Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leonardo Mendes_174463

Por onde começar

Recommended Posts

Olá,

Primeiramente, gostaria de me desculpar se aqui não for o lugar correto para isso, mas comoHTML e CSS é o começo de tudo, decidi perguntar aqui mesmo. Se não for, por favor, movam para o lugar certo.

Bom, basicamente, eu to sem rumo profissional na minha vida, tive que trancar a faculdade que eu fazia (não tinha nada a ver com T.I) e só poderei voltar quando tiver como bancar. Tenho 24 anos e me interesso por desenvolvimento web desde adolescente, mas por motivos desconhecidos até mesmo por mim, nunca tive motivação pra perseguir isso (talvez seja pelo fato da parte artística, ou pela complexidade das linguagens de programação que vão além do básico: php, asp, etc.)

Ja tentei aprender php antes, mas eu nunca achei um livro que uma didática que me prendesse. E eu pensava "bah, hoje em dia só html/css não garante o pão de ninguém". Mas aí descobri que existe um campo muito bom, o front-end - que eu não sabia que existia antes. Além disso esses dias, por acaso peguei um livro pra ler dentro da Livraria Cultura "PHP 5.2 com MySQL 5.0 - Comércio Eletrônico - Orientado por Projeto - para Windows" da série "Faça um Site". Li umas 70 páginas e fiquei maravilhado, aquele bando de códigos finalmente fez sentido pra mim, e fez eu sentir que é possível sim, aprender php.

Anyway, minha duvida é sobre como começar, qual a melhor forma de iniciar uma carreira freelance na área de desenvolvimento front-end.

Eu tenho conhecimentos básicos de CSS E HTML. O que eu penso em seguir, em ordem de aprendizado é: HTML5 e CSS3 e depois Javascript. Também preciso fazer um curso - mesmo que básico - de design. Depois de dominar essa trindade do front-end, penso em tentar aprender PHP e ASP, nem que seja só pra entender como o código funciona, porque acho importante ter uma base, até porque também quero trabalhar com CMS. Sou usuário do Wordpress, sei me virar nele, mas não sou nenhum WP Developer.

Minhas dúvidas são:

1. Devo continuar perdendo tempo com HTML 4 E CSS 2? Não deveria ter começado os estudos ja pelas versões mais atuais? Quando fui pegar tutoriais de HTML5 - que parece ser muito mais prático e amigavel que as versões anteriores, me vi tendo que esquecer boa parte do que sei de HTML 4 pra tentar me adaptar ao 5. Você é acostumado a usar Div's pra tudo, e depois ve que agora existem marcações certas e mais práticas, tipo <header>, <nav>, <footer>e tal....

2. Se tratando de iniciar uma carreira freelance (por inicio eu quero dizer criação de sites institucionais pequenos pra padaria da esquina, o salão de festas de uma parente, etc), qual a melhor forma? Criar sites estáticos em HTML(5) E CSS(3) ou adaptar um theme de Wordpress ou outro CMS?

3. Quanto um iniciante pode cobrar pelos primeiros trabalhos, tanto em HTML/CSS quanto em Wordpress? Imagino que usando Wordpress seja mais barato, já que você não faz tudo do começo?

4. Percebi em alguns portfólios que pessoas oferecem serviços de criação até de blogs em wordpress (ex: http://comoadestrarumcao.com.br/). Existe mesmo mercado pra isso? Porque usar o wordpress simplesmente como blog pra mim já é mais fácil de lidar do que usar ele pra ficar com cara de site mesmo. Esse blog do link, por exemplo, é relativamente simples. Quanto cobram pra customizar um theme de wordpress pra ser usado como blog?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- Aprenda o CSS2 e o html4. além de ser a base elas ainda são muito importantes já que há muito usuários com navegadores desatualizados que não conseguiriam visualizar em html5

2- Quando mais você souber melhor. Há mercado tanto para institucional quanto para WP e outros. comece pelo institucional se não for bom com design tente achar algum bom começando assim como você e faça dele seu freela, de uma parte do dinheiro para ele fazer o layout para você e assim entregar um trabalho melhor e ter mais chances de conquistar novos clientes e ser indicado para outros clientes pelos clientes antigos.

3- depende da sua cidade, do cliente e tudo mais. Chega uma hora que você acaba negando clientes pequenos que pagam 500,00 por um WP. Mas se você estiver começando tudo vale. Meu primeiro freela foi um institucional por 450,00. Mas use isto apenas para aprender, depois de 3~4 trabalhos já comece a aumentar seu preço, também procure sites de freelancers. Um que me vem na cabeça agora é o http://prolancer.com.br/ . Existem muitos outros

4- Cobre por tudo, seu trabalho deve ser remunerado, um blog em Wp é mais caro que um institucional. Se for um blog aumente R$200 do seu valor para institucional simples, se for algo mais elaborado só a experiencia de quanto tempo/trabalho vai levar para cobrar um valor. tente fazer amizade com outros desenvolvedores para isso.
O bom e velho "Vou prepararum orçamento e te enviar" pode te dar tempo de conversar com outras pessoas da área e definir melhor o valor a ser cobrado.

Todas essas respostas são validas apenas para começo de carreira, tente ao máximo ao longo do tempo ir aumentando a sua remuneração.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta. Esses sites de freelance, quem requer serviços geralmente escolhe developers veteranos, não?

Ah, algo que eu tinha esquecido: podem indicar cursos online de qualidade? Estou fazendo um curso gratis no School of Net, e quando acabar, penso em fazer outros lá; e também penso em iniciar alguns aqui mesmo no Imasters. Mas existem outras boas opções?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que nada é impossível quando se tem esforço, eu tenho apenas 14 anos e já sei muitas linguagens de programação, inclusive as mais "complexas" como PHP, JS, MySQL, e te garanto que tem muito menino por ai que deve saber muito mais que eu. Então pense assim, "se uns menininhos de 14 anos conseguem, por que não conseguiria ?" kkkkk. É só ter força de vontade.

Então, respondendo suas perguntas.

1 - Css e HTML com no MÁXIMO 2 meses você ta fera, recomendo esse site pra aprender HTML:http://www.guanabara.info/curso-html-gratis/

2 - Como sou novo, não tenho muito interesse em vender sites kkk, e também não tenho nenhuma ideia revolucionária ainda kkkk. Procuro me especializar cada vez mais todos os dias no mundo da programação kkkk. Mas no seu caso, te garanto que se esforçando você vai conseguir logo logo.

Abraços e bons estudos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.