Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

peterlink

Usar ou não framework

Recommended Posts

Bom dia,

Gostaria de uma opinião de vocês.

Vou começar um projeto de um site de um jogo e estou com uma duvida se faço a programação do zero ou utilizando algum framework como por exemplo wordpress.

O site funcionará da seguinte forma:

Será um site para um jogo de pokemon, aonde os usuários terão um painel de controle protegido com login e senha, areas para download, cadastro, sistemas de noticias interação com banco de dados MYSQL, shopping e um sistema de leilão.

Ja fiz blogs utilizando wordpress mas não tenho conhecimento se abrangeria de uma forma legal um site dessa forma, pois não estarei utilizando a sua função de postagem comentários e etc... e sim sistemas de minha autoria.

Mas devido as regras de SEO, URL amigavel com AJAX pensei na utilização de frameworks.

O que vocês acham melhor ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

WordPress não é framework, é CMS.

Quanto a usar ou não framework? Sim.

Se perguntar qual? Te sugeriria Symphony 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Usar ou não usar...

1 - Depende muito de seu nível de conhecimento e necessidade de projeto.

2 - Se for usar, recomendo o Zend.

3 - Algo pronto, fique com o CMS mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a dica pessoal e desculpe pela confusao de cms para framework.

Em questão a conhecimento em questao aos sistemas tenho conhecimento para desenvolver no codigo puro.

Porém o que eu peco ainda é na parte de SEO e como gosto de utilizar AJAX fica mais complicada ainda. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

E desde quando um framework vai ajudá-lo em SEO?

Desde quando a grande maioria deles, graças aos sistemas de roteamento, trabalham intrinsecamente com URL's Amigáveis que é o primeiro passo a ser dado depois das META Tags. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Desde quando a grande maioria deles, graças aos sistemas de roteamento, trabalham intrinsecamente com URL's Amigáveis que é o primeiro passo a ser dado depois das META Tags. :thumbsup:

Eu até ia responder, mais o Bruno se antecipou... + 1

Compartilhar este post

Link para o post

E desde quando um framework vai ajudá-lo em SEO?

Acho que não preciso te responde mais né Enrico Pereira?

Pessoal muito obrigado pelas dicas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mais e daí? você pode trabalhar facilmente com urls amigáveis de inúmeras formas, não necessariamente usando um framework. Eu não gosto de usar um framework, prefiro usar bibliotecas (não da PEAR).

E url não amigável está longe de ser o maior problema de SEO. Achar que um framework vai "resolver" o SEO é pura ingenuidade, se fosse assim não existiriam profissionais de SEO.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mais e daí? você pode trabalhar facilmente com urls amigáveis de inúmeras formas, não necessariamente usando um framework. Eu não gosto de usar um framework, prefiro usar bibliotecas (não da PEAR).

E url não amigável está longe de ser o maior problema de SEO. Achar que um framework vai "resolver" o SEO é pura ingenuidade, se fosse assim não existiriam profissionais de SEO.

Cada um cada, você não gosta, mais não pode julgar. Em se tratanto de informação técnica, o modo de escrita de URLs é sim um grande avanço para contribuição SEO.

Não, framework não vai resolver, porém, o SEO se da ao conjunto de situações otimizadas para os motores de busca, e não apenas a um caso específico, pois o SEO fora dividido em categorias.

Para uma melhor informação sobre algumas situações de SEO, vou citar algumas delas pra você.

SEO de White Hat

SEO de Black Hat

Considere ler :seta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Otimização_para_motores_de_busca

Compartilhar este post

Link para o post

Até semana passada só usava php puro (sem frameworks), agora que sai da agencia comecei a entender um pouco sobre frameworks, posso te garantir que se utilizar algum framework não vai se arrepender, me sugeriram que eu começasse la de baixo, aprendendo com o codeingniter, em algumas enquetes o codenigter apareçe em 2º lugar como o framework php mais utilizado, em 1º aparece YII

se quer aprender sobre codeigniter sugiro estas videos aulas http://dev.rbtech.info/?s=%09+Curso+de+CodeIgniter+para+iniciantes

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha concepção, Enrico, a questão, não é resolver é ajudar.

O que é mais fácil: Escrever apenas uma ER pura ou escrever uma ER e ainda lidar com RewriteEngine, RewriteCond e as Rewrite Flags?

