jerfeson 1 Denunciar post Postado Abril 10, 2013 package trabalhos; import javax.swing.JOptionPane; public class exerc7 { public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub //entradas de dados int num[][] = new int [5][5]; String sNum; int sa=0; //soma diagonal //area de processamento for (int col = 0; col < num.length; col++){ for ( int lin=0; lin <num.length; lin++){ sNum = JOptionPane.showInputDialog("Digite o "+col+";"+lin+" numero"); num[col][lin] = Integer.parseInt(sNum); //soma diagonal if (col == lin); sa = sa + num[col][lin]; } } for (int col = 0; col < num.length; col++){ for ( int lin=0; lin <num.length; lin++){ System.out.println(""+num[col][lin]); } System.out.println(""); } System.out.println("A soma na diagonal é " +sa); } } S duvida é o segunte, eu não sei bem se está certo como eu fiz a ideia é fazer a soma na diagonal principal de dados recebidos do tecladoe preciso fazer tbm A soma dos elementos da diagonal secundária A soma dos elementos de todas as linhas ímpares A soma de todos os elementos de todas as linhas pares A soma de todos os elementos de todas as colunas ímpares A soma de todos os elementos de todas as colunas paresmas eu não faço a minima ideia de como seja, ei já quebrei muito a cabeça, mas só consegui fazer a soma na Diagonal, como ficaria ? eu sou novo em java, ainda estou aprendendo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Abril 11, 2013 Bem, seu problema é de lógica e não de Java. Poderia primeiramente te dar uma dica e depois, caso não consiga prosseguir, volte a perguntar. Pra se descobrir se um número é par ou ímpar você pode utilizar o operador módulo. O operador é uma divisão. Você deve saber que pra dividir dois números em java deve-se fazer por exemplo 10 / 2. Onde o resultado será 5. O valor 5 é na verdade o quociente da operação. Porém o operador de módulo, apesar de fazer a divisão de dois números, não pega o valor do quociente e sim o resto. No caso se você dividir dois números com o operador módulo: 10 % 2, o resultado será 0. Uma vez que na Matemática temos que todo número par é divisível por 2, podemos concluir que para todo N % 2 = 0, N é um número par. Caso não seja zero é um número ímpar. Agora é só pensar um pouco! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites