Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tacno

estrutura de programas desktop MVC

Recommended Posts

Olá!

Faço ciência da computação e sempre programei para web (Php e atualmente Ruby).

Atualmente quero começar a estudar programas desktop e tenho pesquisado muito sobre a estrutura de programas pelo padrão MVC.

Na web entendi muito bem seu funcionamento, utilizando o CakePHP e o RAILS com o model, view e controller.

O Controller utiliza o model e gera a view que só é chamada no final do processo.

Precisei no terceiro período fazer um programa para desktop. Como programo em PHP utilizei o PHP-GTK, porém não entendi muito bem como o MVC trabalha em programas desktop, o que me levou a utilizar a tecnologia POG (Programação Orientada a Gambiarra).

Tinha muitas coisas que eu fazia que eu mesmo via que estava errado, porém não sabia como organizar melhor.

Por exemplo:

Para um controller ser executado na web, utiliza rotas baseadas na URL. Como programas desktop não utilizam URL, como fica a execução dos controllers para chamada das views.

Como seriam aplicados os helpers?

Como funcionam os Listeners?

Preciso entender como fica a estrutura e não tenho achado nenhum conteúdo decente na internet. Então resolvi vim perguntar para programadores Java já que vocês são 100% padronizados =D.

Outra coisa. Qual framework para desktop (que funcione no Java ou outra linguagem) que utiliza o MVC eu poderia baixar para estudar o funcionamento?

Minha intenção é utilizar o JRuby, porém gostaria de fazer dessa vez sem gambiarra, dentro dos padrões corretos.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.