Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thepolaco

Programando C/C++ Tibia

Recommended Posts

Bem pessoal, eu gostaria de saber se é possível fazer um jogo estilo tibia RGP MMORPG, com o C/C++ , e se alguém tem alguma ideia por onde eu começar pois sou novato na arte de programar ainda.

Toda ajuda é bem vinda obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então cara, imagino que você nunca tenha programado um jogo, posso te dizer que não é muito fácil, e a dificuldade aumenta nas linguagens como C e C++ (no C# é um pouco menos difícil, para jogos principalmente). Agora pense nessa dificuldade multiplicada por 10, bem será essa a dificuldade para programar um jogo de MMORPG, que na minha opinião é um dos gêneros de jogos mais difícil de ser trabalhado.

 

entenda que jogos como o tibia necessitaram de muitas linhas de código, muitos testes para verificar o funcionamento, e inúmeras horas de retrabalho e ajustes. E tudo isso foi possível graças a uma equipe, pois pela quantidade de "coisas" que deveriam ser criadas e implementadas, certamente dariam um belo trabalho para alguem sozinho criar.

 

Te aconselho tentar ir criando coisas mais simples antes (no MMORPG a sua grande dificuldade talvez seja criar os clientes e servidores para que os jogadore possam se conectar simultaneamente e interagir com outros jogadores), pode inclusive ser um jogo parecido com tibia mesmo, mas você fará primeiro a movimentação do personagem e talvez de um inimigo.. e dessa forma você poderá ver a dificuldade real que vai encontrar no projeto, e ir pegando as manhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então, depende muito da sua persistência.

O C é uma linguagem poderosa, mas também muito complexa e extensa, você precisaria programar inumeras linhas e declarar muitas funções e variaveis antes de compilar e ver algo realmente acontecendo :P

O C++ é mais ou menos como o C, a diferença principal é que ele é orientado a objetos...

E por ultimo o C#, que por ser mais novo e da microsoft, tem algumas coisas melhoradas e simplificadas, fora que é orientado a objetos como o C++

 

de todas essas 3 eu te diria que o C# é mais fácil e moderno de ser aprendido, mas ele é patente da Microsoft, então você talvez teria que ter uma licença para programar usando o visual studio.

 

Bem, o importante é você saber o que quer fazer com essas linguagens, a mais poderosa certamente é o C, mas ela é mais robusta e difícil de lidar (para quem vai aprender isso seria o começo de uma loonga jornada), o C# você poderá embutir em engines como o Unity3d, ou no próprio visual studio usando XNA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara C/C++ não é difícil, linguagens como C# foram baseadas no C++, a única coisa para você ficar bom quando estiver aprendendo C++ é nunca desistir nem para um dia de ler o livro de C++, assim você se acostumara com o C++, outra coisa que é importante é praticar muito.

 

Eu não recomendo Unity3D, porque creio eu que você ainda não tem o domínio na programação, então não vai ser muito legal começar por uma engine, lembrando que isso é minha OPINIÃO.

 

Cara esse negocio que a patente do C# é da Microsoft é mito, o Visual Studio Express Edition permite que você trabalhe com C++/C#/VB e outros sem licença alguma, lógico você não vai desfrutar de todas as features de um Visual Studio pago.

 

No fim de tudo isso recomendo C++, mesmo sendo um pouco extenso, os resultados serão poderosos a performance do aplicativo será maior, e no desenvolvimento de jogos performance faz muita diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caara, tou praticamente na mesma que você ^^
Eu optei pelo C/C++ por contar com bibliotecas abertas como SDL, SFML, OpenGL que lhe permitem ter um acesso legal a "baixo nível" com seu hardware e possuem um fator importantíssimo que eu creio que o C# não ofereça: Roda em todas as plataformas com poder gráfico atuais.

 

Acho legal dar uma olhada sobre projetos multiplataforma como, por exemplo, o Xonotic que roda em Linux, Windows e Mac numa boa e utiliza as tecnologias SDL e OpenGL =]

 

De fato o começo sempre vai parecer bem difícil e muitas vezes você vai desanimar por não ter sprites e gráficos fáceis de se achar na internet...

