Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Haz

Tela preta durante jogatina

Recommended Posts

Oi, galera. Comprei um Dell Inspiron 14R 5420 há cerca de 2 meses com a seguinte configuração em Windows 7:

Intel i5 3210M

6GB DDR3 1600MHz

Intel Graphics HD 4000

GeForce GT 630M

Acontece que em determinados momentos enquanto estou jogando alguma coisa o jogo trava e a tela fica preta durante 1 ou 2 segundos, até voltar ao normal. No WoW (e apenas nele), mesmo com gráficos baixos, ainda aconteceu de o Windows exibir a mensagem "O Driver da placa de video parou de funcionar e se recuperou com exito" antes de voltar à tela do jogo.

Em jogos baseados na Source Engine, o efeito é SEMPRE somado a um "stuttering" no som do jogo bem semelhante ao deste vídeo (embora não aconteça com tanta frequência como o cara mostra):

Às vezes só dá o problema no som e a imagem continua, outras também dá a tela preta.

Bom, já deixo aqui algumas informações que verifiquei:

Temperatura: observando pelo HWMonitor, algumas vezes a placa esquenta muito, beirando os 90º, principalmente quando rodo os jogos na resolução 1366x768 (nativa), mas o problema ocorre independente disso, mesmo na casa dos 60º.

Drivers: Já usei as versões 290, 301, 310 e o problema ocorreu em todas. To baixando a 314 agora pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei agora há pouco o driver mais recente da nvidia e piorou... começou a dar merda de 2 em 2 minutos.

Então instalei a única versão das mais recentes que eu ainda não havia tentado, a 307, que é a recomendada na página de downloads da Dell (baixei a versão de lá, inclusive). Joguei por cerca de meia hora e não tive problemas, mas senti uma estranheza nos gráficos, algo como se o vsync estivesse desligado (mas tava ligado). Vou testar isso melhor depois.

Verifiquei novamente a temperatura e percebi que cometi um engano no tópico. A temperatura que beira os 90º é a do processador; a placa de vídeo se mantém estável na casa dos 60º enquanto jogo.

Vou experimentar essa versão por mais algum tempo e depois posto os resultados aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Pera aí, é video onboard? desktop ou note? Fiquei confuso agora.

Se o seu processador chega aos 90º isso é um problema sério, o máximo recomendado para a maioria dos processadores fica entre 65º~75º.

Compartilhar este post

Link para o post

É um notebook da Dell que vem com uma placa de vídeo integrada da Intel e outra offboard da Nvidia, que é a GT 630M. Ele alterna automaticamente (ou manualmente se eu quiser) entre as placas de acordo com o que eu estiver executando (ex: jogos = geforce, web = intel).

O processador chega a 90º quando estou jogando alguma coisa por muito tempo, mas normalmente fica entre 65º e 75º mesmo. A placa de vídeo fica em torno de 60 e 70, mas parece que em determinado momento ela faz uma espécie de overclock: a frequência do núcleo, que tem um limite de 660MHz, sobe pra 800MHz, fazendo com que sua temperatura também suba pra 90º.

E continua dando essa mensagem "O Driver da placa de video parou de funcionar e se recuperou com exito". :/

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sabia que existia note com video offboard, logo logo os desktops serão extintos (tomara).

O ideal é que o processador nunca chegue aos 90º, o meu PC mesmo desliga bem antes disso.

Quanto a VGA é comum atingir até 100º dependendo da placa, mesmo assim eu evito passar dos 80º. Aqui sempre que eu tinha um problema de video eu atualizava o driver e ficava tudo certo. Atualiza os drivers tanto da intel quanto da nvidia e ve se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem placas offboard, principalmente as fabricadas pela Nvidia, mas creio então que o erro venha disso, o overclock no processador faz com que ele pare de executar as tarefas, tente desativar o overclock de frequencia e retirar a placa offboard, deixe só a intel funcionando.

@Thiago Moraes

Cara, sobre sua opinião de desktops extintos, eu realmente não acho que isso vai acontecer rsrs, veja bem, um notebook hoje em dia, por mais potente que ele seja, nunca chegará à potencia máxima de um desktop por dois motivos, um deles é o tamanho, pois existem coisas que são grandes para caberem dentro de um notebook e que vão demorar ainda muito tempo para terem seu tamanho reduzido e o outro motivo é que uma vez que você tem algo em um notebook ele fica praticamente impossível de ser mudado, ou seja, você não pode alterar as peças, só colocar coisas off como HD's e placas de vídeo, coisa que no desktop é possível ser alterado a qualquer momento, basta encaixar outra coisa na repartição correta do gabinete... Então eu não acho que seria uma boa ideia e nem que vá acontecer em algum momento no futuro próximo a substituição dos desks por notebooks.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei não hein cara, hj em dia os dispositivos estão cada vez menores e mais potentes, só olhar os celulares atuais.

Dou no máximo mais 30 anos de vida para os pc's desktop.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, estão menores e mais potentes, mas você não pode trocar as peças deles, eles vem exatamente do jeito que vão ficar para sempre, no desk já não é assim, você pode alterar as peças para peças mais potentes, isso que deixa esse tipo de computador mais viável do que um notebook por exemplo.

Não acho que eles vão deixar de existir, isso nunca vai acontecer, mas eu acho que eles vão ser mesclados com a mobilidade do notebook ou de dispositivos móveis, ou seja, o monitor será móvel, mas a unidade de processamento será fixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.