Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

suelystonn

Select em 3 tabelas, como fazer?

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Sou novo aqui, e gostaria que vocês me ajudassem em um probleminha que estou tendo.

É o seguinte, estou fazendo um sistema de cadastro, só que os usuários estão separados em 3 tabelas, então gostaria de saber como fazer um select nas 3 tabelas para verificar se o usuário já existe em alguma. As tabelas são:

ativo | pendente | treinamento
--------------------------------------------------------------------
Em cada uma dessas tabela existe o campo login, e o que quero fazer é um select no campo login nas 3 tabelas de uma vez só. Já procurei na net mas não encontro nenhum código que funcione para o meu caso
Não tenho muita experiencia em PHP, então fica difícil pra mim. O código que tenho faz o select em apenas uma tabela:
$pesquisar = mysql_query("SELECT * FROM pendente WHERE login = '$login'", $dbconnect); //conferimos se o login escolhido já não foi cadastrado
$contagem = mysql_num_rows($pesquisar); //traz o resultado da consulta acima

Lembrando que todos os campos das tabelas não são iguais. Só alguns...

Quem puder me ajudar... Agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, isso não é questão de PHP e sim SQL.

Segundo, use UNION para verificar nas 3 tabelas (apesar de achar que essa modelagem por si só tem problemas).

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, isso não é questão de PHP e sim SQL.

Segundo, use UNION para verificar nas 3 tabelas (apesar de achar que essa modelagem por si só tem problemas).

Mas pra usar UNION, os campos das tabelas devem ser iguais, e como ja falei existem campos que tem em uma tabela que nao tem em outra. Ou estou errado?

essa modelagem esta de fato estranha.

qual a necessidade de isso estar me outra tabela?

É que no sistema que estou criando, os membros cadastrados serão inseridos na tabela 'pendente' e após o cadastro ser liberado, eles iram fazer um treinamento (tabela treinamento), e após o treinamento eles estão ativos no sistema (tabela ativo). Entendeu?

Você tem alguma lógica melhor pra fazer esse tipo de coisa? Se tiver por favor me da uma ajuda?

Obrigado :D

Compartilhar este post

Link para o post

um campo na tabela de usuário resolve isso.

status ou algo parecido.

e também existe o LEFT JOIN

Acho que não da muito certo fazer apenas uma tabela e fazer tipo um filtro através de um campo, pois as 3 tabelas tem campos diferentes que não podem ser preenchidos na hora do cadastro. Por exemplo, na tabela 'treinamento' existe o campo 'blog' que só pode ser preenchido quando quando ele estiver na fase 3 do treinamento (existe o campo 'fasetrena' na tabela treinamento). Na tabela 'ativo' existe também o campo 'créditos' que só serve para os usuários que estão ativos no sistema (tabela 'ativo')

Resumindo ficaria uma bagunça só, pois varios campos não ficariam preenchidos e só poderiam ser preenchidos depois. Por isso que fiz a separação por tabela, para organizar melhor.

Uma forma de fazer oque eu quero é fazer três consultas:

$pesquisar = mysql_query("(SELECT * FROM pendente WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela pendente

$pesquisar2 = mysql_query("(SELECT * FROM ativo WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela ativo
$contagem2 = mysql_num_rows($pesquisar2); //traz o resultado da consulta acima

$pesquisar3 = mysql_query("(SELECT * FROM treinamento WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela treinamento
$contagem3 = mysql_num_rows($pesquisar3); //traz o resultado da consulta acima

if ( $contagem == 1 OR $contagem2 == 1 OR $contagem3 == 1) {
	$errors .= "Este login já está cadastrado! Tente outro!"; //se o login já existir, ele adiciona o erro
 	}

Mas dessa forma eu acho que ficaria muito lento, principalmente quando tiver muitos usuarios.

Compartilhar este post

Link para o post

Simples crie uma única tabela e coloque um campo status

0 = Pendente

1 = Ativo

2 = Treinamento

Se tem campos diferentes na hora do cadastro algo determina essa diferença, faça a condição por esse algo

Compartilhar este post

Link para o post

todas as colunas da sua tabela não precisam estar obrigatoriamente preenchidas.

crie os campos que precisar, e quando quiser pegar a informação de uma pessoa esta em treinamento o campo estará preenchido.

ainda não vi a necessidade de separar tudo sendo que é tudo a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pra usar UNION, os campos das tabelas devem ser iguais, e como ja falei existem campos que tem em uma tabela que nao tem em outra. Ou estou errado?

Sim, você está errado...