 

 

Boa sorte pra você, se quiser me mande algumas PMs pra gente trocar informações. Como eu disse, estamos no mesmo barco ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem, o que falaram é bem válido e verdadeiramente correto, mas não esqueça que o C/C++, por serem mais robustos e complexos, também são mais difíceis para se trabalhar quando se esta iniciando, e cara... te digo com todas as palavras que, nesse ramo de criação e desenvolvimento de jogos, toda motivação é pouco :P

 

o C# é um pouco mais fácil começar, principalmente se utilizar uma engine que pode (ou não?) agilizar seu processo de amadurecimento das etapas que compõe a criação de um game. Engines como unity3d podem ser utilizadas como um "prototipador" rápido e eficiente, fora que a comunidade do Unity3d já é grande o suficiente para prover suporte para suas diversas dúvidas. Mas sim, é uma engine, e como muitos programadores aqui poderão dizer, engines tem suas limitações, mas para quem está começando a programar jogos agora, eu indico fortemente que iniciem da maneira mais facil possivel, pois o próprio desenvolvimento do jogo ja será complexo suficiente para desanimar até o melhor programador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu não recomendo a Unity3D primeiramente por o foco dela ser no 3D, pode também fazer em 2D. Segundo porque para ter uma boa qualidade na Unity3D você tem que pagar a licença de mil dólares.

 

Segundo se você quiser mesmo ser um game developer, e se isso for o seu futuro, você vai continuar no ramo, não importa o que você usa, você irá ser um game developer.

 

E se você quiser uma boa engine para o 3D recomendo o UDK, é de graça e tem boa qualidade gráfica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem JS, estou dando dicas de acordo com o que passei :P

e o unity3d faz jogos 2d sim (claro que dão um pouco mais de trabalho), e certamente vc pode construir seus jogos facilmente com a licença free, só precisa comprar uma licença quando você for publicar para as diversas plataformas.

 

Enfim, se fosse para recomendar, era isso, porque o desanimo dos desenvolvedores se deve exatamente ao inicio, esse negócio de "... se você quiser mesmo ser um game developer, e se isso for o seu futuro, você vai continuar no ramo, não importa o que você usa, você irá ser um game developer" está meio fantasioso. Se você realmente quiser ser um desenvolvedor de games, por favor mantenha-se focado em estar sempre aprendendo as coisas, tente sim caminhos fáceis para o seu próprio entendimento, mas saiba que um bom programador de games tem um vasto conhecimento e experiencia criando jogos, para quaisquer que sejam as plataformas e finalidades.

Nunca desista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o que eu disse de ser um game developer, foi meio estranho, o que eu queria falar era para manter o foco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então cara, imagino que você nunca tenha programado um jogo, posso te dizer que não é muito fácil, e a dificuldade aumenta nas linguagens como C e C++ (no C# é um pouco menos difícil, para jogos principalmente). Agora pense nessa dificuldade multiplicada por 10, bem será essa a dificuldade para programar um jogo de MMORPG, que na minha opinião é um dos gêneros de jogos mais difícil de ser trabalhado.

 

entenda que jogos como o tibia necessitaram de muitas linhas de código, muitos testes para verificar o funcionamento, e inúmeras horas de retrabalho e ajustes. E tudo isso foi possível graças a uma equipe, pois pela quantidade de "coisas" que deveriam ser criadas e implementadas, certamente dariam um belo trabalho para alguem sozinho criar.

 

Te aconselho tentar ir criando coisas mais simples antes (no MMORPG a sua grande dificuldade talvez seja criar os clientes e servidores para que os jogadore possam se conectar simultaneamente e interagir com outros jogadores), pode inclusive ser um jogo parecido com tibia mesmo, mas você fará primeiro a movimentação do personagem e talvez de um inimigo.. e dessa forma você poderá ver a dificuldade real que vai encontrar no projeto, e ir pegando as manhas.

voce deveria aprender a usar algum engine como UDk, Unity, ou CryEngine antes de pensar em criar um jogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.