Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

washasp

Frustração/Desabafo - Seguir ou não carreira ?

Recommended Posts

Pessoal tudo bem ?

Vou contar uma breve história e gostaria que também compartilhassem a experiência de vocês.

Eu sempre tive curiosidade pela área de programação desde novinha, foi então que em 2010 fiz um curso de Lógica de Programação na Impacta para decidir se realmente era o que eu queria, e posteriormente fazer uma faculdade.

Infelizmente minhas condições financeiras não contribuem, somente eu e minha irmã que trabalhamos e tive que me submeter ao Escola da Família (para quem não conhece, é um programa do governo que você ganha bolsa 100% na faculdade, e em troca você tem que cumprir 12 horas nos finais de semana em alguma escola estadual, extremamente cansativo.

Minha faculdade é muito fraca aprendi vagamente Java, eu sei que faculdade em si não quer dizer muita coisa, pois há uma fonte de informação gigante na internet.

Nas férias (que tive folga do programa), aprendi o básico de C#, fiz uma prova e consegui um Trainee em uma corretora (mercado de ações), mas era extremamente corrido, só tinha aana lista senior, só faltava gente correndo pelada pela corretora de tantos problemas que dava, e eu acaba ficando no SQL fazendo rotinas de alteração e garimpando dados.

Como eu não estava conseguindo aprofundar nos conhecimentos (pois lá não dava treinamento), eu acabei pedindo demissão (financeiramente me arrependo amargamente, fiquei 6 meses na empresa).

Nessa época da corretora eu queria fazer um curso da Ka Solution, mas aí eu tinha o dinheiro mas não tinha tempo.

Agora começa o drama :

Minha situação:

-> Não consigo estudar em casa, por diversos problemas familiares e não tenho silêncio e nem consigo me concentrar.

-> Na faculdade a biblioteca é extremamente lotada e não consigo pegar lugar

-> Aos finais de semana, esquece (vou tentar pegar o Prouni)

-> Eu tenho força de vontade, mas por diversas circunstâncias não consigo relaxar e me concentrar.

Está surgindo oportunidades em empresas que dão treinamento e com uma chance de crescer grade, vale a pena tentar pela última vez ? Desde 2010 estou tentando, já estamos em 2013 !

Ou sigo outra área, acho interessante a área de Processos e Negócios.

OBS: Tenho dificuldades de lógica, mas conheço a Lógica de Programação, talvez seja pela falta de tempo pra me exercitar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amiga.

Vou ser sincero com você. "Não desista dos teus sonhos, pois eles não vão facilmente desistir de você."

A grande maioria de nós profissionais e não necessariamente da área de T.I dificilmente conseguiu algum sucesso sem muito, mas muiiiiiiiiiiiiiiito sacrifício.

Problemas, pressão do dia a dia, reclamações, entre tantas outras coisas são apenas a pontinha do Iceberg. Infelizmente estamos fardados a esse tipo de situação em nosso dia a dia. O que você deve fazer é simplesmente de alguma forma tirar proveito disso tudo que está acontecendo com você nesse momento. Pode ter certeza, se isso está acontecendo é porque lá na frente você vai ter que tirar proveito de alguma maneira, seja sabendo lidar com situações difíceis a pressão do chefe, o mau humor dos colegas, enfim, saber administrar sua vida.

Tudo isso e tantas outras coisas que passamos fazem parte do nosso crescimento, seja ele profissional como pessoal.

Os maiores idealizadores que conheço tão pouco privilégio tiveram para alcançar seus objetivos, e nem por isso desistiram e muito menos deixaram de fazer história.

Dificuldades todos nós temos amiga, eu estou a 13 anos programando, 10 desses profissionalmente e te garanto. Sempre tem algo desconhecido e que tenho que correr atrás para aprender e poder solucionar algum problema ou aprimorar alguma coisa.

