Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sebastiao Marcos

Modelagem de ERP

Recommended Posts

Galera é o seguinte, estou desenvolvendo um sistema de erp, e tenho a parte do controle de cadastro de clientes, estou um pouco inrolado com isso, alguns artigos falam para separar número de telefone, email, endereco, outros falam que não porque depois vai consumir mais trafego nas requisições, preciso da ajuda de vocês.

 

 

Clientes ----

Nome

CPF

....

.....

 

Endereco---

Rua

Numero

Bairro

Cidade

.......

.......

 

Telefone----

Telefone

email

 

a minha linha de raciocinio por enquanto é essa, mas quero algo mais fácil de manutenção e visto que o sistema comporta uma boa quantidade de dados, não quero pesar o servidor de conexões, quais seriam as dicas e como posso modelar essas dados?

 

 

Atenciosamente Marcos

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais informações são necessárias e realmente uteis para seu cliente ?

 

O seu cliente permite que os clientes dele possuam multiplos endereços de entrega, ou será apenas um endereço por cliente ?

O mesmo se aplica com e-mail, telefones, etc...

 

Dependendo do caso, pode ser mais eficiente usar tabelas separadas para organizar esse tipo de informação em outros casos uma tabela contendo 2 campos de endereço, telefone, etc.. pode ser o suficiente.

 

Note que se usar tabelas separadas, basta um inner join (ou algo semelhante) para selecionar e relacionar as informações desejadas e apresentar isso na tela de quem solicitou.

 

Uma query sql é uma requisição ao banco de dados (não importa se ela faz um select simples ou possui inners joins e outros comandos) o que vai mudar é o tempo de resposta dela, seja por ter sido mal construida, seja por reunir muitos registros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pergunta é A QUE SE DIRECIONA O SISTEMA ?

 

Para um Sistema de Assinatura de Jornais o Endereço é vital, para outros tipos nem tanto.

 

Um ERP supõe ser generico logo vai pelo simples (mais usal das soluções) mas permite uma customização caso seja necessário.

 

90% dos Sistemas precisam de modelo simples de endereço, trate execeções a parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.