O roteamento feito por muitos frameworks entra principal, mas não exclusivamente, bem nesse ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Até semana passada só usava php puro (sem frameworks), agora que sai da agencia comecei a entender um pouco sobre frameworks, posso te garantir que se utilizar algum framework não vai se arrepender, me sugeriram que eu começasse la de baixo, aprendendo com o codeingniter, em algumas enquetes o codenigter apareçe em 2º lugar como o framework php mais utilizado, em 1º aparece YII

se quer aprender sobre codeigniter sugiro estas videos aulas http://dev.rbtech.info/?s=%09+Curso+de+CodeIgniter+para+iniciantes

É um ótimo framework, vou testá-lo.

Na minha concepção, Enrico, a questão, não é resolver é ajudar.

O que é mais fácil: Escrever apenas uma ER pura ou escrever uma ER e ainda lidar com RewriteEngine, RewriteCond e as Rewrite Flags?

O roteamento feito por muitos frameworks entra principal, mas não exclusivamente, bem nesse ponto.

Correto, esse é o ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Yii mais utilizado? tenho certeza de que não, pelo menos não no ambiente enterprise, muito menos o CI (eca).

Conheço SEO (não nos dias de hoje), e há muitas questões além de URL, o ponto que eu quero chegar é: um framework não resolve SEO, o wordpress (que é um CMS) possui inúmeros plugins de SEO, um framework nunca vi algo parecido. E se quiser apenas um roteador considere Respect\Rest ou Aura.Router ou algum outro.

Compartilhar este post

Link para o post

não quero criar nenhuma confusão, cada um escolhe o seu de preferencia, ao que seu projeto se encaixa melhor, citei o YII e o codeigniter com base nestes artigos e enquetes

http://www.phpzag.com/top-5-php-frameworks-2012/

http://www.phpframeworks.com/top-10-php-frameworks/

http://webcoderpro.com/blog/top-5-most-popular-php-frameworks-of-2012/

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a confusão a despeito do SEO foi o mal emprego dos termos..

Os bons frameworks ajudam numa ínfima parte do SEO que é a formação das URLs amigáveis (URL Rewrite).

SEO é um conjunto complexo que vai muito além de URL Rewrite.

Se quer um conjunto técnico muito bom em relação a SEO, não somente para formação de URLs, é o CMS WordPress.

Será um site para um jogo de pokemon, aonde os usuários terão um painel de controle protegido com login e senha, areas para download, cadastro, sistemas de noticias interação com banco de dados MYSQL, shopping e um sistema de leilão.

Pelos requisitos do seu modelo de negócios, nenhum CMS fará o que deseja.

Você pode até encontrar plugins e gambiarras diversas para CMSs mais populares, mas de longe terá algo eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Enrico Pereira, acho que você esta fazendo confusao porque em nenhum momento eu disse que frameworks resolveria os problemas de SEO, assim comentei no inicio do topico que nao utilizo frameworks e consequentemente sei muito pouco sobre eles, sempre desenvolvi meus proprios codigos. Porem ja utilizei wordpress e percebi que na parte de URL AMIGAVEL com AJAX e não SEO como um todo ele ajuda bastante por utilizar PUSHSTATE e POPSTATE(Não sei se usa isso mas deve ser similar) o que mantém a funcionalidade dos botões voltar e avançar que era o que eu estava procurando.

Com isso surgiu minha duvida se relacionado a isso seria mais viavel começar utilizar frameworks devido ao trabalho que teria pra fazer essa funcionalidade compativel com todos os navegadores e se for considerar apenas essa funcionalidade se mesmo assim ainda seria viavel utilizar pois o resto eu mesmo desenvolvo.

Pelos requisitos do seu modelo de negócios, nenhum CMS fará o que deseja.

Você pode até encontrar plugins e gambiarras diversas para CMSs mais populares, mas de longe terá algo eficiente.

Desculpe me espressei mal ao falar em CMS me referia a frameworks.

Alaerte Gabriel, ALex e Evandro Oliveira indicaram Zend,codenigter,YII e Symfony2, sugerem mais algum ?

Para iniciar com frameworks qual seria o melhor ?

Compartilhar este post

Link para o post

há dezenas de bons fw no mercado..

Use o CakePHP nesse seu projeto piloto.

Num próximo projeto use o ZendFW.

Vai alternando para aprender a usar cada um dos FWs mais populares e com o tempo vc entenderá as vantagens e desvantagens de cada um.

Dentre os FWs, aconselho a escolher o que possuir maior suporte, pois quando houver alguma dificuldade será menos trabalhoso encontrar soluções.

O CakePHP é o mais popular. Por isso indico-o a princípio.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.