O segredo do sucesso

Defina metas para alcançar seus objetivos. Se você está começando, não tente aprender do "Fim pro Começo", isso apenas irá atrasar seu processo de aprendizagem. Se você está começando, então estude Lógica de programação, entenda o porque de cada coisa, fique afiada em:

Estruturas de decisão;

Estruturas de repetição;

Operadores lógicos;

Operadores relacionais;

Tipos de dados;

Vetores;

Matrizes;

Você disse que tem um pouco de dificuldade, você na verdade pode estar com dificuldade em algum item acima e por estar nessa angústia acabar achando que tem dificuldade em tudo, e as vezes não tem.

Quando estamos começando a estudar algo, sempre temos muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas idéias ao mesmo tempo do que pode ser feito com aquilo que estamos aprendendo. Isso é bom, mas pra quem está iniciando também atrapalha bastante. Teve uma ideia, anote-a e quando sobrar um tempinho você volta e pega a anotação e tenta fazer.

E por último o mais importante de tudo ao meu ver: Persistência, Persistência e por último Persistência.

Até a próxima. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu conselho é:

-Se encontrar um emprego na área, ainda que não seja mil maravilhas, segura a barra, fique um certo tempo para ganhar experiência. Digo isso porque um colega da área contou-me a história dele (resumo):

-Trabalhava na empresa, tinha uma função, porém fazia a função de outros 10. Isso foi bom pra mim, apesar da exploração, aprendi UML, uma ferramenta IBM (me foje o nome no momento), C# entre alguns outros.

Seguindo por essa linha, você ganhará bagagem e poderá colocar no seu CV.

Att

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu comecei a aprender programação em 2010, é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, não fiz nenhum curso extra e nem especializações, o que tenho é apenas um curso técnico pela ETEC de SP. O seu problema não é que você não consegue as coisas, é que as coisas deram erradas para você, por você não ter tido um ensino de qualidade na faculdade e todas as outras escolas, os cursos da Impacta são excelentes, você deve ter uma ótima base de lógica de programação só por eles.

O que eu aconselho você a fazer é sentar com sua família e discutir sobre esses problemas que você está passando, falar para eles que você tem muita vontade de aprender isso e que, mesmo se não puderem pagar algum curso, você vai aprender sozinha, mas para que isso aconteça você precisa de silêncio e concentração. Pegue um dia da semana ou final de semana (isto depende da sua disponibilidade) e leve seu computador (se tiver um notebook) para um parque ou algum lugar público silencioso, como uma biblioteca da cidade, isso me ajudou muito nas horas que eu precisava aprender alguma coisa rápido e não tinha tempo (já cheguei a ir dentro de igrejas só pelo silêncio).

Mas como o Eisenheim disse, nunca desista, é um caminho difícil e chato no começo, mas no final ele fica muito legal. E não seja tão dura consigo mesma, aprenda o básico primeiro como estruturas de decisão e algoritmos, para só depois passar para programação propriamente dita. Não vai ser fácil e também não vai ser legal, mas a lógica de programação é a coisa mais necessária para seguir no ramo de programação.

Uma coisa interessante para te ajudar a estudar é gerar problemas reais, como, por exemplo, "Precisamos organizar as contas da família", "Preciso fazer alguma coisa para monitorar a minha internet", "Queria poder enviar emails mais rápido", e ir trabalhando encima desses problemas para poder encontrar uma solução no mundo da programação. Os programas estão ai para solucionarem problemas que nós não podemos, mas você precisa entender como eles funcionam para poder criá-los.

E por fim eu termino dizendo que existem diversos sites de repositório para programação, com códigos de exemplo e tudo mais, para você que já teve um contato com C# eu aconselho o site do Macoratti que tem diversos tipos de códigos e me ajudou muito quando eu estava aprendendo. Temos também o santo Google que nunca falha nas pesquisas, e para dar uma ajuda no SQL temos o W3Schools que contém praticamente tudo que você precisa e não precisa saber sobre Querys, sem falar na nossa comunidade do iMasters que está sempre disposta a ajudar!

Não desista do que você gosta, pois pode ser que um dia você se dê muito bem ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigos, eu decidi, vou tentar até conseguir !

Vou utilizar bastante o fórum para tirar dúvidas e tentar ajudar o pessoal também.

Muito obrigada ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.