Preto21 0 Denunciar post Postado Março 24, 2013 Olá pessoal estou aprendendo java e estou com o seguinte problema tenho que realizar a media ponderada de duas notas sendo que o peso da primeira nota será 3 e o peso da segunda nota será 7 então eu fiz assim // Calcular a média ponderada considerando a nota 1 com peso 3 e a nota 2 com peso 7 class MediaPonderada { public static void main (String args[]) throws java.io.IOException { float nota1, nota2, media; int peso1 = 3; int peso2 = 7; System.out.println("Digite a primeira nota: "); nota1 = (float) System.in.read(); nota1 = nota1 * peso1; System.out.println("\nDigite a segunda nota: "); nota2 = (float) System.in.read(); nota2 = nota2 * peso2; media = (nota1 + nota2) / (peso1 + peso2); System.out.println("A media do aluno e: " + media); } } na hora de compilar vai tudo bem mas depois que eu digito a primeira nota ele já me mostra a média e não deixa eu nem digitar a segunda nota o que está faltando??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jhonny2 0 Denunciar post Postado Março 28, 2013 Você precisa converter a entrada de string para float. Tenta assim.. public class MediaPonderada { public static void main(String[] args) { Float nota1, nota2, media; int peso1 = 3; int peso2 = 7; nota1 = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("Digite a primeira nota: ")); nota1 = nota1 * peso1; nota2 = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("Digite a segunda nota: ")); nota2 = nota2 * peso2; media = (nota1 + nota2) / (peso1 + peso2); System.out.println("A media do aluno e: " + media); } } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites