e carregá-lo somente quando necessário coisa que se você programasse manualmente ou utilizasse o Flash (sim, o Flash), você conseguiria.

Isso torna inviável você criar, num exemplo bem exagerado, uma versão mobile de Donkey Kong Country 3 porque o engine automatizado carregaria toda a lógica e todos os sprites no primeiro acesso.

Se o usuário esperar muito poderia desistir. Se ele tiver paciência mas por propositalmente ou por acidente perder o cache do browser, teria de carregar tudo de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente Bruno Augusto, você disse tudo. O principal motivo inclusive, de eu estar começando a treinar em uma outra engine (unity), é essa questão de poder criar meu código mais enxuto e ganhar um pouco de desempenho, e claro, ser mais eficaz ja que poderei utilizar o potencial das linguagem c# e javascript no código de maneira controlada.

mas eu sempre gosto de dizer que é bom quem desenvolve jogos (sendo programador ou não) saber utilizar uma ferramenta como Construct2, Game Maker, Multimedia Fusion 2, etc... Digo isso porque qualquer base lógica que fosse aplicada em um código escrito, poderia ser aplicada também em engines como essas, por tanto seria uma forma rápida de "prototipar" o que você pretende de forma rápida.

Pense em programar 500 linhas de código para depois descobrir que você terá que refazer tudo devido a uma mudança de lógica, em um programa feito apenas para entender lógicas você conseguirá visualizar o que acontece em alguns minutos e então definir outra estratégia ou ir acertando seu código até chegar em algo de seu agrado, tudo em questão de minutos. :)

Compartilhar este post

Link para o post

e uma pena que nao existe um engine 2d como tem o unity 3d pra jogos em 3d tanto que o angry birds dos porcos e feito no unity.

ja procurei por muito tempo uma forma de fazer jogos em "html5" mas nunca achei nada que conseguisse criar uma algum profissional e nao amadora.

talvez um dia existe alguma coisa em javascript e nodejs pra criar jogos em html5.

as vezes penso como seria o mario 64 se fosse em 2d e nao 3d.

Compartilhar este post

Link para o post

tzp, eu estudo uma forma de desenvolver jogos no estilo antigo, em 2d, para plataformas novas :D
por enquanto estou utilizando o construct2 e o unity3d para criar os jogos (todos em 2d), o unity não tem mto suporte aos jogos 2d, mas existem alguns jeitos e alguns plugins que podem ser incorporados para facilitar na criação, mas realmente há uma falta de engine robusta para trabalhos 2d

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.