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre trabalho com esse campo, STATUS, tipo SET 1,2,3

Trabalhe com índice numérico, pois são mais rápidos de se processar do que STR.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo quando precisei utilizei o método abaixo:

SELECT tab1.*, tab2.*, tab3.* FROM tabela1 tab1, tabela2 tab2, tabela3 tab3 WHERE tab1.campo1 = '$suaconsulta' AND tab1.campo1 = tab2.campo1 AND tab2.campo1 = tab3.campo1

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo quando precisei utilizei o método abaixo:

SELECT tab1.*, tab2.*, tab3.* FROM tabela1 tab1, tabela2 tab2, tabela3 tab3 WHERE tab1.campo1 = '$suaconsulta' AND tab1.campo1 = tab2.campo1 AND tab2.campo1 = tab3.campo1

Espero ter ajudado!

Desculpa a ignorância, mas o código é pra ficar assim né:

$pesquisar = mysql_query("SELECT tab1.*, tab2.*, tab3.* FROM ativo tab1, pendente tab2, treinamento tab3 WHERE tab1.login = '$login' AND tab1.login = tab2.login AND tab2.login = tab3.login");
$contagem = mysql_num_rows($pesquisar);

if ( $contagem == 1 ) {
	$errors .= "Este login já está cadastrado! Tente outro! </br>"; //se o login já existir, ele adiciona o erro
 	}

Só que desse modo não ta funcionando! O lance de fazer apenas uma tabela e fazer o filtro não fica muito legal pois fica muito desorganizado. Então acho melhor separar os users pelas 3 tabelas mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua query está incorreta e não faz o menor sentido. o que você ta tentando fazer afinal ?

Estou iniciando agora é não sei basicamente nada de SQL.

Bem estou tentando fazer um sistema de cadastro, só que os usuários(login) serão separados por 3 tabelas (ativo, pendente,treinamento).

Em cada uma das 3 tabelas existe a coluna "login", então na hora do cadastro, quero fazer um select nas 3 tabelas para verificar se o 'login' que o usuario informar no formulário já existe em algumas das 3 tabelas.

Como já mostrei, posso fazer isso deste modo:

$pesquisar = mysql_query("(SELECT * FROM pendente WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela pendente

$pesquisar2 = mysql_query("(SELECT * FROM ativo WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela ativo
$contagem2 = mysql_num_rows($pesquisar2); //traz o resultado da consulta acima

$pesquisar3 = mysql_query("(SELECT * FROM treinamento WHERE login = '$login')"); //conferimos se o login está na tabela treinamento
$contagem3 = mysql_num_rows($pesquisar3); //traz o resultado da consulta acima

if ( $contagem == 1 OR $contagem2 == 1 OR $contagem3 == 1) {
	$errors .= "Este login já está cadastrado! Tente outro!"; //se o login já existir, ele adiciona o erro
 	}

Mas dessa forma fica muito lento, principalmente quando já tiver muitos usuarios(login) cadastrados, pois ta fazendo 3 consultas.

Então oque exatamente eu quero, é fazer apenas uma consulta nas 3 tabelas de uma vez só, pois ficaria mais rápido. Acho que não tem nada a ver com relacionamento de tabelas.

Se puder me ajudar, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
 O lance de fazer apenas uma tabela e fazer o filtro não fica muito legal pois fica muito desorganizado.

é a mais organizada, independente dos níveis isso é uma coisa só no final.

é desorganizado ter a mesma coisa em vários lugares diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

veja a dica do post #16.

Aprenda a criar seus campos com prefixo, para evitar uma dor de cabeça mais tarde, agora, por usar o nome dos campos iguais, será

preciso usar um ALIAS para mudar o nome dos campos na hora de exibir no script.

O correto seria você mudar a sua modelagem, mais em fim, vamos ver, não tenho como testar aqui, veja se funciona:

$foo = mysql_query("SELECT ativo.login,treinamento.login,pendente.login FROM ativo,treinamento,pendente WHERE ativo.login = '$login' OR treinamento.login='$login' OR pendente.login = '$login'")or die(mysql_error());

if(mysql_num_rows($foo) > 0)
{
 print 'Login existente'; ......
}

Leia: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-sql-pesquisa-em-multiplas-tabelas/17006

Compartilhar este post

Link para o post

veja a dica do post #16.

Aprenda a criar seus campos com prefixo, para evitar uma dor de cabeça mais tarde, agora, por usar o nome dos campos iguais, será

preciso usar um ALIAS para mudar o nome dos campos na hora de exibir no script.

O correto seria você mudar a sua modelagem, mais em fim, vamos ver, não tenho como testar aqui, veja se funciona:

$foo = mysql_query("SELECT ativo.login,treinamento.login,pendente.login FROM ativo,treinamento,pendente WHERE ativo.login = '$login' OR treinamento.login='$login' OR pendente.login = '$login'")or die(mysql_error());

if(mysql_num_rows($foo) > 0)
{
 print 'Login existente'; ......
}

Leia: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-sql-pesquisa-em-multiplas-tabelas/17006

Muito obrigado! Era exatamente isso que eu precisava!

Obrigado a todos que me ajudaram, aprendi mais um pouco.

E sobre a minha modelagem, vou tentar melhora-la. Mas é que estou apenas começando a programar então não tenho muita experiencia.

Abraçss

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.